Auto avaliação institucional de uma ETSUS: refletindo e ressignificando as práticas político-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Janaina Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19414
Resumo: O presente trabalho de mestrado objetivou correlacionar os temas autoavaliação institucional e gestão participativa, vinculados aos aspectos político e pedagógico do projeto institucional de uma Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (ETSUS), sendo a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal) a referência para a realização do estudo. Realizou-se pesquisa exploratória de abordagem prioritariamente qualitativa e metodologia de estudo de caso, por meio de etapas que contemplaram a técnica da triangulação de dados, permitindo a análise do objeto sob várias dimensões - fontes, informantes e referenciais teóricos. A fundamentação teórica da pesquisa se deu em torno de cinco eixos: a) ETSUS - concepções e práticas na formação de trabalhadores do SUS e para o SUS; b) a gestão escolar em uma perspectiva democrática e interligada à discussão do Projeto Político-Pedagógico; c) o cenário político da educação profissional em saúde e os seus reflexos na prática avaliativa; d) avaliação institucional, com recorte no componente autoavaliação ou avaliação interna; e) o papel da avaliação nos processos de gestão político-pedagógica das ETSUS, o contexto da Etsal e a necessidade de construção de estratégias que subsidiem a análise da gestão pedagógica da instituição. A partir de suas especificidades e de subsídios teóricos interrelacionando educação, avaliação e gestão escolar em confronto com os dados obtidos na pesquisa, entende-se ser possível uma proposta de autoavaliação interna e participativa na Etsal, construída a partir de um trabalho coletivo envolvendo as representações de todos os seguimentos da Escola, ressaltando-se a condição de contar com um quadro efetivo de profissionais, o que reforça a possibilidade de estar continuamente avaliando a sua forma de atuação. A pesquisa viabilizou um espaço interacional em que os participantes da pesquisa - incluindo quem pesquisou - puderam refletir sobre a temática em questão, proporcionando, assim, a construção de novas significações, que permitirão, posteriormente, impulsionar propostas de mudanças no meio pesquisado, incluindo a instituição de novos espaços de diálogo e estudo para planejamento e gestão compartilhada da Escola.
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spelling Duarte, Janaina AndradeSantos, Marco Antonio CarvalhoAmado, Luiz Antônio SaléhReis, José Roberto FrancoReis, José Roberto Franco2017-06-19T18:43:36Z2017-06-19T18:43:36Z2016DUARTE, Janaína Andrade. Autoavaliação institucional de uma ETSUS: refletindo e ressignificando as práticas político-pedagógicas. 2016, 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2016.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19414O presente trabalho de mestrado objetivou correlacionar os temas autoavaliação institucional e gestão participativa, vinculados aos aspectos político e pedagógico do projeto institucional de uma Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (ETSUS), sendo a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal) a referência para a realização do estudo. Realizou-se pesquisa exploratória de abordagem prioritariamente qualitativa e metodologia de estudo de caso, por meio de etapas que contemplaram a técnica da triangulação de dados, permitindo a análise do objeto sob várias dimensões - fontes, informantes e referenciais teóricos. A fundamentação teórica da pesquisa se deu em torno de cinco eixos: a) ETSUS - concepções e práticas na formação de trabalhadores do SUS e para o SUS; b) a gestão escolar em uma perspectiva democrática e interligada à discussão do Projeto Político-Pedagógico; c) o cenário político da educação profissional em saúde e os seus reflexos na prática avaliativa; d) avaliação institucional, com recorte no componente autoavaliação ou avaliação interna; e) o papel da avaliação nos processos de gestão político-pedagógica das ETSUS, o contexto da Etsal e a necessidade de construção de estratégias que subsidiem a análise da gestão pedagógica da instituição. A partir de suas especificidades e de subsídios teóricos interrelacionando educação, avaliação e gestão escolar em confronto com os dados obtidos na pesquisa, entende-se ser possível uma proposta de autoavaliação interna e participativa na Etsal, construída a partir de um trabalho coletivo envolvendo as representações de todos os seguimentos da Escola, ressaltando-se a condição de contar com um quadro efetivo de profissionais, o que reforça a possibilidade de estar continuamente avaliando a sua forma de atuação. A pesquisa viabilizou um espaço interacional em que os participantes da pesquisa - incluindo quem pesquisou - puderam refletir sobre a temática em questão, proporcionando, assim, a construção de novas significações, que permitirão, posteriormente, impulsionar propostas de mudanças no meio pesquisado, incluindo a instituição de novos espaços de diálogo e estudo para planejamento e gestão compartilhada da Escola.The master's work present aimed to correlate the themes institutional self-assessment and participatory management linked to the political aspects pedagogical of institutional project of the ETSUS, being the Technical School of Health Teacher Valeria Hora (Etsal) the reference to the study. It was performed exploratory research primarily qualitative approach and Case study methodology by steps that include the technique of triangulation data, allowing the analysis of the object under multiple dimensions - sources, informants and theoretical references. The theoretical foundation of the research took place around five axes: a) ETSUS - concepts and practices in the training of SUS and SUS; b) The School Management , a democratic perspective and linked to the discussion of the Political-Pedagogical Project; c) The political scenario of Professional in Health Education and its reflex on assessment practice; d) Institutional Evaluation with cutout in the self-assessment component or internal evaluation; e) The role of evaluation in the political-pedagogical management processes of ETSUS in the context of Etsal and the need to construction strategies that subsidize the analysis of the pedagogical management of the institution. From their specificities and bibliographic subsidies interlinking education, assessment and school management in confrontation with the data obtained in the research means possible a proposal for internal and participatory self-assessment of Etsal, built from a collective work involving the representations of all school segments, highlighting the condition of having an effective team of professionals, which enhances the possibility of being continually assessing their way of acting. The research enabled an interactional space in which the research participants - including the researched - could reflect on the theme in focus, thereby providing the construction of new meanings, which will subsequently boost proposals for changes in the researched middle, including creation of new spaces for dialogue and study for planning and shared management of the school.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVEducação ProfissionalizanteProjeto Político PedagógicoGestão ParticipativaVocational EducationPolitical Pedagogical ProjectParticipative managementEducação Profissional em Saúde PúblicaEducação ProfissionalizantePlanejamento ParticipativoAuto avaliação institucional de uma ETSUS: refletindo e ressignificando as práticas político-pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2016-07-27Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19414/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALJanaina_Duarte_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfJanaina_Duarte_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfapplication/pdf1473434https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19414/2/Janaina_Duarte_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfee5ccc32d6a01e296d08707b31be5605MD52TEXTJanaina_Duarte_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtJanaina_Duarte_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain340713https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19414/3/Janaina_Duarte_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txt65c2ff81087e482a27e165506a393380MD53icict/194142018-08-15 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