A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46983 |
Resumo: | O texto analisa a capacidade de as políticas públicas em saúde disputarem sentido na construção de mundo provocada pelos meios de comunicação, e a necessidade de regulação estatal da publicidade infantil de alimentos. Estes anúncios influenciam as escolhas alimentares das crianças, formando um paladar habituado ao consumo de produtos ultraprocessados (e prejudiciais à saúde) desde a infância. Por meio de um levantamento de artigos em bancos de dados eletrônicos busca compreender o contexto geral do tema nos últimos dez anos, e apontar caminhos para a comunicação em saúde nessa agenda. Ao considerar as experiências de diferentes países, identifica que a publicidade infantil de alimentos necessita de regulação e monitoramento contínuo. Apenas a aprovação de legislações restritivas, porém, não provocará mudanças na sociedade. Ações ancoradas na comunicação em saúde são necessárias, a partir de um plano estratégico que amplie o acesso às informações para o consumidor final e formadores de opinião, bem como para as indústrias de alimentos e de comunicação. |
id |
CRUZ_c4268715a279263073c7680a4b07dca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/46983 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Silva, Marco Aurélio Santana daOliveira-Costa, Mariella Silva de2021-04-30T14:51:00Z2021-04-30T14:51:00Z2021SILVA, Marco Aurelio Santana da; OLIVEIRA-COSTA, Mariella Silva de. A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil. Cadernos da Pedagogia, [São Carlos], v. 15, n. 31, p. 53-64, jan. /abr. 2021.1982-4440https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46983O texto analisa a capacidade de as políticas públicas em saúde disputarem sentido na construção de mundo provocada pelos meios de comunicação, e a necessidade de regulação estatal da publicidade infantil de alimentos. Estes anúncios influenciam as escolhas alimentares das crianças, formando um paladar habituado ao consumo de produtos ultraprocessados (e prejudiciais à saúde) desde a infância. Por meio de um levantamento de artigos em bancos de dados eletrônicos busca compreender o contexto geral do tema nos últimos dez anos, e apontar caminhos para a comunicação em saúde nessa agenda. Ao considerar as experiências de diferentes países, identifica que a publicidade infantil de alimentos necessita de regulação e monitoramento contínuo. Apenas a aprovação de legislações restritivas, porém, não provocará mudanças na sociedade. Ações ancoradas na comunicação em saúde são necessárias, a partir de um plano estratégico que amplie o acesso às informações para o consumidor final e formadores de opinião, bem como para as indústrias de alimentos e de comunicação.The essay analyzes how public health policies could create meaning in the construction of a world caused by the media, and alerts the need for state regulation of food marketing for children. Advertising influences children’s choices, forming a palate accustomed to the consumption of ultra-processed (and harmful to health) products since childhood. Through a search for articles in online databases, it seeks to understand the general context of the theme in the last ten years, and suggest ways for health communication to intervene in this agenda. When considering the experiences of different countries, the study identifies that children’s food advertising needs regulation, as well as continuous monitoring. As a result, argues that only the approval of restrictive legislation will not cause changes in society, defending the need to develop actions anchored in health communication, introducing a strategic plan that expands the information for the final consumer, public opinion, as well as for the food and communication industries.Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porUniversidade Federal de São CarlosHealth CommunicationAdvertisingFoodChildrenComunicação em saúdePublicidadeRegulaçãoAlimentaçãoHealth communicationAdvertisingChildren’s food marketingAdvertising regulationComunicação em SaúdeControle da Publicidade de ProdutosPublicidade de AlimentosAlimentosCriançaA regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no BrasilThe regulation of children’s food advertising: potential for health communicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83140https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46983/1/license.txt55cf75f90996e8e76aed6ba4f010c69bMD51ORIGINALve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdfve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdfapplication/pdf792342https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46983/2/ve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdfc85c9a2733f3b6c706da8c4fd1aa39e9MD52TEXTve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdf.txtve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain41265https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46983/3/ve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdf.txt67ad815610570cc5f95c66474a443a8eMD53icict/469832021-07-28 10:28:55.963oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-07-28T13:28:55Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The regulation of children’s food advertising: potential for health communication |
title |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
spellingShingle |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil Silva, Marco Aurélio Santana da Health Communication Advertising Food Children Comunicação em saúde Publicidade Regulação Alimentação Health communication Advertising Children’s food marketing Advertising regulation Comunicação em Saúde Controle da Publicidade de Produtos Publicidade de Alimentos Alimentos Criança |
title_short |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
title_full |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
title_fullStr |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
title_full_unstemmed |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
title_sort |
A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil |
author |
Silva, Marco Aurélio Santana da |
author_facet |
Silva, Marco Aurélio Santana da Oliveira-Costa, Mariella Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira-Costa, Mariella Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marco Aurélio Santana da Oliveira-Costa, Mariella Silva de |
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv |
Health Communication Advertising Food Children |
topic |
Health Communication Advertising Food Children Comunicação em saúde Publicidade Regulação Alimentação Health communication Advertising Children’s food marketing Advertising regulation Comunicação em Saúde Controle da Publicidade de Produtos Publicidade de Alimentos Alimentos Criança |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação em saúde Publicidade Regulação Alimentação |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Health communication Advertising Children’s food marketing Advertising regulation |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação em Saúde Controle da Publicidade de Produtos Publicidade de Alimentos Alimentos Criança |
description |
O texto analisa a capacidade de as políticas públicas em saúde disputarem sentido na construção de mundo provocada pelos meios de comunicação, e a necessidade de regulação estatal da publicidade infantil de alimentos. Estes anúncios influenciam as escolhas alimentares das crianças, formando um paladar habituado ao consumo de produtos ultraprocessados (e prejudiciais à saúde) desde a infância. Por meio de um levantamento de artigos em bancos de dados eletrônicos busca compreender o contexto geral do tema nos últimos dez anos, e apontar caminhos para a comunicação em saúde nessa agenda. Ao considerar as experiências de diferentes países, identifica que a publicidade infantil de alimentos necessita de regulação e monitoramento contínuo. Apenas a aprovação de legislações restritivas, porém, não provocará mudanças na sociedade. Ações ancoradas na comunicação em saúde são necessárias, a partir de um plano estratégico que amplie o acesso às informações para o consumidor final e formadores de opinião, bem como para as indústrias de alimentos e de comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-30T14:51:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-30T14:51:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Marco Aurelio Santana da; OLIVEIRA-COSTA, Mariella Silva de. A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil. Cadernos da Pedagogia, [São Carlos], v. 15, n. 31, p. 53-64, jan. /abr. 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46983 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-4440 |
identifier_str_mv |
SILVA, Marco Aurelio Santana da; OLIVEIRA-COSTA, Mariella Silva de. A regulamentação da publicidade infantil de alimentos: potencialidades para a comunicação em saúde no Brasil. Cadernos da Pedagogia, [São Carlos], v. 15, n. 31, p. 53-64, jan. /abr. 2021. 1982-4440 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46983/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46983/2/ve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/46983/3/ve_Marco_Silva_etal_Fiocruz_BSB_2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55cf75f90996e8e76aed6ba4f010c69b c85c9a2733f3b6c706da8c4fd1aa39e9 67ad815610570cc5f95c66474a443a8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324948884783104 |