Contribuições para aprendizagem nos serviços: cenários de práticas na cidade do Rio de Janeiro e a experiência da residência multiprofissional em Saúde da Família - ENSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calicchio, Renata Ruiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Montenegro, Luiz Albérico Araújo, Mattos, Alessandra Pimentel Barbosa Pinto de, Carvalho, Maria Alice Pessanha de, Santos, Renato Penha de Oliveira, Costa, Delaine Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38350
Resumo: Oficina de Avaliação Final da Residência Multiprofissional em Saúde da Família ENSP em dezembro/2017. Avaliação da Clínica de Família como cenário do ensino-aprendizagem na formação, apontada pelos docentes, discentes, preceptores e coordenação. Evidenciar os resultados do processo avaliativo e colaborativo que apoiam ações formativas multiprofissionais e intersetoriais. Identificar critérios e práticas produtoras de cuidados coletivos na formação em saúde, bem como desafios nas articulações entre teoria e prática. Os dados foram extraídos do instrumento avaliativo da residência composto por 6 dimensões: Unidade de Aprendizagem do Programa; Equipe Docente (Preceptores, Docentes e Orientadores); Equipe Discente; Cenários de Práticas; Projeto Pedagógico e Ferramentas Pedagógicas. Cada dimensão foi avaliada por suas potencialidades, fragilidades e recomendações. Aqui utilizamos potencialidades e fragilidades da dimensão Cenários de Práticas em dez Clínicas de Família. Potencialidades: inserção em contextos de maior complexidade e vulnerabilidade social; usuários e profissionais de saúde como facilitadores das atividades assistenciais e acadêmicas; presença de egressos da residência nos serviços, e a intersetorialidade contribuem no entendimento do conceito ampliado de saúde. Fragilidades: equipes reduzidas; indefinição quanto ao papel dos residentes nos serviços; falta de apoio institucional aos preceptores e residentes; não implementação do acesso seguro. Educação em serviço requer novas estratégias de organização e da atenção problematizadas nas práticas concretas dos residentes in loco, e dos quadros dirigentes para além do setor saúde. A problematização do processo e qualidade do trabalho (em cada serviço) identificam papel ativo dos alunos na formação, com ênfase na aprendizagem ativa que supere a dicotomia teoria-prática. Os modelos gerencialistas e biomédicos tencionam a formação multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Básica no RJ. O Projeto Pedagógico da residência supõe olhar multifacetado sobre diversos atores e cenários dinâmicos. Assim, aproximar gerência, equipes mínimas e apoio matricial dos espaços formativos da residência constitui desafio para integração academia/serviços. Fomentar noções de equipe/unidade preceptora, ampliando espaços de diálogo/trocas entre distintos atores, inclusive usuários, requer profissionais capacitados na complexidade do campo da saúde.
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Evidenciar os resultados do processo avaliativo e colaborativo que apoiam ações formativas multiprofissionais e intersetoriais. Identificar critérios e práticas produtoras de cuidados coletivos na formação em saúde, bem como desafios nas articulações entre teoria e prática. Os dados foram extraídos do instrumento avaliativo da residência composto por 6 dimensões: Unidade de Aprendizagem do Programa; Equipe Docente (Preceptores, Docentes e Orientadores); Equipe Discente; Cenários de Práticas; Projeto Pedagógico e Ferramentas Pedagógicas. Cada dimensão foi avaliada por suas potencialidades, fragilidades e recomendações. Aqui utilizamos potencialidades e fragilidades da dimensão Cenários de Práticas em dez Clínicas de Família. 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O Projeto Pedagógico da residência supõe olhar multifacetado sobre diversos atores e cenários dinâmicos. Assim, aproximar gerência, equipes mínimas e apoio matricial dos espaços formativos da residência constitui desafio para integração academia/serviços. Fomentar noções de equipe/unidade preceptora, ampliando espaços de diálogo/trocas entre distintos atores, inclusive usuários, requer profissionais capacitados na complexidade do campo da saúde.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. 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