Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurberg, Claudia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso, Rego, Tainá Maia, Souto, Helena Magarinos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17065
Resumo: Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde.
id CRUZ_ae0957707588f5bb0feeef31dae2c5e0
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/17065
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Jurberg, ClaudiaMachado, Gabriel de Oliveira CardosoRego, Tainá MaiaSouto, Helena Magarinos2017-01-27T13:48:57Z2017-01-27T13:48:57Z2015JURBERG, Claudia et al. Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-13, jul./set. 2015.1981-6278https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1706510.29397/reciis.v9i3.9821981-6278Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde.Approximately 90-95% of all cancers are associated with lifestyle, and a third of them is correlated to food, including alcohol consumption. In this study, we try to identify public perception of Brazilian alcohol consumption and cancer. We did a survey constructed with an online tool: the SurveyMonkey® and announced by Facebook®. The sample included 231 participants between 13 and 45 years old, from 25 different Brazilian states and from all social classes. Brazilian people (83%) believe that alcohol advertisements influence others, but not themselves (87%). Based on the results, we suggest a strategy for health communication.Aproximadamente 90 a 95% de todos los cánceres están asociados con el estilo de vida, y un tercio se relaciona con los alimentos, incluidas las bebidas alcohólicas. Este estudio trata de identificar la percepción pública de los brasileños acerca del alcohol y del cáncer. Se realizó una búsqueda construida con la ayuda de la herramienta online SurveyMonkey® lanzada por el Facebook®. La muestra incluyó 231 participantes entre 13 y 45 años, procedentes de 25 estados brasileños diferentes y de todas las clases sociales. La mayoría de los participantes (83%) cree que la publicidad de la bebida alcohólica afecta a los demás, pero no a sí mismos (87%). Con base en los resultados, sugerimos una estrategia de comunicación en salud.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.Bebidas alcoólicasPropagandaSurveyMonkeyFacebookCâncerComunicação em saúdeEstratégiaBrasilAlcoholic beveragesPropagandaSurveyMonkeyFacebookCancerHealth communicationStrategiesBrazilBebidas alcohólicasPropagandaSurveyMonkeyFacebookCáncerComunicación en saludEstrategiasBrasilÁlcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®Alcohol and cancer: perception analysis of a population sample through SurveyMonkey® toolAlcohol y cáncer: análisis de la percepción de una muestra de la población a través de la herramienta SurveyMonkey®info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL9.pdfapplication/pdf1192479https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/2/9.pdf10363c7d48a24e9d7447c8e1ad0399e6MD52TEXT9.pdf.txt9.pdf.txtExtracted texttext/plain37686https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/3/9.pdf.txtec108cd10d967f235ace07342ad5b814MD53icict/170652020-01-15 10:06:11.496oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-01-15T13:06:11Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Alcohol and cancer: perception analysis of a population sample through SurveyMonkey® tool
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Alcohol y cáncer: análisis de la percepción de una muestra de la población a través de la herramienta SurveyMonkey®
title Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
spellingShingle Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
Jurberg, Claudia
Bebidas alcoólicas
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Câncer
Comunicação em saúde
Estratégia
Brasil
Alcoholic beverages
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Cancer
Health communication
Strategies
Brazil
Bebidas alcohólicas
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Cáncer
Comunicación en salud
Estrategias
Brasil
title_short Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
title_full Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
title_fullStr Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
title_full_unstemmed Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
title_sort Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
author Jurberg, Claudia
author_facet Jurberg, Claudia
Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso
Rego, Tainá Maia
Souto, Helena Magarinos
author_role author
author2 Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso
Rego, Tainá Maia
Souto, Helena Magarinos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurberg, Claudia
Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso
Rego, Tainá Maia
Souto, Helena Magarinos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bebidas alcoólicas
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Câncer
Comunicação em saúde
Estratégia
Brasil
topic Bebidas alcoólicas
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Câncer
Comunicação em saúde
Estratégia
Brasil
Alcoholic beverages
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Cancer
Health communication
Strategies
Brazil
Bebidas alcohólicas
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Cáncer
Comunicación en salud
Estrategias
Brasil
dc.subject.en.en.fl_str_mv Alcoholic beverages
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Cancer
Health communication
Strategies
Brazil
dc.subject.es.es.fl_str_mv Bebidas alcohólicas
Propaganda
SurveyMonkey
Facebook
Cáncer
Comunicación en salud
Estrategias
Brasil
description Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-27T13:48:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-27T13:48:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JURBERG, Claudia et al. Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-13, jul./set. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17065
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-6278
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.29397/reciis.v9i3.982
dc.identifier.eissn.pt_BR.fl_str_mv 1981-6278
identifier_str_mv JURBERG, Claudia et al. Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-13, jul./set. 2015.
1981-6278
10.29397/reciis.v9i3.982
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/2/9.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/3/9.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
10363c7d48a24e9d7447c8e1ad0399e6
ec108cd10d967f235ace07342ad5b814
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813008843196596224