O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSONI, Arquimedes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: AKERMAN, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491
Resumo: O propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino.
id USCS-1_434f4d91e8e46c6208884e1af62b0a4c
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/491
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey2014-062014-10-29T15:19:06Z2014-10-29T15:19:06ZECCOM - Educação, Cultura e ComunicaçãoO propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino.artigo fruto de pós-doutoramento na FMABCSubmitted by Arquimedes Pessoni (pessoni@uscs.edu.br) on 2014-10-24T16:25:34Z No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5)Approved for entry into archive by Herom Vargas(herom.vargas@uscs.edu.br) on 2014-10-29T13:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Santos(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2014-10-29T15:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-29T15:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5) Previous issue date: 2014-06FacebookComunicaçãoEducação e SaúdeSurveyhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491DMD_hdl_123456789/491Revista ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 29-42, 2014.PESSONI, ArquimedesAKERMAN, Marcoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1111-3227-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/491/2/1111-3227-1-PB.pdfapplication/pdf376189http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/491/2/1111-3227-1-PB.pdf3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984MD5123456789_491_22020-07-22T15:44:39Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/491Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:43.306Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
title O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
spellingShingle O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
PESSONI, Arquimedes
Facebook
Comunicação
Educação e Saúde
Survey
title_short O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
title_full O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
title_fullStr O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
title_full_unstemmed O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
title_sort O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
author PESSONI, Arquimedes
author_facet PESSONI, Arquimedes
AKERMAN, Marco
author_role author
author2 AKERMAN, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSONI, Arquimedes
AKERMAN, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
Comunicação
Educação e Saúde
Survey
topic Facebook
Comunicação
Educação e Saúde
Survey
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino.
artigo fruto de pós-doutoramento na FMABC
description O propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-29T15:19:06Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-29T15:19:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491
DMD_hdl_123456789/491
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 29-42, 2014.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/491
Revista ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 29-42, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950519281221632