Associação da percepção de publicidade ou informação antitabaco na cessação do tabagismo em 2009 e 2013, um estudo de coorte em três capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Hannah do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49693
Resumo: As informações e publicidade sobre os malefícios à saúde associados ao fumo são fundamentais para o fortalecimento de políticas de controle e redução da prevalência do tabagismo. A cessação de tabagismo pode reduzir o risco de morrer prematuramente do indivíduo anteriormente fumante. Através desta dissertação avaliaram-se os possíveis determinantes da percepção de publicidade ou informação (PPI) antitabaco e a influência desta nas tentativas de parar de fumar, estágios de mudança (stage to change smoke) e na cessação do tabagismo. Os dados foram provenientes de duas ondas do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabaco (ITC), um estudo de coorte realizado em 2009 e 2012/2013, no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Foram conduzidas duas análises, a primeira transversal e estratificada segundo situação tabagista, com um total de 1825 indivíduos, dos quais 1215 eram adultos fumantes e 610 adultos não fumantes, respondentes da primeira onda do estudo, e a segunda um estudo de coorte com 488 indivíduos fumantes e que deixaram de fumar participantes nas duas ondas da pesquisa ITC. No primeiro estudo, percepção de advertências sanitárias nos maços de cigarro, intenção e tentativas de parar de fumar mostraram-se relacionadas a PPI antitabaco. No segundo estudo a associação entre PPI e tentativas, e PPI e cessação de tabagismo não se confirmou, 67% dos fumantes que tiveram a PPI frequente ou muito frequente afirmaram ter tentado parar de fumar entre uma onda e outra de pesquisa. Ao todo, 25% da população estudada relatou ter cessado o tabagismo entre o intervalo de pesquisa. Programas e políticas voltadas à ampliação de conhecimento sobre os malefícios do tabaco, tais como advertências, vem se mostrando efetivas na ampliação da percepção dos malefícios do tabagismo da população brasileira. Sugere-se que sejam feitos investimentos para ampliação da PPI antitabaco como forma de auxiliar na promoção da cessação do tabagismo.
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Através desta dissertação avaliaram-se os possíveis determinantes da percepção de publicidade ou informação (PPI) antitabaco e a influência desta nas tentativas de parar de fumar, estágios de mudança (stage to change smoke) e na cessação do tabagismo. Os dados foram provenientes de duas ondas do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabaco (ITC), um estudo de coorte realizado em 2009 e 2012/2013, no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Foram conduzidas duas análises, a primeira transversal e estratificada segundo situação tabagista, com um total de 1825 indivíduos, dos quais 1215 eram adultos fumantes e 610 adultos não fumantes, respondentes da primeira onda do estudo, e a segunda um estudo de coorte com 488 indivíduos fumantes e que deixaram de fumar participantes nas duas ondas da pesquisa ITC. No primeiro estudo, percepção de advertências sanitárias nos maços de cigarro, intenção e tentativas de parar de fumar mostraram-se relacionadas a PPI antitabaco. No segundo estudo a associação entre PPI e tentativas, e PPI e cessação de tabagismo não se confirmou, 67% dos fumantes que tiveram a PPI frequente ou muito frequente afirmaram ter tentado parar de fumar entre uma onda e outra de pesquisa. Ao todo, 25% da população estudada relatou ter cessado o tabagismo entre o intervalo de pesquisa. Programas e políticas voltadas à ampliação de conhecimento sobre os malefícios do tabaco, tais como advertências, vem se mostrando efetivas na ampliação da percepção dos malefícios do tabagismo da população brasileira. Sugere-se que sejam feitos investimentos para ampliação da PPI antitabaco como forma de auxiliar na promoção da cessação do tabagismo.The information and publicity about health hazards associated with smoking are fundamental to the strengthening of policies to control and reduce the prevalence of smoking. Smoking cessation may reduce the risk of premature death of the ex-smoker. This dissertation evaluated the possible determinants on the influence of anti-smoking perception of publicity or information (PPI) in attempts to stop smoking, stages of change and smoking cessation. Data was collected from the two waves of the International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC), a cohort study conducted in 2009 and 2012/2013 no Rio de Janeiro, São Paulo and Porto Alegre. Separate cross-sectional studies were conducted, with a total of 1825 subjects, of which 1215 were adult smokers and 610 adult non-smokers, responders of the first wave of the study, and a second cohort study with 488 adult smokers and ex-smokers who responded to two waves of ITC research. In the first study, perception of health warnings on cigarette packets, intent, and attempts to quit smoking were related to anti-smoking PPI. In the second study an association between PPI and attempts, and also with cessation of smoking wasn’t confirmed, although 67% of smokers who are frequently, or are very frequently exposed to PPI, stated to have attempted to quit smoking between one wave and another research. Of all, 25% of the study population reported having ceased smoking among the research interval. Programs and policies aimed at increasing knowledge about tobacco ilnesses, such as announcements, have showns effectiveness on increasing the perception of the harmful effects of smoking in the Brazilian population. It is suggested that investiments be made for the expansion of PPI, as a way to assist in the promotion of smoking cessation.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porTabagismoTabacoAbandono do Hábito de FumarPublicidade de Produtos Derivados do TabacoTobaccoSmokingTobacco use CessationTobacco-Derived Products PublicityTabagismoTabacoAbandono do Hábito de FumarPublicidade de Produtos Derivados do TabacoEstudos de CoortesEntrevistas como AssuntoEstudo de AvaliaçãoComissão Nacional para o Controle do Uso do TabacoAssociação da percepção de publicidade ou informação antitabaco na cessação do tabagismo em 2009 e 2013, um estudo de coorte em três capitais brasileirasAssociation of perception of anti-tobacco advertising or information on smoking cessation in 2009 and 2013, a cohort study in three Brazilian capitalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2017-05-29Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Mestrado AcadêmicoRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49693/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALhannah_nascimento_carvalho_ensp_mest_2017.pdfapplication/pdf5859738https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49693/2/hannah_nascimento_carvalho_ensp_mest_2017.pdf58a6a97804f309232a6e4970c389fa98MD52icict/496932021-11-04 20:59:29.637oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-11-04T23:59:29Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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