Perspectiva político-pedagógica do CEFOR-RH/PB: implicações e desafios dentro da comunidade escolar
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19447 |
Resumo: | Apresenta um estudo de caso que busca conhecer a identidade do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-RH/PB) a partir da Lei de Criação, do Regimento Interno e do Projeto Político Pedagógico. Relata a educação comprometida com a formação humana a partir da necessidade da superação da dualidade histórica pela divisão social do trabalho. Compreende a educação, e suas lutas ao longo da história, a partir do desenvolvimento de seres críticos, provocadores de mudanças na formação em saúde. Discute-se a importância de revisar os currículos, a partir das demandas do SUS, e a necessidade de se (re) pensar a formação na saúde. Apresenta conceitos sobre Projeto Político Pedagógico e sua relação com a identidade da escola.Relata o histórico da Educação Profissional em saúde destacando alguns aspectos do seu desenvolvimento e a relação entre a construção da política de formação técnica em saúde e suas influências na educação profissional. Aborda a necessidade de formar para o SUS e relata o processo de criação das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). Caracteriza o estudo de caso, a análise documental e contextualiza o CEFOR-RH/PB a fim de identificar a identidade político-pedagógica da escola, suas implicações e desafios a partir da análise documental comparativa. Conclui com uma reflexão sobre as principais questões do estudo, destacando a necessidade de aprofundar o tema como forma de continuar o processo de identificação da identidade da escola. Apresentando os desafios que o CEFOR-RH/PB precisa enfrentar para fortalecer suas perspectivas enquanto ETSUS. |
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Rodrigues, Pedro Alberto LacerdaLobo Neto, Francisco José da SilveiraBomfim, Maria Inês do Rego MonteiroVieira, MonicaVieira, Monica2017-06-20T16:13:27Z2017-06-20T16:13:27Z2016RODRIGUES, Pedro Alberto Lacerda. Perspectiva político-pedagógica do CEFORRH/PB: implicações e desafios dentro da comunidade escolar. 2016, 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2016.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19447Apresenta um estudo de caso que busca conhecer a identidade do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-RH/PB) a partir da Lei de Criação, do Regimento Interno e do Projeto Político Pedagógico. Relata a educação comprometida com a formação humana a partir da necessidade da superação da dualidade histórica pela divisão social do trabalho. Compreende a educação, e suas lutas ao longo da história, a partir do desenvolvimento de seres críticos, provocadores de mudanças na formação em saúde. Discute-se a importância de revisar os currículos, a partir das demandas do SUS, e a necessidade de se (re) pensar a formação na saúde. Apresenta conceitos sobre Projeto Político Pedagógico e sua relação com a identidade da escola.Relata o histórico da Educação Profissional em saúde destacando alguns aspectos do seu desenvolvimento e a relação entre a construção da política de formação técnica em saúde e suas influências na educação profissional. Aborda a necessidade de formar para o SUS e relata o processo de criação das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). Caracteriza o estudo de caso, a análise documental e contextualiza o CEFOR-RH/PB a fim de identificar a identidade político-pedagógica da escola, suas implicações e desafios a partir da análise documental comparativa. Conclui com uma reflexão sobre as principais questões do estudo, destacando a necessidade de aprofundar o tema como forma de continuar o processo de identificação da identidade da escola. Apresentando os desafios que o CEFOR-RH/PB precisa enfrentar para fortalecer suas perspectivas enquanto ETSUS.It presents a case study that seeks to know the identity of the Former Center of Paraiba Human Resources (CEFOR-RH/PB) from the Law of Creation, of the Rules of Procedure and the Pedagogical Political Project. It reports the education committed to human formation from the need to overcome the historical duality by the social division of labor. It understands education and their struggles throughout history, from the development of critical beings, provocateurs of changes in health training. It discusses the importance of reviewing the curriculum, from the SUS‟ demand, and the need to (re)consider health training. It presents concepts of the Pedagogical Political Project and its relationship with the school's identity. It reports the history of professional education in health, highlighting some aspects of its development and the relationship between the construction of technical training policy in health and their influence on professional education. It addresses the need to educate for the SUS and also reports the process of creation of the Technical Schools of the SUS (ETSUS). It features the case study and the document analysis, as also contextualizes the CEFOR-RH/PB to identify the political-pedagogical identity of the school, its implications and challenges from the comparative document analysis. It concludes with a reflection on the main issues of the study, highlighting the need to deepen the theme as a way to continue the identification process of the school‟s identity, emphasizing the challenges that CEFOR-RH/PB must face to increase their perspectives as an ETSUS.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVEducação ProfissionalizanteProjeto Político PedagógicoIdentidade EscolarVocational EducationPolitical Project PedagogicalSchool IdentityEducação Profissional em Saúde PúblicaEducação ProfissionalizanteInstituições AcadêmicasEscolas para Profissionais de SaúdePerspectiva político-pedagógica do CEFOR-RH/PB: implicações e desafios dentro da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2016-07-28Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19447/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALPedro_Rodrigues_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfPedro_Rodrigues_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdfapplication/pdf1245613https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19447/2/Pedro_Rodrigues_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf03e74a7df907dd843be1d7c8b4989d7dMD52TEXTPedro_Rodrigues_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtPedro_Rodrigues_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain328202https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19447/3/Pedro_Rodrigues_EPSJV_Mestrado_RETSUS_2016.pdf.txtdb50a1f67138773b579772d8865b6badMD53icict/194472020-04-14 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