Translação do conhecimento: atenção em saúde bucal baseada em evidências
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34772 |
Resumo: | A Odontologia está em constante evolução. O conhecimento científico produzido nesta área tem potencial para melhorar resultados de saúde e para avançar em tecnologias inovadoras no cuidado, incluindo a implementação de uma prática fundamentada em evidências científicas de efetividade. O processo de aplicação de evidências científicas para incrementar a saúde é denominado Translação do Conhecimento. Há avanços nesta área, mas pouco se sabe a respeito da aplicação desse conhecimento na prática clínica, em especial na clínica odontológica. Este estudo objetiva identificar a existência de articulação entre os conhecimentos gerados em pesquisas científicas e as práticas preventivas em saúde bucal desenvolvidas pelos cirurgiões dentistas inseridos na Equipes de Saúde Bucal integrantes da Estratégia Saúde da Família do município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva e qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. Os dados secundários são provenientes do sistema E-SUS Atenção Básica (e-SUS/AB) listados nos relatórios de procedimentos em saúde bucal nos meses de janeiro a dezembro de 2016. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários semi estruturados e realização de entrevistas e foram coletados de fevereiro a novembro de 2017. Da análise dos conteúdos das entrevistas e dos questionários emergiram duas categorias: Prevenção na Atenção Básica e Processo de Translação do Conhecimento. Os pesquisados demonstraram compreender a importância da prática preventiva em seu cotidiano, contudo relataram dificuldades na realização das ações preventivas. Verificou-se que a utilização de evidências científicas nas ações preventivas ainda é incipiente, com enfoque para sua utilização em práticas clínicas curativas e reabilitadoras. A compreensão do processo de translação do conhecimento científico foi, portanto, pouco observada, devido ao desconhecimento dos meios de realizá-la e suas barreiras. Os resultados apontam também que há necessidade de motivá-los a refletir e redirecionar as suas práticas. |
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Silva, Ana Gardênia Alves Santos eOliveira, Sydia Rosana de AraújoCosta, Juliana Martins Barbosa da SilvaVasconcelos, Ana Lúcia Ribeiro deOliveira, Sydia Rosana de Araújo2019-08-13T15:09:13Z2019-08-13T15:09:13Z2019SILVA, Ana Gardênia Alves e. Translação do Conhecimento: Atenção em Saúde Bucal Baseada em Evidências. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) – Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2018.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34772A Odontologia está em constante evolução. O conhecimento científico produzido nesta área tem potencial para melhorar resultados de saúde e para avançar em tecnologias inovadoras no cuidado, incluindo a implementação de uma prática fundamentada em evidências científicas de efetividade. O processo de aplicação de evidências científicas para incrementar a saúde é denominado Translação do Conhecimento. Há avanços nesta área, mas pouco se sabe a respeito da aplicação desse conhecimento na prática clínica, em especial na clínica odontológica. Este estudo objetiva identificar a existência de articulação entre os conhecimentos gerados em pesquisas científicas e as práticas preventivas em saúde bucal desenvolvidas pelos cirurgiões dentistas inseridos na Equipes de Saúde Bucal integrantes da Estratégia Saúde da Família do município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva e qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. Os dados secundários são provenientes do sistema E-SUS Atenção Básica (e-SUS/AB) listados nos relatórios de procedimentos em saúde bucal nos meses de janeiro a dezembro de 2016. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários semi estruturados e realização de entrevistas e foram coletados de fevereiro a novembro de 2017. Da análise dos conteúdos das entrevistas e dos questionários emergiram duas categorias: Prevenção na Atenção Básica e Processo de Translação do Conhecimento. Os pesquisados demonstraram compreender a importância da prática preventiva em seu cotidiano, contudo relataram dificuldades na realização das ações preventivas. Verificou-se que a utilização de evidências científicas nas ações preventivas ainda é incipiente, com enfoque para sua utilização em práticas clínicas curativas e reabilitadoras. A compreensão do processo de translação do conhecimento científico foi, portanto, pouco observada, devido ao desconhecimento dos meios de realizá-la e suas barreiras. Os resultados apontam também que há necessidade de motivá-los a refletir e redirecionar as suas práticas.Dentistry is constantly evolving. The scientific knowledge produced in this area has the potential to improve health outcomes and to advance innovative technologies in care, including implementing a practice based on scientific evidence of effectiveness. The process of applying scientific evidence to increase health is called Knowledge Translation. There are advances in this area, but little is known about the application of this knowledge in clinical practice, especially in dentistry. This study aims to identify the existence of articulation between the knowledge generated in scientific research and the preventive practices in oral health developed by dental surgeons inserted in the Buccal Health Teams that are part of the Family Health Strategy of the municipality of Nossa Senhora do Socorro / SE. It is a descriptive and qualitative, exploratory, quantitative research of the case study type. The secondary data come from the E-SUS Basic Care (e-SUS / AB) system listed in the oral health procedures reports from January to December 2016. The primary data were obtained through semi-structured questionnaires and interviews and were collected from February to November 2017. From the analysis of the contents of interviews and questionnaires two categories emerged: Prevention in Basic Attention and Knowledge Translation Process. The respondents demonstrated an understanding of the importance of preventive practice in their daily lives, but reported difficulties in carrying out preventive actions. It was verified that the use of scientific evidence in preventive actions is still incipient, with a focus on its use in curative and rehabilitative clinical practices. The understanding of the process of translation of scientific knowledge was, therefore, little observed, due to the ignorance of the means of realizing it and its barriers. The results also indicate that there is a need to motivate them to reflect and redirect their practices.2020-07-11Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porSaúde BucalOdontologia PreventivaTranslação do ConhecimentoOral HealthPreventive DentistryTranslational Medical ResearchPesquisa Médica TranslacionalSaúde BucalOdontologia Baseada em EvidênciasPrática Clínica Baseada em EvidênciasOdontologia PreventivaPerfil de SaúdeConhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdeEstratégia Saúde da FamíliaSaúde da FamíliaBrasilPessoal de SaúdeTranslação do conhecimento: atenção em saúde bucal baseada em evidênciasTranslation of knowledge: oral health care evidence-basedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-07-31Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães.Mestrado ProfissionalRecife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83094https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34772/1/license.txtee3692f7b0b97d5638099ab94397d05fMD51ORIGINALAna Gardênia (2).pdfAna Gardênia (2).pdfapplication/pdf2161400https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34772/2/Ana%20Gard%c3%aania%20%282%29.pdf456f0e9f02b25a3628eeea3745baa2e0MD52TEXTAna Gardênia (2).pdf.txtAna Gardênia (2).pdf.txtExtracted texttext/plain152658https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34772/3/Ana%20Gard%c3%aania%20%282%29.pdf.txte93bb67ff06b56949ce65772be4a036fMD53icict/347722023-10-03 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A Odontologia está em constante evolução. O conhecimento científico produzido nesta área tem potencial para melhorar resultados de saúde e para avançar em tecnologias inovadoras no cuidado, incluindo a implementação de uma prática fundamentada em evidências científicas de efetividade. O processo de aplicação de evidências científicas para incrementar a saúde é denominado Translação do Conhecimento. Há avanços nesta área, mas pouco se sabe a respeito da aplicação desse conhecimento na prática clínica, em especial na clínica odontológica. Este estudo objetiva identificar a existência de articulação entre os conhecimentos gerados em pesquisas científicas e as práticas preventivas em saúde bucal desenvolvidas pelos cirurgiões dentistas inseridos na Equipes de Saúde Bucal integrantes da Estratégia Saúde da Família do município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva e qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. Os dados secundários são provenientes do sistema E-SUS Atenção Básica (e-SUS/AB) listados nos relatórios de procedimentos em saúde bucal nos meses de janeiro a dezembro de 2016. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários semi estruturados e realização de entrevistas e foram coletados de fevereiro a novembro de 2017. Da análise dos conteúdos das entrevistas e dos questionários emergiram duas categorias: Prevenção na Atenção Básica e Processo de Translação do Conhecimento. Os pesquisados demonstraram compreender a importância da prática preventiva em seu cotidiano, contudo relataram dificuldades na realização das ações preventivas. Verificou-se que a utilização de evidências científicas nas ações preventivas ainda é incipiente, com enfoque para sua utilização em práticas clínicas curativas e reabilitadoras. A compreensão do processo de translação do conhecimento científico foi, portanto, pouco observada, devido ao desconhecimento dos meios de realizá-la e suas barreiras. Os resultados apontam também que há necessidade de motivá-los a refletir e redirecionar as suas práticas. |
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