Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paulo José de Mendonça
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2308
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo no Município de Miracema, com o objetivo de identificar e caracterizar a relação da gestão do marketing no Município, com a estratégia para promoção do município saudável e sustentável. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação como caráter primordial a intervenção na realidade social. Utilizou-se a revisão bibliográfica para o aprofundamento dos conceitos teóricos relacionados à gestão do marketing sustentável e ao princípio da responsabilidade socioambiental. Realizaram-se, também entrevistas aos especialistas na gestão pública municipal e questionários junto à população. Para subsidiar estas entrevistas houve um estudo detalhado dos relatórios, por considerar relevante o dado obtido junto à Prefeitura e Secretarias do Município. Dessa forma, foi-se construindo um Estudo de Caso com o modelo de investigação PEIR (Pressão; Estado; Impacto; Resposta). Foram estabelecidos indicadores, os quais permitiram acompanhamento ao longo do estudo de caso e na evolução das ações ou interferências na construção do tema, bem como se tornou mais eficiente o processo de tomada de decisões. O resultado apresentado demonstra que o município possui deficiências no seu Sistema de Gestão Socioambiental. Apresenta conflitos comparados a qualquer região, mesmo as Regiões Metropolitanas, evidenciadas na sustentabilidade ambiental e controle social. Cabe relatar a limitação encontrada ao analisar os dadosda Secretaria Municipal de Saúde do Município de Miracema, DATASUS e SINAN. Os mesmos encontram-se defasados não refletindo o panorama da saúde no município. Por fim, o estudo sugere a Coordenação do Marketing na Estrutura Administrativa do Município, com objetivo de promover visibilidade, factibilidade e transparência, frente a um dos maiores desafios da humanidade: integrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade socioambiental.
id CRUZ_c4e54ce466df939d7488d2f2b06bb1f3
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2308
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Ribeiro, Paulo José de MendonçaOttoni, Adacto BenedictoRoque, Odir Clécio da CruzCohen, Simone CynamonCohen, Simone Cynamon2011-05-04T12:36:16Z2011-05-04T12:36:16Z2009RIBEIRO, Paulo José de Mendonça. Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável. 2009. 202 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R338.927, R484pBR526.1; R338.927, R484phttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2308O presente trabalho apresenta um estudo no Município de Miracema, com o objetivo de identificar e caracterizar a relação da gestão do marketing no Município, com a estratégia para promoção do município saudável e sustentável. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação como caráter primordial a intervenção na realidade social. Utilizou-se a revisão bibliográfica para o aprofundamento dos conceitos teóricos relacionados à gestão do marketing sustentável e ao princípio da responsabilidade socioambiental. Realizaram-se, também entrevistas aos especialistas na gestão pública municipal e questionários junto à população. Para subsidiar estas entrevistas houve um estudo detalhado dos relatórios, por considerar relevante o dado obtido junto à Prefeitura e Secretarias do Município. Dessa forma, foi-se construindo um Estudo de Caso com o modelo de investigação PEIR (Pressão; Estado; Impacto; Resposta). Foram estabelecidos indicadores, os quais permitiram acompanhamento ao longo do estudo de caso e na evolução das ações ou interferências na construção do tema, bem como se tornou mais eficiente o processo de tomada de decisões. O resultado apresentado demonstra que o município possui deficiências no seu Sistema de Gestão Socioambiental. Apresenta conflitos comparados a qualquer região, mesmo as Regiões Metropolitanas, evidenciadas na sustentabilidade ambiental e controle social. Cabe relatar a limitação encontrada ao analisar os dadosda Secretaria Municipal de Saúde do Município de Miracema, DATASUS e SINAN. Os mesmos encontram-se defasados não refletindo o panorama da saúde no município. Por fim, o estudo sugere a Coordenação do Marketing na Estrutura Administrativa do Município, com objetivo de promover visibilidade, factibilidade e transparência, frente a um dos maiores desafios da humanidade: integrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade socioambiental.This thesis presents a study, which has been carried out in the city of Miracema, to evaluate the interaction of the marketing management in a healthy and sustainable city; for the building of the principle of social responsibility for health. The methodology that has been used was the action research, as the primary character of intervention in the social reality. A bibliographic review has been used for the deepening of the theoretical concepts related to the management of sustainable marketing and to the principle of social and environmental responsibility. There were also interviews with specialists in public municipal administration and questionnaires distributed to the public. In order to support these interviews there was a detailed assessment of the reports, considering relevant data obtained from the City Hall and the City Departments. Thus, a case study has been built up with the model of research PSIR (Pressure, State, Impact, Response) and indicators have been established that allowed to monitor the case study, the development of actions or the interference in the construction of the theme and made more efficient the decisionmaking. The result shows that the local council presents deficiencies in its social and environmental Management System. Presents conflict when compared to any region, even the metropolitan regions, highlighted in environmental sustainability and social control. It is necessary to mention the limitation found when analyzing data from the Municipal Health Secretariat of the Municipality of Miracema, SINAN and DATASUS. They are not updated and therefore do not reflect the actual picture of health in the municipality. Finally, the study suggests the coordination of the Marketing in theAdministrative Structure of the City, aiming to promote visibility, feasibility and transparency when facing one of humanity's greatest challenges: integrating economic development with social and environmental sustainability.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porMunicípio SaudávelDesenvolvimento SustentávelMarketing SustentávelResponsabilidade SocioambientalHealthy CitySustainable DevelopmentSustainable MarketingSocial and Environmental ResponsibilityCidade SaudávelDesenvolvimento SustentávelMarketing SocialIndicadores de Desenvolvimento SustentávelBrasilPercepção SocialCidade SaudávelDesenvolvimento SustentávelMarketing SocialIndicadores de Desenvolvimento SustentávelBrasilPercepção SocialUma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentávelA proposal for management of marketing in the City of Miracema, Rio de Janeiro as a strategy to promote healthy and sustainable Cityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZTEXTENSP_Dissertação_Ribeiro_Paulo_José_de_Mendonça.pdf.txtENSP_Dissertação_Ribeiro_Paulo_José_de_Mendonça.pdf.txtExtracted texttext/plain318111https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/2/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ribeiro_Paulo_Jos%c3%a9_de_Mendon%c3%a7a.pdf.txt6d217091f0e35457d73450189c30056eMD52ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.txtENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.txtExtracted texttext/plain328936https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/6/ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.txta8daa1a5769bd24580369558cd52856fMD56ORIGINALENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdfENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdfapplication/pdf28750838https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/3/ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf3a2af089b2b4cf8e99f271ec59b7a321MD53THUMBNAILENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.jpgENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/5/ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.jpg3cab325b633ee7a5a40cc5aca47b0c8aMD55icict/23082023-01-17 11:42:41.333oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2308Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T14:42:41Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A proposal for management of marketing in the City of Miracema, Rio de Janeiro as a strategy to promote healthy and sustainable City
title Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
spellingShingle Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
Ribeiro, Paulo José de Mendonça
Município Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Sustentável
Responsabilidade Socioambiental
Healthy City
Sustainable Development
Sustainable Marketing
Social and Environmental Responsibility
Cidade Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Percepção Social
Cidade Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Percepção Social
title_short Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
title_full Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
title_fullStr Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
title_full_unstemmed Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
title_sort Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável
author Ribeiro, Paulo José de Mendonça
author_facet Ribeiro, Paulo José de Mendonça
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Ottoni, Adacto Benedicto
Roque, Odir Clécio da Cruz
Cohen, Simone Cynamon
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paulo José de Mendonça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cohen, Simone Cynamon
contributor_str_mv Cohen, Simone Cynamon
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Município Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Sustentável
Responsabilidade Socioambiental
topic Município Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Sustentável
Responsabilidade Socioambiental
Healthy City
Sustainable Development
Sustainable Marketing
Social and Environmental Responsibility
Cidade Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Percepção Social
Cidade Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Percepção Social
dc.subject.en.none.fl_str_mv Healthy City
Sustainable Development
Sustainable Marketing
Social and Environmental Responsibility
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Cidade Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Percepção Social
Cidade Saudável
Desenvolvimento Sustentável
Marketing Social
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Brasil
Percepção Social
description O presente trabalho apresenta um estudo no Município de Miracema, com o objetivo de identificar e caracterizar a relação da gestão do marketing no Município, com a estratégia para promoção do município saudável e sustentável. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação como caráter primordial a intervenção na realidade social. Utilizou-se a revisão bibliográfica para o aprofundamento dos conceitos teóricos relacionados à gestão do marketing sustentável e ao princípio da responsabilidade socioambiental. Realizaram-se, também entrevistas aos especialistas na gestão pública municipal e questionários junto à população. Para subsidiar estas entrevistas houve um estudo detalhado dos relatórios, por considerar relevante o dado obtido junto à Prefeitura e Secretarias do Município. Dessa forma, foi-se construindo um Estudo de Caso com o modelo de investigação PEIR (Pressão; Estado; Impacto; Resposta). Foram estabelecidos indicadores, os quais permitiram acompanhamento ao longo do estudo de caso e na evolução das ações ou interferências na construção do tema, bem como se tornou mais eficiente o processo de tomada de decisões. O resultado apresentado demonstra que o município possui deficiências no seu Sistema de Gestão Socioambiental. Apresenta conflitos comparados a qualquer região, mesmo as Regiões Metropolitanas, evidenciadas na sustentabilidade ambiental e controle social. Cabe relatar a limitação encontrada ao analisar os dadosda Secretaria Municipal de Saúde do Município de Miracema, DATASUS e SINAN. Os mesmos encontram-se defasados não refletindo o panorama da saúde no município. Por fim, o estudo sugere a Coordenação do Marketing na Estrutura Administrativa do Município, com objetivo de promover visibilidade, factibilidade e transparência, frente a um dos maiores desafios da humanidade: integrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade socioambiental.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Paulo José de Mendonça. Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável. 2009. 202 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2308
dc.identifier.other.none.fl_str_mv BR526.1; R338.927, R484p
BR526.1; R338.927, R484p
identifier_str_mv RIBEIRO, Paulo José de Mendonça. Uma proposta de gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do Município saudável e sustentável. 2009. 202 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
BR526.1; R338.927, R484p
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/2/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ribeiro_Paulo_Jos%c3%a9_de_Mendon%c3%a7a.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/6/ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/3/ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2308/5/ENSP_Disserta_Ribeiro_Paulo_Mendonca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d217091f0e35457d73450189c30056e
a8daa1a5769bd24580369558cd52856f
3a2af089b2b4cf8e99f271ec59b7a321
3cab325b633ee7a5a40cc5aca47b0c8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324834162180096