Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ilaydiany Oliveira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gouveia, Fábio Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50162
Resumo: Introdução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta aproposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais.
id CRUZ_c385754b4cfce8cdccdc4ae236df9718
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/50162
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Silva, Ilaydiany Oliveira daGouveia, Fábio Castro2021-12-03T19:51:15Z2021-12-03T19:51:15Z2021SILVA, Ilaydiany Oliveira da; GOUVEIA, Fábio Castro. Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2021.2237-826Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5016210.5380/atoz.v10i1.76633Introdução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta aproposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais.Introduction: this study juts the insertion of online social networks in the current informational scenario of society, emphasizing the importance of analyzing the informational engagement of individuals in these social media as away of understanding the informational behavior of the population through the access and use of the information made available by these communicational means. Method: it presents the proposed formulas for calculating informational engagement in online social networks by adjusting the quantification of existing interaction tools on social media such as like, share and comment. Thus, the suggested formulas assign weights based on the sample under analysis and which represent the level of relative engagement of a publication on online social networks. Results: it proves that the formulas presented are amenable to the application on the online social networks Facebook, Instagram, YouTube and Twitter for presenting a dynamic of weights for each type of interaction, thus reflecting the relative engagement made by people in a publication for each context analyzed. Conclusion: it contributes to the development of research aimed at analyzing online social networks and enables a better understanding of the factors that involve the individual’s informational behavior through the use of social media.CAPESUniversidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEngajamento InformacionalRedes SociaisComportamento InformacionalInformational EngagementSocial NetworksInformational BehaviorEngajamento informacional nas redes sociais: como calcular?Informational engagement in online social networks: how to calculate?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83080https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50162/1/license.txt96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0MD51ORIGINALve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdfve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdfapplication/pdf466743https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50162/2/ve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdf5b6aff0bcf6402606b46ed68b2f2a64fMD52icict/501622022-06-23 14:55:14.542oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-06-23T17:55:14Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Informational engagement in online social networks: how to calculate?
title Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
spellingShingle Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
Silva, Ilaydiany Oliveira da
Engajamento Informacional
Redes Sociais
Comportamento Informacional
Informational Engagement
Social Networks
Informational Behavior
title_short Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
title_full Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
title_fullStr Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
title_full_unstemmed Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
title_sort Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
author Silva, Ilaydiany Oliveira da
author_facet Silva, Ilaydiany Oliveira da
Gouveia, Fábio Castro
author_role author
author2 Gouveia, Fábio Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ilaydiany Oliveira da
Gouveia, Fábio Castro
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engajamento Informacional
Redes Sociais
Comportamento Informacional
topic Engajamento Informacional
Redes Sociais
Comportamento Informacional
Informational Engagement
Social Networks
Informational Behavior
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Informational Engagement
Social Networks
Informational Behavior
description Introdução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta aproposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-03T19:51:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-03T19:51:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ilaydiany Oliveira da; GOUVEIA, Fábio Castro. Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50162
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-826X
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5380/atoz.v10i1.76633
identifier_str_mv SILVA, Ilaydiany Oliveira da; GOUVEIA, Fábio Castro. Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2021.
2237-826X
10.5380/atoz.v10i1.76633
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50162/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50162/2/ve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0
5b6aff0bcf6402606b46ed68b2f2a64f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1794075568470228992