Desafios contemporâneos da formação dos profissionais de enfermagem para a atuação profissional em promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudio Roseno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34380
Resumo: Diante dos desafios contemporâneos das Ciências da Saúde, a questão da formação dos profissionais da Enfermagem foi abordada nesta pesquisa. Optamos pela abordagem qualitativa, com a busca de informações através de levantamentos de documentações oficiais. Desenvolvemos um estudo acerca das matrizes curriculares, a fim de analisar os conteúdos e as condições para a atuação do profissional de Enfermagem como integrante de uma equipe multidisciplinar do Sistema Único de Saúde (SUS), nos níveis de atenção básica, média e alta complexidade, bem como a conformidade dessa formação em relação às premissas do Humaniza-SUS. A Reprodução Humana Assistida (RHA) representou, nesta pesquisa, um campo de atuação contemporâneo para a Enfermagem, que está relacionado à infertilidade, aceita atualmente como problema de saúde pública que aflige milhões de casais inférteis no Brasil \2013 como no mundo, segundo a OMS. A análise das matrizes curriculares dos cursos de Enfermagem, oferecidos por quatro instituições de ensino superior (duas públicas e duas privadas), indicou a existência de lacunas no que se refere a conteúdos disciplinares afeitos a questões que perpassam a vivência cotidiana o que implica, por exemplo, em desconhecimento da RHA como área de atuação da Enfermagem Embora possa existir uma relação de cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação no que concerne à formação de recursos humanos para área da Saúde, foi possível evidenciar uma dissociação entre essas instâncias, que pode comprometer a transposição da filosofia expressa nas leis, portarias e resoluções oficiais que embasam os currículos implicados na prática profissional. Tendo em vista a importância do papel da Enfermagem no acompanhamento do processo terapêutico, esperamos contribuir para a possibilidade de transformação na formação destes profissionais - na perspectiva de que as instituições de ensino superior possam incorporar novos conteúdos curriculares conectados com os novos campos de atuação que se abrem para a Enfermagem no mundo contemporâneo: caso da Reprodução Humana Assistida.
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Desenvolvemos um estudo acerca das matrizes curriculares, a fim de analisar os conteúdos e as condições para a atuação do profissional de Enfermagem como integrante de uma equipe multidisciplinar do Sistema Único de Saúde (SUS), nos níveis de atenção básica, média e alta complexidade, bem como a conformidade dessa formação em relação às premissas do Humaniza-SUS. A Reprodução Humana Assistida (RHA) representou, nesta pesquisa, um campo de atuação contemporâneo para a Enfermagem, que está relacionado à infertilidade, aceita atualmente como problema de saúde pública que aflige milhões de casais inférteis no Brasil \2013 como no mundo, segundo a OMS. A análise das matrizes curriculares dos cursos de Enfermagem, oferecidos por quatro instituições de ensino superior (duas públicas e duas privadas), indicou a existência de lacunas no que se refere a conteúdos disciplinares afeitos a questões que perpassam a vivência cotidiana o que implica, por exemplo, em desconhecimento da RHA como área de atuação da Enfermagem Embora possa existir uma relação de cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação no que concerne à formação de recursos humanos para área da Saúde, foi possível evidenciar uma dissociação entre essas instâncias, que pode comprometer a transposição da filosofia expressa nas leis, portarias e resoluções oficiais que embasam os currículos implicados na prática profissional. Tendo em vista a importância do papel da Enfermagem no acompanhamento do processo terapêutico, esperamos contribuir para a possibilidade de transformação na formação destes profissionais - na perspectiva de que as instituições de ensino superior possam incorporar novos conteúdos curriculares conectados com os novos campos de atuação que se abrem para a Enfermagem no mundo contemporâneo: caso da Reprodução Humana Assistida.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCapacitação profissionalEnfermagemDesempenho ProfissionalPromoção da SaúdeReprodução Humana AssistidaPromoção da SaúdeEducação em EnfermagemSaúde PúblicaDesafios contemporâneos da formação dos profissionais de enfermagem para a atuação profissional em promoção da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018Pós-Graduação em Ensino em Biociências e SaúdeFundação Oswaldo Cruz. 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