Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: a contracorrente das vivências ocorridas em Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27162 |
Resumo: | Desde a década de 90 foram realizadas estratégias voltadas para a adequação da formação de profissionais para o SUS. Em 2003 surgiu a estratégia das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/Brasil), com a finalidade de discutir e objetivar uma formação de qualidade para o SUS. Entre os anos de 2004 e 2005, o projeto aconteceu nacionalmente, mas mudanças ocorridas na condução da Política de Educação Permanente em Saúde resultaram em sua interrupção, tendo retomada em 2012. O presente estudo teve como objetivo descrever as experiências (da construção à execução) das edições de VER-SUS ocorridas em Pernambuco no período de 2012 a 2015. Tratou-se de um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-exploratório-explicativo, utilizando o método de pesquisa documental. Três Comissões Organizadoras realizaram dezenove vivências, nas oito edições de VER-SUS ocorridas em PE no período de 2012 a 2015. Quinze municípios foram contemplados com a realização do VER-SUS no estado, envolvendo atores do quadrilátero da formação para a área da saúde. Registrou-se o número de cerca de 830 participantes, advindos (as) de doze estados brasileiros e que estiveram divididos (as) em modalidades diversas. Tais participantes, em sua maioria estudantes de graduação, representaram diversas IES públicas e privadas, tendo sido a UFPE, a UNIVASF e a UPE as que registraram maior envolvimento |
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O presente estudo teve como objetivo descrever as experiências (da construção à execução) das edições de VER-SUS ocorridas em Pernambuco no período de 2012 a 2015. Tratou-se de um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-exploratório-explicativo, utilizando o método de pesquisa documental. Três Comissões Organizadoras realizaram dezenove vivências, nas oito edições de VER-SUS ocorridas em PE no período de 2012 a 2015. Quinze municípios foram contemplados com a realização do VER-SUS no estado, envolvendo atores do quadrilátero da formação para a área da saúde. Registrou-se o número de cerca de 830 participantes, advindos (as) de doze estados brasileiros e que estiveram divididos (as) em modalidades diversas. Tais participantes, em sua maioria estudantes de graduação, representaram diversas IES públicas e privadas, tendo sido a UFPE, a UNIVASF e a UPE as que registraram maior envolvimento2019-01-31Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porSistema Único de SaúdeFormação profissionalEducação permanenteEducação em SaúdeSistema Único de SaúdeDesenvolvimento de PessoalEducação ContinuadaVivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: a contracorrente das vivências ocorridas em PernambucoExperiences and stages in the reality of the Unified Health System: the countercurrent of the experiences occurred in Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-10-26Departamento de Saúde ColetivaFundação Oswaldo Cruz. 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Desde a década de 90 foram realizadas estratégias voltadas para a adequação da formação de profissionais para o SUS. Em 2003 surgiu a estratégia das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/Brasil), com a finalidade de discutir e objetivar uma formação de qualidade para o SUS. Entre os anos de 2004 e 2005, o projeto aconteceu nacionalmente, mas mudanças ocorridas na condução da Política de Educação Permanente em Saúde resultaram em sua interrupção, tendo retomada em 2012. O presente estudo teve como objetivo descrever as experiências (da construção à execução) das edições de VER-SUS ocorridas em Pernambuco no período de 2012 a 2015. Tratou-se de um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-exploratório-explicativo, utilizando o método de pesquisa documental. Três Comissões Organizadoras realizaram dezenove vivências, nas oito edições de VER-SUS ocorridas em PE no período de 2012 a 2015. Quinze municípios foram contemplados com a realização do VER-SUS no estado, envolvendo atores do quadrilátero da formação para a área da saúde. Registrou-se o número de cerca de 830 participantes, advindos (as) de doze estados brasileiros e que estiveram divididos (as) em modalidades diversas. Tais participantes, em sua maioria estudantes de graduação, representaram diversas IES públicas e privadas, tendo sido a UFPE, a UNIVASF e a UPE as que registraram maior envolvimento |
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