O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491 |
Resumo: | O propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino. |
id |
USCS-1_434f4d91e8e46c6208884e1af62b0a4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/491 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey2014-062014-10-29T15:19:06Z2014-10-29T15:19:06ZECCOM - Educação, Cultura e ComunicaçãoO propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino.artigo fruto de pós-doutoramento na FMABCSubmitted by Arquimedes Pessoni (pessoni@uscs.edu.br) on 2014-10-24T16:25:34Z No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5)Approved for entry into archive by Herom Vargas(herom.vargas@uscs.edu.br) on 2014-10-29T13:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Santos(biblioteca.centro@uscs.edu.br) on 2014-10-29T15:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-29T15:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1111-3227-1-PB.pdf: 376189 bytes, checksum: 3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984 (MD5) Previous issue date: 2014-06FacebookComunicaçãoEducação e SaúdeSurveyhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491DMD_hdl_123456789/491Revista ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 29-42, 2014.PESSONI, ArquimedesAKERMAN, Marcoporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess1111-3227-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/491/2/1111-3227-1-PB.pdfapplication/pdf376189http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/491/2/1111-3227-1-PB.pdf3ee10bb92b0eaa906174e6a85d79f984MD5123456789_491_22020-07-22T15:44:39Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/491Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:43.306Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
title |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
spellingShingle |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey PESSONI, Arquimedes Comunicação Educação e Saúde Survey |
title_short |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
title_full |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
title_fullStr |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
title_full_unstemmed |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
title_sort |
O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey |
author |
PESSONI, Arquimedes |
author_facet |
PESSONI, Arquimedes AKERMAN, Marco |
author_role |
author |
author2 |
AKERMAN, Marco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PESSONI, Arquimedes AKERMAN, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook Comunicação Educação e Saúde Survey |
topic |
Facebook Comunicação Educação e Saúde Survey |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino. artigo fruto de pós-doutoramento na FMABC |
description |
O propósito deste artigo foi conduzir uma revisão de trabalhos acadêmicos disponíveis virtualmente que foquem o uso de mídias sociais no contexto educacional. O objetivo principal é identificar o estado da arte da discussão, tendo como recorte as pesquisas que utilizaram a técnica de aplicação de survey com alunos e professores como parte da metodologia aplicada. Foram utilizadas as bases de pesquisa disponíveis no sistema Capes Periódicos e Google Acadêmico num recorte temporal de 5 anos (2009 a 2013), usando as palavras - chave Facebook, Comunicação, Educação e Saúde (e suas versões em inglês), relacionadas às mídias sociais e educação em saúde. Entre as conclusões, o estudo apontou que o assunto é novo e que há pesquisas com resultados positivos no campo da aprendizagem, mas ainda há questões de segurança e privacidade que merecem atenção dos docentes e alunos envolvidos no uso de rede social, principalmente o Facebook, como plataforma de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-29T15:19:06Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-29T15:19:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491 DMD_hdl_123456789/491 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 29-42, 2014. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/491 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/491 Revista ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 29-42, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950519281221632 |