Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17065 |
Resumo: | Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde. |
id |
CRUZ_ae0957707588f5bb0feeef31dae2c5e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/17065 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Jurberg, ClaudiaMachado, Gabriel de Oliveira CardosoRego, Tainá MaiaSouto, Helena Magarinos2017-01-27T13:48:57Z2017-01-27T13:48:57Z2015JURBERG, Claudia et al. Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-13, jul./set. 2015.1981-6278https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1706510.29397/reciis.v9i3.9821981-6278Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde.Approximately 90-95% of all cancers are associated with lifestyle, and a third of them is correlated to food, including alcohol consumption. In this study, we try to identify public perception of Brazilian alcohol consumption and cancer. We did a survey constructed with an online tool: the SurveyMonkey® and announced by Facebook®. The sample included 231 participants between 13 and 45 years old, from 25 different Brazilian states and from all social classes. Brazilian people (83%) believe that alcohol advertisements influence others, but not themselves (87%). Based on the results, we suggest a strategy for health communication.Aproximadamente 90 a 95% de todos los cánceres están asociados con el estilo de vida, y un tercio se relaciona con los alimentos, incluidas las bebidas alcohólicas. Este estudio trata de identificar la percepción pública de los brasileños acerca del alcohol y del cáncer. Se realizó una búsqueda construida con la ayuda de la herramienta online SurveyMonkey® lanzada por el Facebook®. La muestra incluyó 231 participantes entre 13 y 45 años, procedentes de 25 estados brasileños diferentes y de todas las clases sociales. La mayoría de los participantes (83%) cree que la publicidad de la bebida alcohólica afecta a los demás, pero no a sí mismos (87%). Con base en los resultados, sugerimos una estrategia de comunicación en salud.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Programa de Oncobiologia. Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.Bebidas alcoólicasPropagandaSurveyMonkeyFacebookCâncerComunicação em saúdeEstratégiaBrasilAlcoholic beveragesPropagandaSurveyMonkeyFacebookCancerHealth communicationStrategiesBrazilBebidas alcohólicasPropagandaSurveyMonkeyFacebookCáncerComunicación en saludEstrategiasBrasilÁlcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®Alcohol and cancer: perception analysis of a population sample through SurveyMonkey® toolAlcohol y cáncer: análisis de la percepción de una muestra de la población a través de la herramienta SurveyMonkey®info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL9.pdfapplication/pdf1192479https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/2/9.pdf10363c7d48a24e9d7447c8e1ad0399e6MD52TEXT9.pdf.txt9.pdf.txtExtracted texttext/plain37686https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/3/9.pdf.txtec108cd10d967f235ace07342ad5b814MD53icict/170652020-01-15 10:06:11.496oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-01-15T13:06:11Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Alcohol and cancer: perception analysis of a population sample through SurveyMonkey® tool |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Alcohol y cáncer: análisis de la percepción de una muestra de la población a través de la herramienta SurveyMonkey® |
title |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
spellingShingle |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® Jurberg, Claudia Bebidas alcoólicas Propaganda SurveyMonkey Câncer Comunicação em saúde Estratégia Brasil Alcoholic beverages Propaganda SurveyMonkey Cancer Health communication Strategies Brazil Bebidas alcohólicas Propaganda SurveyMonkey Cáncer Comunicación en salud Estrategias Brasil |
title_short |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
title_full |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
title_fullStr |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
title_full_unstemmed |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
title_sort |
Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey® |
author |
Jurberg, Claudia |
author_facet |
Jurberg, Claudia Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso Rego, Tainá Maia Souto, Helena Magarinos |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso Rego, Tainá Maia Souto, Helena Magarinos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jurberg, Claudia Machado, Gabriel de Oliveira Cardoso Rego, Tainá Maia Souto, Helena Magarinos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bebidas alcoólicas Propaganda SurveyMonkey Câncer Comunicação em saúde Estratégia Brasil |
topic |
Bebidas alcoólicas Propaganda SurveyMonkey Câncer Comunicação em saúde Estratégia Brasil Alcoholic beverages Propaganda SurveyMonkey Cancer Health communication Strategies Brazil Bebidas alcohólicas Propaganda SurveyMonkey Cáncer Comunicación en salud Estrategias Brasil |
dc.subject.en.en.fl_str_mv |
Alcoholic beverages Propaganda SurveyMonkey Cancer Health communication Strategies Brazil |
dc.subject.es.es.fl_str_mv |
Bebidas alcohólicas Propaganda SurveyMonkey Cáncer Comunicación en salud Estrategias Brasil |
description |
Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-27T13:48:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-27T13:48:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JURBERG, Claudia et al. Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-13, jul./set. 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17065 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-6278 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.29397/reciis.v9i3.982 |
dc.identifier.eissn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-6278 |
identifier_str_mv |
JURBERG, Claudia et al. Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-13, jul./set. 2015. 1981-6278 10.29397/reciis.v9i3.982 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/2/9.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17065/3/9.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 10363c7d48a24e9d7447c8e1ad0399e6 ec108cd10d967f235ace07342ad5b814 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813008843196596224 |