O VERSUS-PE como estratégia de educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Carlos Nobre e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29159
Resumo: A educação permanente em saúde é uma política e um processo de ensino-aprendizagem capaz de intervir na formação das graduações em saúde. Tendo em vista que as formações dos futuros profissionais de saúde, majoritariamente não dialogam com a realidade, não buscam a superação dos problemas e nem introduzem os princípios e diretrizes do SUS em seus processos pedagógicos, o VERSUS surge com uma possibilidade de mudança neste paradigma. Sabendo que essa mudança, oferece um novo pensar na pratica profissional, interferindo no modelo de atenção e conseqüentemente na integralidade da atenção ao usuário de saúde. Desde o relançamento do projeto em 2011, o estado de Pernambuco realizou quatro edições do projeto, com a participação de 284 viventes e 1749 inscritos. A partir de pesquisas em literaturas e no acervo pessoal do autor, este estudo de caso, discute as principais características do VERSUS, enquanto espaço de Educação Permanente, descreve as edições do projeto no estado e discute os princípios do quadrilátero da formação em saúde no VERSUS-PE
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Sabendo que essa mudança, oferece um novo pensar na pratica profissional, interferindo no modelo de atenção e conseqüentemente na integralidade da atenção ao usuário de saúde. Desde o relançamento do projeto em 2011, o estado de Pernambuco realizou quatro edições do projeto, com a participação de 284 viventes e 1749 inscritos. A partir de pesquisas em literaturas e no acervo pessoal do autor, este estudo de caso, discute as principais características do VERSUS, enquanto espaço de Educação Permanente, descreve as edições do projeto no estado e discute os princípios do quadrilátero da formação em saúde no VERSUS-PEFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. 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