Percepções de uma enfermeira residente no sistema socioeducativo: construindo um cuidado integral e intersetorial
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59821 |
Resumo: | Objetivo: Refletir sobre o cuidado em saúde mental aos adolescentes em medida socioeducativa, junto à Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA), baseado nos princípios e diretrizes presentes no Sistema Único de Saúde e na Reforma Psiquiátrica como integralidade e equidade ao indivíduo, articulação e intersetorialidade das redes ligadas à justiça e saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, com uso de narrativas, sob a perspectiva de um relato de experiência da enfermagem no sistema socioeducativo e revisão de literatura sobre a Política Nacional de Drogas e adolescente e o uso de drogas por meio da base de dados Scielo e BVMS, a partir do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Resultados: A partir desta experiência foi possível compreender a articulação entre os serviços e a importância da intersetorialidade na interface saúde, educação e justiça, além da precarização de políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil. Não obstante, a presença de residentes em saúde mental, no âmbito da socioeducação, trouxe colaborações e reflexões importantes para este estudo, deslocando-se do pensamento biomédico para um olhar psicossocial e holístico ao indivíduo. Conclusão: Foi possível experenciar a reabilitação psicossocial no público jovem, perceber a vulnerabilidade e fragilidade da rede em manter um lugar de cuidado para esta faixa etária, além deslocamentos e enfrentamento aos estigmas pessoais desta autora enquanto profissional em formação. Concluiu-se que é imprescindível a necessidade de políticas públicas efetivas e articulação de rede que atenda a real demanda dos adolescentes e suas famílias, com concretude e acessibilidade, a fim de propor reinserção social com a garantia dos direitos fundamentais. |
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Santos, Rebeca Galeno dosAraújo, Cássia de AndradeAlbuquerque, Roberto Nascimento deFerreira, Iara Flor RichwinAraújo, Cássia de Andrade2023-07-27T22:20:30Z2023-07-27T22:20:30Z2023SANTOS, Rebeca Galeno dos. Percepções de uma enfermeira residente no sistema socioeducativo: construindo um cuidado integral e intersetorial. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas)—Escola de Governo Fiocruz Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2023.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59821Objetivo: Refletir sobre o cuidado em saúde mental aos adolescentes em medida socioeducativa, junto à Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA), baseado nos princípios e diretrizes presentes no Sistema Único de Saúde e na Reforma Psiquiátrica como integralidade e equidade ao indivíduo, articulação e intersetorialidade das redes ligadas à justiça e saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, com uso de narrativas, sob a perspectiva de um relato de experiência da enfermagem no sistema socioeducativo e revisão de literatura sobre a Política Nacional de Drogas e adolescente e o uso de drogas por meio da base de dados Scielo e BVMS, a partir do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Resultados: A partir desta experiência foi possível compreender a articulação entre os serviços e a importância da intersetorialidade na interface saúde, educação e justiça, além da precarização de políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil. Não obstante, a presença de residentes em saúde mental, no âmbito da socioeducação, trouxe colaborações e reflexões importantes para este estudo, deslocando-se do pensamento biomédico para um olhar psicossocial e holístico ao indivíduo. Conclusão: Foi possível experenciar a reabilitação psicossocial no público jovem, perceber a vulnerabilidade e fragilidade da rede em manter um lugar de cuidado para esta faixa etária, além deslocamentos e enfrentamento aos estigmas pessoais desta autora enquanto profissional em formação. Concluiu-se que é imprescindível a necessidade de políticas públicas efetivas e articulação de rede que atenda a real demanda dos adolescentes e suas famílias, com concretude e acessibilidade, a fim de propor reinserção social com a garantia dos direitos fundamentais.Objective: To reflect on mental health care for adolescents in a socio-educational measure, together with the Management of Care in an Open Environment (GEAMA), based on the principles and guidelines present in the Unified Health System and in the Psychiatric Reform as integrality and equity to the individual, articulation and intersectoriality of the networks processed to justice and health. Methodology: This is a qualitative study, using narratives, from the perspective of an experience report of nursing in the socio-educational system and a literature review on the National Drug Policy and adolescents and drug use through the Scielo database and BVMS, from the Multidisciplinary Residency Program in Mental Health, Alcohol and Other Drugs. Results: Based on this experience, it was possible to understand the articulation between the services and the importance of intersectoriality in the health, education and justice interface, in addition to the precariousness of public policies aimed at children and youth. Nevertheless, the presence of residents in mental health, within the scope of socio-education, brought important contributions and reflections to this study, shifting from biomedical thinking to a psychosocial and holistic view of the individual. Conclusion: It was possible to experience psychosocial rehabilitation in the young public, to perceive the vulnerability and fragility of the network in maintaining a place of care for this age group, in addition to displacements and coping with the personal stigmas of this author as a professional in training. It was concluded that the need for effective public policies and network articulation that meets the real demand of adolescents and their families, with concreteness and accessibility, is essential, in order to propose social reintegration with the guarantee of fundamental rights.O presente trabalho foi realizado com apoio de Ministério da Saúde (MS) - Código de Financiamento 001.Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porSaúde mentalIntersetorialidadeSistema socioeducativoMental healthIntersectorialitySocio-educational systemSaúde MentalColaboração IntersetorialServiços de Saúde do AdolescenteSaúde do Adolescente InstitucionalizadoPercepções de uma enfermeira residente no sistema socioeducativo: construindo um cuidado integral e intersetorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2023-03-13Escola de Governo Fiocruz BrasíliaFundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de BrasíliaBrasília/DFPrograma de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59821/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALTCR final Rebeca Galeno.pdfTCR final Rebeca Galeno.pdfapplication/pdf619652https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59821/3/TCR%20final%20Rebeca%20Galeno.pdfaa106863b01284524c6ec413cae31068MD53FIOCRUZ_Termo de Cessão Geral - Rebeca Galeno.pdfFIOCRUZ_Termo de Cessão Geral - Rebeca Galeno.pdfTermo de autorizaçãoapplication/pdf501269https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59821/4/FIOCRUZ_Termo%20de%20Cess%c3%a3o%20Geral%20-%20Rebeca%20Galeno.pdfc688b7f5bee420e7560b2d609364273bMD54icict/598212023-07-27 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