O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafael Arouca Hõfke
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2583
Resumo: A presente tese, composta por quatro artigos científicos, compreende um estudo de caso etnográfico realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar, no contexto definido e localizado de uma escola de Odontologia, características do habitus profissional expressadas em seu currículo e descrever práticas escolares adotadas para comunicação e preservação destas. Seu construto teórico sintetiza-se em três ideias-chave: (1ª) o entendimento de que a educação escolar cumpre função de socialização das novas gerações por meio da seleção e transmissão institucionalizada de determinada parcela da cultura de uma sociedade; (2ª) a concepção de currículo como expressão de lutas simbólicas presentes e passadas definidoras do habitus a ser incorporado por cada agente conforme a posição que ocupa no espaço social; e (3ª) a visão de escola como espaço de interações socioculturais e políticas, cuja análise requer a apreensão das dinâmicas sociais em seu contexto. A pesquisa empírica foi desenvolvida tendo a observação participante como principal técnica de investigação, respeitados cuidados referentes à validação dos achados e das interpretações. A análise dos dados decorrentes da pesquisa empírica permitiu descrever a história da escola, sua estrutura político-administrativa, os agentes que conformam seu espaço social, o espaço físico da escola, os usos do tempo escolar, o modelo curricular e os critérios que norteiam a seleção e a organização do conhecimento, bem como as rotinas escolares em que se encerram os modos vigentes de transmissão de conteúdos da cultura profissional. A partir desta descrição foi possível sintetizar os elementos da cultura da escola que exercem influência sobre seu currículo e sobre as práticas escolares ali vigentes, evidenciando as bases sociais que os definem e, também, os mecanismos de conservação cultural que nela operam a perpetuação de determinado habitus nas novas gerações de cirurgiões-dentistas.
id CRUZ_aa0747e9767b833d331457d4e2d14c2c
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2583
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Costa, Rafael Arouca HõfkeFernandes Neto, Alfredo JúlioPereira, Henrique da CruzMoreira, Carlos Otávio FiúzaRego, Sergio Tavares de AlmeidaMachado, Maria HelenaMachado, Maria Helena2011-05-04T12:42:05Z2011-05-04T12:42:05Z2009COSTA, Rafael Arouca Hõfke. O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2583A presente tese, composta por quatro artigos científicos, compreende um estudo de caso etnográfico realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar, no contexto definido e localizado de uma escola de Odontologia, características do habitus profissional expressadas em seu currículo e descrever práticas escolares adotadas para comunicação e preservação destas. Seu construto teórico sintetiza-se em três ideias-chave: (1ª) o entendimento de que a educação escolar cumpre função de socialização das novas gerações por meio da seleção e transmissão institucionalizada de determinada parcela da cultura de uma sociedade; (2ª) a concepção de currículo como expressão de lutas simbólicas presentes e passadas definidoras do habitus a ser incorporado por cada agente conforme a posição que ocupa no espaço social; e (3ª) a visão de escola como espaço de interações socioculturais e políticas, cuja análise requer a apreensão das dinâmicas sociais em seu contexto. A pesquisa empírica foi desenvolvida tendo a observação participante como principal técnica de investigação, respeitados cuidados referentes à validação dos achados e das interpretações. A análise dos dados decorrentes da pesquisa empírica permitiu descrever a história da escola, sua estrutura político-administrativa, os agentes que conformam seu espaço social, o espaço físico da escola, os usos do tempo escolar, o modelo curricular e os critérios que norteiam a seleção e a organização do conhecimento, bem como as rotinas escolares em que se encerram os modos vigentes de transmissão de conteúdos da cultura profissional. A partir desta descrição foi possível sintetizar os elementos da cultura da escola que exercem influência sobre seu currículo e sobre as práticas escolares ali vigentes, evidenciando as bases sociais que os definem e, também, os mecanismos de conservação cultural que nela operam a perpetuação de determinado habitus nas novas gerações de cirurgiões-dentistas.The present thesis consists on an ethnographic case study performed at the Dental School of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The research aimed to identify, at the specific and localized context of a dental school, characteristics of the professional habitus expressed on its curriculum and to describe scholar practices used to communicate and perpetuate them. Three main ideas synthesize the theory that supports the study: (1st) the idea that scholar education carry out the function of socializing new generations through the selection and the institutionalized transmission of certain part of a society’s culture; (2nd) the conception of curriculum as the expression of present and past symbolical fights which define the habitus to be incorporated by each social agent according to its position on the social space; and (3rd) the view of school as a space of socio-cultural and political interactions that shall be analyzed through the observation of the social dynamics on their own context. Empirical investigation had on the participant observation its main technique. The analysis of the data obtained during field research allowed us to describe the history of the school, its political an administrative structure, the agents that compose the school’s social space, the school’s architecture, the uses of time at the school, the curricular model that rules the selection and the organization of knowledge and the scholar routines applied for transmitting the selected contents of the professional culture. Through this description it became possible to synthesize elements of the school’s culture that influence its curriculum and practices, to identify the social structure that defines them and, also, the cultural conservation mechanisms that operate the perpetuation of certain professional habitus on the new generations of dentists.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCurrículoCulturaEducação em OdontologiaAntropologia CulturalCurriculumCultureEducation, DentalCultural AnthropologyCurrículoEducação em OdontologiaCulturaAntropologia CulturalEstudantes de OdontologiaO que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologiaWhat is taught to future dentists? An ethnographic case study of curriculum and school practices in dentistryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Rio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_Höfke.pdfENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_Höfke.pdfapplication/pdf4170503https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2583/1/ENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_H%c3%b6fke.pdf8bc59a9d455714cbfdde1607d3748238MD51TEXTENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_Höfke.pdf.txtENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_Höfke.pdf.txtExtracted texttext/plain367128https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2583/4/ENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_H%c3%b6fke.pdf.txt4ff01f1ed7052eaf6cb23ef7ca826f63MD54THUMBNAILENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_Höfke.pdf.jpgENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_Höfke.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2583/3/ENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_H%c3%b6fke.pdf.jpgaac1a9cd67b0afb6398ca5f3bb231617MD53icict/25832023-01-19 14:26:05.23oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2583Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-19T17:26:05Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv What is taught to future dentists? An ethnographic case study of curriculum and school practices in dentistry
title O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
spellingShingle O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
Costa, Rafael Arouca Hõfke
Currículo
Cultura
Educação em Odontologia
Antropologia Cultural
Curriculum
Culture
Education, Dental
Cultural Anthropology
Currículo
Educação em Odontologia
Cultura
Antropologia Cultural
Estudantes de Odontologia
title_short O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
title_full O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
title_fullStr O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
title_full_unstemmed O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
title_sort O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia
author Costa, Rafael Arouca Hõfke
author_facet Costa, Rafael Arouca Hõfke
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Fernandes Neto, Alfredo Júlio
Pereira, Henrique da Cruz
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Rego, Sergio Tavares de Almeida
Machado, Maria Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rafael Arouca Hõfke
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Helena
contributor_str_mv Machado, Maria Helena
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículo
Cultura
Educação em Odontologia
Antropologia Cultural
topic Currículo
Cultura
Educação em Odontologia
Antropologia Cultural
Curriculum
Culture
Education, Dental
Cultural Anthropology
Currículo
Educação em Odontologia
Cultura
Antropologia Cultural
Estudantes de Odontologia
dc.subject.en.none.fl_str_mv Curriculum
Culture
Education, Dental
Cultural Anthropology
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Currículo
Educação em Odontologia
Cultura
Antropologia Cultural
Estudantes de Odontologia
description A presente tese, composta por quatro artigos científicos, compreende um estudo de caso etnográfico realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar, no contexto definido e localizado de uma escola de Odontologia, características do habitus profissional expressadas em seu currículo e descrever práticas escolares adotadas para comunicação e preservação destas. Seu construto teórico sintetiza-se em três ideias-chave: (1ª) o entendimento de que a educação escolar cumpre função de socialização das novas gerações por meio da seleção e transmissão institucionalizada de determinada parcela da cultura de uma sociedade; (2ª) a concepção de currículo como expressão de lutas simbólicas presentes e passadas definidoras do habitus a ser incorporado por cada agente conforme a posição que ocupa no espaço social; e (3ª) a visão de escola como espaço de interações socioculturais e políticas, cuja análise requer a apreensão das dinâmicas sociais em seu contexto. A pesquisa empírica foi desenvolvida tendo a observação participante como principal técnica de investigação, respeitados cuidados referentes à validação dos achados e das interpretações. A análise dos dados decorrentes da pesquisa empírica permitiu descrever a história da escola, sua estrutura político-administrativa, os agentes que conformam seu espaço social, o espaço físico da escola, os usos do tempo escolar, o modelo curricular e os critérios que norteiam a seleção e a organização do conhecimento, bem como as rotinas escolares em que se encerram os modos vigentes de transmissão de conteúdos da cultura profissional. A partir desta descrição foi possível sintetizar os elementos da cultura da escola que exercem influência sobre seu currículo e sobre as práticas escolares ali vigentes, evidenciando as bases sociais que os definem e, também, os mecanismos de conservação cultural que nela operam a perpetuação de determinado habitus nas novas gerações de cirurgiões-dentistas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:42:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Rafael Arouca Hõfke. O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2583
identifier_str_mv COSTA, Rafael Arouca Hõfke. O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em odontologia. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2583/1/ENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_H%c3%b6fke.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2583/4/ENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_H%c3%b6fke.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2583/3/ENSP_Tese_Costa_Rafael_Arouca_H%c3%b6fke.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bc59a9d455714cbfdde1607d3748238
4ff01f1ed7052eaf6cb23ef7ca826f63
aac1a9cd67b0afb6398ca5f3bb231617
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009058644361216