Educação permanente em saúde: olhares para a formulação de uma política de formação em saúde no Brasil e os seus desdobramentos em Mato Grosso (1960 - 2000) / Continuing education in health: looks at the formulation of a health education policy in Brazil and its unfolding in Mato Grosso state (1960-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rojas, Fagner Luiz Lemes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Padilha, Weslen Santana, Oliveira, Rosineide de Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34683
Resumo: A pesquisa utilizou elementos da historiografia para compreender a relação entre a Educação Permanente (EP) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e os seus desdobramentos no estado de Mato Grosso. Na metodologia lançamos mão de uma pesquisa documental a partir de uma revisão temática disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, que foram utilizados para elucidar os movimentos referentes às propostas educativas no campo da saúde desde a década de 1960, no início da Reforma Sanitária Brasileira e, as repercussões nos anos 2000, em Mato Grosso. Foi possível identificar que na esfera estadual já se tratava sobre a formulação de uma política de formação no trabalho em saúde. A discussão também considerou o marco legal que destaca o artigo n° 200 da Constituição Federal de 1988, que tem por prerrogativa: ao ‘SUS compete a ordenação e formação dos seus recursos humanos’. Para tanto, foi possível compreender o conceito da EP e a sua influência teórico-conceitual na formulação da PNEPS e, os seus reflexos na proposta de formação dos profissionais de saúde em Mato Grosso.
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