Educação permanente à distância como proposta de articulação entre educação e saúde no âmbito do cuidado da pessoa com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Marcia Maria dos Anjos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pitanga, Claudia Escórcio Gurgel do Amaral, Coelho, Valéria de Fátima Marques, Antunes, Michele Nacif, Peres, Michele Soltosky
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38381
Resumo: Relato de Experiência em curso, iniciada em outubro de 2017 com finalização prevista para 2018. Educação a distância como oferta de informação para instrumentalizar os profissionais da rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS. Objetivamos através da modalidade de ação Educação à Distância oferecer uma ferramenta potente no aprimoramento da formação profissional, visando desenvolver recursos no âmbito do cuidado da Pessoa com Deficiência e na construção de uma rede de cuidados coerente com princípios fundamentais do SUS. A proposta de Educação à Distância conta com recurso de uma plataforma on line com conteúdos, na forma de textos e vídeos e recursos de interativos entre os professores e alunos convida a uma reflexão sobre suas práticas e contribuir ainda, a partir de sua experiência subjetiva, em termos práticos e teóricos. Assim a formação permanente em saúde ganha consistência, o profissional reforça seu protagonismo na prática do cuidado e busca aprimoramento em ação no território. Tendo em vista que a proposta de oferecer acesso a profissionais de saúde aos recursos informacionais necessários ao aprimoramento de sua prática que atuem ou desejam atuar na rede de atenção junto à Pessoa com Deficiência. Essa ação com o viés acadêmico dentro da proposta de formação permanente busca fomentar a reflexão sobre a formação e atuação desse profissional. Na relação educação e saúde observamos que há um descompasso produzido em função da intermediação da cultura. Esse desencontro abrange uma dimensão maior que se apresenta de maneira camuflada, deformada, nos déficits observados nos diversos aspectos da formação em saúde, pelas inconsistências das práticas nos diversos territórios, e no brilhantismo discursivo dos textos de documentos e leis vigentes que tratam da matéria “atenção integral a saúde da Pessoa com Deficiência”. A prática do cuidado em relação a Saúde da Pessoa com Deficiência ainda apresenta falhas, que não são superadas apenas com base nas exigências legais, mas requer a eliminação de diversas barreiras. Vimos com esse trabalho que a tecnologia da informação poderá ser uma ferramenta para suplantar em parte déficit, mesmo que em pequena escala, que só será ultrapassado a partir do desejo e do empenho dos atores envolvidos no processo do cuidado.
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Objetivamos através da modalidade de ação Educação à Distância oferecer uma ferramenta potente no aprimoramento da formação profissional, visando desenvolver recursos no âmbito do cuidado da Pessoa com Deficiência e na construção de uma rede de cuidados coerente com princípios fundamentais do SUS. A proposta de Educação à Distância conta com recurso de uma plataforma on line com conteúdos, na forma de textos e vídeos e recursos de interativos entre os professores e alunos convida a uma reflexão sobre suas práticas e contribuir ainda, a partir de sua experiência subjetiva, em termos práticos e teóricos. Assim a formação permanente em saúde ganha consistência, o profissional reforça seu protagonismo na prática do cuidado e busca aprimoramento em ação no território. Tendo em vista que a proposta de oferecer acesso a profissionais de saúde aos recursos informacionais necessários ao aprimoramento de sua prática que atuem ou desejam atuar na rede de atenção junto à Pessoa com Deficiência. Essa ação com o viés acadêmico dentro da proposta de formação permanente busca fomentar a reflexão sobre a formação e atuação desse profissional. Na relação educação e saúde observamos que há um descompasso produzido em função da intermediação da cultura. Esse desencontro abrange uma dimensão maior que se apresenta de maneira camuflada, deformada, nos déficits observados nos diversos aspectos da formação em saúde, pelas inconsistências das práticas nos diversos territórios, e no brilhantismo discursivo dos textos de documentos e leis vigentes que tratam da matéria “atenção integral a saúde da Pessoa com Deficiência”. A prática do cuidado em relação a Saúde da Pessoa com Deficiência ainda apresenta falhas, que não são superadas apenas com base nas exigências legais, mas requer a eliminação de diversas barreiras. Vimos com esse trabalho que a tecnologia da informação poderá ser uma ferramenta para suplantar em parte déficit, mesmo que em pequena escala, que só será ultrapassado a partir do desejo e do empenho dos atores envolvidos no processo do cuidado.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Associação Fluminense de Reabilitação. Niterói, RJ, Brasil.Associação Fluminense de Reabilitação. Niterói, RJ, Brasil.Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.Universidade Federal Fluminense. 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