Revisão Sistemática: intervenções experimentais para avaliar e promover a autoestima da população LGBTQ+
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-10092024-130318/ |
Resumo: | O conceito de autoestima na literatura acadêmica se constituiu com forte influência da psicometria, visto que no histórico de utilização do termo os principais autores da área se dedicaram a criação de instrumentos de mensuração da autoestima. Nos estudos experimentais, há três principais correntes de pesquisa: como é avaliado o escore de autoestima de um grupo ou população, o que impacta positivamente no desenvolvimento e no aumento da autoestima e, por fim, o que impacta negativamente e se relaciona com a baixa autoestima. Considerando a linha de desenvolvimento da área, a presente pesquisa se caracteriza como uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de avaliar intervenções que tenham por objetivo a mensuração e aumento da autoestima de um grupo específico, a população LGBTQ. A necessidade e relevância do estudo se encontra na observação de que a comunidade LGBTQ enfrenta desafios diários devidos à marginalização de sua existência e está sujeita a inúmeras violências estruturais, além de encontrar um cenário de vida em que seu valor é estabelecido a partir de uma série de condições, que resultam em um apagamento da pessoa LGBTQ. Para tanto, foram consultadas quatro bases de dados: APA, Pubmed, Scopus, Web of Science. Utilizando as strings de busca: Psychology, LGBTQ e Self-esteem, foram encontrados 105 artigos que passaram por uma triagem com três avaliadoras resultando em 4 artigos experimentais que apresentaram intervenções com o intuito de avaliar e impactar positivamente a autoestima de pessoas LGBTQ. Os quatro estudos encontrados apresentaram delineamento experimental em grupo, com pré-teste e pós-teste e participantes com idade média de 16 anos, autodenominados LGBTQ. De forma geral, todas as intervenções foram constituídas de atividades com objetivo de celebração da cultura LGBTQ, criação de um ambiente afirmativo e ensino de estratégias de coping, além de informar sobre direitos dessa população. Dos quatro artigos, três apresentaram aumento significativo na autoestima medida através da Escala de Autoestima de Rosenberg. Enquanto resultados qualitativos dessa Revisão Sistemática, os artigos abordaram quatro fatores que impactam a autoestima dos jovens LGBTQ, sendo estes: estar em um ambiente que valida a identidade LGBTQ, construção de comunidade e conexão social, e repertório de estratégias de coping, como fatores que impactam positivamente a autoestima; e o estresse de minorias caracterizado pela vivência de estigmatização e marginalização, como o principal componente que afeta negativamente a autoestima. De forma geral, através da presente revisão sistemática pode-se compreender que a atuação do psicólogo junto à comunidade LGBTQ deve ser pautada na compreensão da vivência particular de estigma encontrado nessa população e deve ser capaz de refletir criticamente a sua atuação a fim de criar um espaço afirmativo de validação, incentivar a conexão com a comunidade e a rede de apoio, bem como auxiliar no enfrentamento e estratégias de coping como fator de proteção importante contra os estressores vividos. |
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Revisão Sistemática: intervenções experimentais para avaliar e promover a autoestima da população LGBTQ+Systematic Review: Experimental Interventions to Assess and Promote the Self-Esteem of the LGBTQ+ PopulationAutoestimaBem-estar psicológicoLGBTQLGBTQMinorias Sexuais e de GêneroPsychological Well-BeingSelf EsteemSexual and Gender MinoritiesO conceito de autoestima na literatura acadêmica se constituiu com forte influência da psicometria, visto que no histórico de utilização do termo os principais autores da área se dedicaram a criação de instrumentos de mensuração da autoestima. Nos estudos experimentais, há três principais correntes de pesquisa: como é avaliado o escore de autoestima de um grupo ou população, o que impacta positivamente no desenvolvimento e no aumento da autoestima e, por fim, o que impacta negativamente e se relaciona com a baixa autoestima. Considerando a linha de desenvolvimento da área, a presente pesquisa se caracteriza como uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de avaliar intervenções que tenham por objetivo a mensuração e aumento da autoestima de um grupo específico, a população LGBTQ. A necessidade e relevância do estudo se encontra na observação de que a comunidade LGBTQ enfrenta desafios diários devidos à marginalização de sua existência e está sujeita a inúmeras violências estruturais, além de encontrar um cenário de vida em que seu valor é estabelecido a partir de uma série de condições, que resultam em um apagamento da pessoa LGBTQ. Para tanto, foram consultadas quatro bases de dados: APA, Pubmed, Scopus, Web of Science. Utilizando as strings de busca: Psychology, LGBTQ e Self-esteem, foram encontrados 105 artigos que passaram por uma triagem com três avaliadoras resultando em 4 artigos experimentais que apresentaram intervenções com o intuito de avaliar e impactar positivamente a autoestima de pessoas LGBTQ. Os quatro estudos encontrados apresentaram delineamento experimental em grupo, com pré-teste e pós-teste e participantes com idade média de 16 anos, autodenominados LGBTQ. De forma geral, todas as intervenções foram constituídas de atividades com objetivo de celebração da cultura LGBTQ, criação de um ambiente afirmativo e ensino de estratégias de coping, além de informar sobre direitos dessa população. Dos quatro artigos, três apresentaram aumento significativo na autoestima medida através da Escala de Autoestima de Rosenberg. Enquanto resultados qualitativos dessa Revisão Sistemática, os artigos abordaram quatro fatores que impactam a autoestima dos jovens LGBTQ, sendo estes: estar em um ambiente que valida a identidade LGBTQ, construção de comunidade e conexão social, e repertório de estratégias de coping, como fatores que impactam positivamente a autoestima; e o estresse de minorias caracterizado pela vivência de estigmatização e marginalização, como o principal componente que afeta negativamente a autoestima. De forma geral, através da presente revisão sistemática pode-se compreender que a atuação do psicólogo junto à comunidade LGBTQ deve ser pautada na compreensão da vivência particular de estigma encontrado nessa população e deve ser capaz de refletir criticamente a sua atuação a fim de criar um espaço afirmativo de validação, incentivar a conexão com a comunidade e a rede de apoio, bem como auxiliar no enfrentamento e estratégias de coping como fator de proteção importante contra os estressores vividos.The concept of self-esteem, in academic literature, was strongly influenced by psychometrics, given that in the historical usage of the term, the main authors in the field dedicated themselves to creating instruments for measuring self-esteem. In experimental studies, there are three main research currents: how the self-esteem score of a group or population is assessed, what positively impacts the development and increase of self-esteem, and finally, what negatively impacts and relates to low self-esteem. Considering the area\'s developmental line, the present research is characterized as a systematic literature review, aiming to evaluate interventions aimed at measuring and increasing the self-esteem of a specific group, the LGBTQ population. The necessity and relevance of the study lie in the observation that the LGBTQ community faces daily challenges due to the marginalization of their existence and is subject to numerous structural violences, besides encountering a life scenario where their worth is established with a series of conditions, resulting in the erasure of LGBTQ individuals. To this end, four databases were consulted: APA, PubMed, Scopus, and Web of Science. Using the search strings: Psychology, LGBTQ, and Self-esteem, 105 articles were found, which underwent screening by three evaluators resulting in 4 experimental articles that presented interventions with the aim of evaluating and positively impacting the self-esteem of LGBTQ individuals. The four studies found presented group experimental design, with pre-test and post-test, and participants with an average age of 16 years, self-identified as LGBTQ. In general, all interventions consisted of activities aimed at celebrating LGBTQ culture, creating an affirmative environment, teaching coping strategies, and informing about rights. Of the four articles, three showed a significant increase in self-esteem measured through the Rosenberg Self-Esteem Scale. As qualitative results of this Systematic Review, the articles addressed four factors that impact the self-esteem of LGBTQ youth, namely: being in an environment that validates LGBTQ identity, building community and social connection, and a repertoire of coping strategies, as factors that positively impact self-esteem; and minority stress characterized by experiences of stigmatization and marginalization, as the main component that negatively affects self-esteem. In general, through this systematic review, it can be understood that the psychologist\'s work with the LGBTQ community should be based on an understanding of the particular experience of stigma encountered in this population and should be able to critically reflect on their actions in order to create an affirmative space of validation, encourage connection with the community and support network, as well as assist in coping and coping strategies as an important protective factor against experienced stressors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPClemente, Claudia Kami Bastos OshiroSilva, Mirella Cassia da2024-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-10092024-130318/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-10T20:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-10092024-130318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-10T20:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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