Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
DOI: | 10.3395/reciis.v8i1.487 |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487 |
Resumo: | A marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade. |
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Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiroPropriedade Intelectual de Produtos e Processos FarmacêuticosIndústria FarmacêuticaA marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/48710.3395/reciis.v8i1.487Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 8 No. 1 (2014)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 8 Núm. 1 (2014)Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 8 No 1 (2014)Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 8 n. 1 (2014)1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/487/1137Peralta, Patrícia PereiraSilva, Elizabeth Ferreira daFierro, Iolanda MargheritaTeruya, Dirceu Yoshikazuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-21T16:59:21Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/487Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciisPRIhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2015-03-21T16:59:21RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro Peralta, Patrícia Pereira Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos Indústria Farmacêutica Peralta, Patrícia Pereira Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos Indústria Farmacêutica |
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Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 8 No. 1 (2014) Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 8 Núm. 1 (2014) Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 8 No 1 (2014) Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 8 n. 1 (2014) 1981-6278 reponame:RECIIS (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
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