Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50162 |
Resumo: | Introdução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta aproposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais. |
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Silva, Ilaydiany Oliveira daGouveia, Fábio Castro2021-12-03T19:51:15Z2021-12-03T19:51:15Z2021SILVA, Ilaydiany Oliveira da; GOUVEIA, Fábio Castro. Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2021.2237-826Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5016210.5380/atoz.v10i1.76633Introdução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta aproposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais.Introduction: this study juts the insertion of online social networks in the current informational scenario of society, emphasizing the importance of analyzing the informational engagement of individuals in these social media as away of understanding the informational behavior of the population through the access and use of the information made available by these communicational means. Method: it presents the proposed formulas for calculating informational engagement in online social networks by adjusting the quantification of existing interaction tools on social media such as like, share and comment. Thus, the suggested formulas assign weights based on the sample under analysis and which represent the level of relative engagement of a publication on online social networks. Results: it proves that the formulas presented are amenable to the application on the online social networks Facebook, Instagram, YouTube and Twitter for presenting a dynamic of weights for each type of interaction, thus reflecting the relative engagement made by people in a publication for each context analyzed. Conclusion: it contributes to the development of research aimed at analyzing online social networks and enables a better understanding of the factors that involve the individual’s informational behavior through the use of social media.CAPESUniversidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEngajamento InformacionalRedes SociaisComportamento InformacionalInformational EngagementSocial NetworksInformational BehaviorEngajamento informacional nas redes sociais: como calcular?Informational engagement in online social networks: how to calculate?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83080https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50162/1/license.txt96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0MD51ORIGINALve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdfve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdfapplication/pdf466743https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/50162/2/ve_Fabio_Gouveia_COC_2021.pdf5b6aff0bcf6402606b46ed68b2f2a64fMD52icict/501622022-06-23 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