Dilemas da visualidade jornalística das violências contra pessoas LGBTQ+ e contra mulheres heterossexuais no Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33805 |
Resumo: | Nos textos jornalísticos, chama a atenção a diferença entre as imagens de casos de violência contra a mulher e as contra pessoas LGBTQ+. Tratando-se das pessoas LGBTQ+, as imagens costumam ser brutais, com exposição de sangue e de corpos feridos por armas diversas. Já a cobertura de casos de violência contra a mulher é diametralmente oposta: as imagens tendem a ser pouco contundentes, muitas vezes mostrando paisagens de lugares onde ocorreram os crimes, em alguns momentos mostrando os rostos de agressores e vítimas e nunca cenas de sangue ou corpos com marcas de agressão. Neste artigo, tomamos a instabilidade textual como ponto de partida para refletirmos sobre o contraste entre os modos de tratamento jornalístico no Brasil conferidos a essas duas violências e o que impacta no entendimento acerca das relações que conformam a visualidade e a cultura visual. |
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Leal, Bruno SouzaMendonça, Carlos Camargos2019-07-03T16:56:14Z2019-07-03T16:56:14Z2019SOUZA LEAL, Bruno; CAMARGOS MENDONÇA, Carlos. Dilemas da visualidade jornalística das violências contra pessoas LGBTQ+ e contra mulheres heterossexuais no Brasil. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. :261-272, abr./jun. 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3380510.29397/reciis.v13i2.17071981-6278Nos textos jornalísticos, chama a atenção a diferença entre as imagens de casos de violência contra a mulher e as contra pessoas LGBTQ+. Tratando-se das pessoas LGBTQ+, as imagens costumam ser brutais, com exposição de sangue e de corpos feridos por armas diversas. Já a cobertura de casos de violência contra a mulher é diametralmente oposta: as imagens tendem a ser pouco contundentes, muitas vezes mostrando paisagens de lugares onde ocorreram os crimes, em alguns momentos mostrando os rostos de agressores e vítimas e nunca cenas de sangue ou corpos com marcas de agressão. Neste artigo, tomamos a instabilidade textual como ponto de partida para refletirmos sobre o contraste entre os modos de tratamento jornalístico no Brasil conferidos a essas duas violências e o que impacta no entendimento acerca das relações que conformam a visualidade e a cultura visual.In Brazilian journalistic texts, the difference between the images of cases of violence against cis and heterosexual women and those against LGBTQ+ people are astonishing. In the case of LGBTQ+ people, the images are usually brutal, with exposure of blood and bodies injured by various weapons. The coverage of cases of violence against cis and heterosexual women is the opposite: the images tend to be inconclusive, often showing landscapes of places where crimes occurred, sometimes showing the faces of perpetrators and victims and never scenes of blood or bodies with marks of aggression. In this article, we take the textual instability as a starting point to reflect on the contrast between the ways of journalistic treatment in Brazil conferred to these two violences and what impacts on the understanding about the relations that conform the visuality and the visual culture.En los textos periodísticos, llama la atención la diferencia entre las imágenes de casos de violencia contra la mujer cis heterosexual y las contra personas LGBTQ+. Tratándose de las personas LGBTQ+, las imágenes suelen ser brutales, con exposición de sangre y de cuerpos heridos por armas diversas. La cobertura de casos de violencia contra la mujer cis heterosexual es diametralmente opuesta: las imágenes tienden a ser poco contundentes, muchas veces mostrando paisajes de lugares donde ocurrieron los crímenes, en algunos momentos mostrando los rostros de agresores y víctimas y nunca escenas de sangre o cuerpos con marcas de agresión. En este artículo tomamos la inestabilidad textual como punto de partida para reflexionar sobre el contraste entre los modos de tratamiento periodístico en Brasil conferidos a esas dos violencias y lo que impacta en el entendimiento acerca de las relaciones que conforman la visualidad y la cultura visual.Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, MG, Brasil.Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, MG, Brasil.porViolênciaLGBTQ+MulheresCultura visualJornalismoMinorias sexuais e de gêneroGêneroViolenceLGBTQ+WomenVisual cultureJournalismSexual and gender minoritiesGenderViolenciaLGBTQ+MujeresCultura visualPeriodismoMinorías sexuales y de géneroGéneroDilemas da visualidade jornalística das violências contra pessoas LGBTQ+ e contra mulheres heterossexuais no BrasilDilemmas of journalistic visibility of violence against LGBTQ+ people and against heterosexual women in BrazilDilemas de la visualidad periodística de las violencias contra personas LGBTQ+ y contra mujeres heterosexuales en Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33805/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL5.pdfapplication/pdf798263https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33805/2/5.pdf864bae6a90c9ba113fd093d1f1bc463dMD52TEXT5.pdf.txt5.pdf.txtExtracted texttext/plain43864https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33805/3/5.pdf.txt2ab0bafe79097874324b094ace4e4c26MD53icict/338052019-07-10 21:07:43.506oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-07-11T00:07:43Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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