Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT http://hdl.handle.net/1843/63315 |
Resumo: | This qualitative research, based on the discourse of the collective subject, analyzes distance education as an active methodology in the continuing education of a nursing team at a university hospital in Minas Gerais. Data were collected by means of a questionnaire and a focus group, and organized according to three central ideas that emerged in the meetings. Research participants see distance education as an active teaching methodology that enables interventions at work, provided that there is necessary infrastructure for developing the work process and implementing training in the work environment. The analysis also emphasizes the importance of nursing workers being an active subject in their teaching-learning process, using continuing health education to provide integral, ethical, and safe care to the Unified Health System users. |
id |
UFMG_4048b074c8f47fc65ed624c48fa71677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/63315 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioéticaEducação continuadaCapacitação profissionalEnfermagemEducação à DistânciaSistema Único de SaúdeEducação ContinuadaEducação à DistânciaEnfermagemSistema Único de SaúdeCapacitação profissionalThis qualitative research, based on the discourse of the collective subject, analyzes distance education as an active methodology in the continuing education of a nursing team at a university hospital in Minas Gerais. Data were collected by means of a questionnaire and a focus group, and organized according to three central ideas that emerged in the meetings. Research participants see distance education as an active teaching methodology that enables interventions at work, provided that there is necessary infrastructure for developing the work process and implementing training in the work environment. The analysis also emphasizes the importance of nursing workers being an active subject in their teaching-learning process, using continuing health education to provide integral, ethical, and safe care to the Unified Health System users.Mediante pesquisa qualitativa com a técnica do discurso do sujeito coletivo, este estudo analisa a educação à distância como metodologia ativa na educação permanente de equipe de enfermagem de hospital universitário de Minas Gerais. Coletados por meio de questionário e de grupo focal, os dados foram organizados conforme três ideias centrais que emergiram nas reuniões. Para os participantes da pesquisa, a modalidade à distância pode ser considerada uma metodologia ativa de ensino que possibilita intervenções no trabalho, desde que haja infraestrutura necessária para o desenvolvimento do processo de trabalho e realização das capacitações no ambiente laboral. Para concluir, ressalta-se a importância do trabalhador da enfermagem ser sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem, utilizando a educação permanente em saúde para prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma integral, ética e segura.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADAUFMG2024-01-24T23:11:28Z2024-01-24T23:11:28Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT19838042http://hdl.handle.net/1843/63315porRevista BioéticaMarcia Santos PereiraCarla Aparecida SpagnolSolange Cervinho Bicalho GodoySoleane Franciele da SilvaJéssica Gabrielle Rossi SilvaEliane Marina Palhares Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-25T16:13:26Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/63315Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-25T16:13:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
title |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
spellingShingle |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética Marcia Santos Pereira Educação continuada Capacitação profissional Enfermagem Educação à Distância Sistema Único de Saúde Educação Continuada Educação à Distância Enfermagem Sistema Único de Saúde Capacitação profissional |
title_short |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
title_full |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
title_fullStr |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
title_full_unstemmed |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
title_sort |
Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética |
author |
Marcia Santos Pereira |
author_facet |
Marcia Santos Pereira Carla Aparecida Spagnol Solange Cervinho Bicalho Godoy Soleane Franciele da Silva Jéssica Gabrielle Rossi Silva Eliane Marina Palhares Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Carla Aparecida Spagnol Solange Cervinho Bicalho Godoy Soleane Franciele da Silva Jéssica Gabrielle Rossi Silva Eliane Marina Palhares Guimarães |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcia Santos Pereira Carla Aparecida Spagnol Solange Cervinho Bicalho Godoy Soleane Franciele da Silva Jéssica Gabrielle Rossi Silva Eliane Marina Palhares Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Capacitação profissional Enfermagem Educação à Distância Sistema Único de Saúde Educação Continuada Educação à Distância Enfermagem Sistema Único de Saúde Capacitação profissional |
topic |
Educação continuada Capacitação profissional Enfermagem Educação à Distância Sistema Único de Saúde Educação Continuada Educação à Distância Enfermagem Sistema Único de Saúde Capacitação profissional |
description |
This qualitative research, based on the discourse of the collective subject, analyzes distance education as an active methodology in the continuing education of a nursing team at a university hospital in Minas Gerais. Data were collected by means of a questionnaire and a focus group, and organized according to three central ideas that emerged in the meetings. Research participants see distance education as an active teaching methodology that enables interventions at work, provided that there is necessary infrastructure for developing the work process and implementing training in the work environment. The analysis also emphasizes the importance of nursing workers being an active subject in their teaching-learning process, using continuing health education to provide integral, ethical, and safe care to the Unified Health System users. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-01-24T23:11:28Z 2024-01-24T23:11:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT 19838042 http://hdl.handle.net/1843/63315 |
url |
https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT http://hdl.handle.net/1843/63315 |
identifier_str_mv |
19838042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Bioética |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248160032555008 |