Formação Médica para o Sistema Único de Saúde: Relato de Experiência da Implementação de um Currículo Integrado
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57521 |
Resumo: | A experiência foi vivenciada de fevereiro a junho de 2022. Objeto da experiência Implementação do Currículo Integrado do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). Objetivos Relatar experiência da formação médica para o Sistema Único de Saúde a partir da implementação de um currículo integrado. Metodologia Experiência da implementação do primeiro bloco de atividades do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). O planejamento das ações se deu pela mobilização dos docentes em reuniões para qualificação pedagógica seguida de oficinas para desenho das semanas letivas de acordo com temas relacionados a saúde e comunidade: uma abordagem interprofissional, com o uso de metodologias ativas e do Problem Based Learning (PBL) e desenvolvimento de competências para atuação no SUS e na APS. Resultados Foram delineadas oito semanas letivas, duas seguindo o modelo de atividades de acolhimento para trabalho em equipe e autocuidado dos estudantes e seis com estabelecimento de cronograma padrão dividido em: atividades integradas (AI) incluindo a abertura e fechamento de PBL; atividades de laboratório (LH), atividades de campo (AC) e componentes de desenvolvimento pessoal. Para cada semana, foram estabelecidas as competências e os objetivos de aprendizagem relativos ao componente específico. Análise Crítica A partir da implementação da proposta de currículo integrado para a formação médica houve uma aproximação precoce do estudante de medicina a rede de atenção nos diferentes níveis, fomentando uma visão ampliada sobre o SUS e sua inserção numa perspectiva interprofissional. O estabelecimento do aprendizado a partir de pequenos grupos e de metodologias ativas de ensino aprendizagem possibilitaram o desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais desde o início da formação. Conclusões e/ou Recomendações A formação médica para o SUS busca superar as dificuldades identificadas quanto ao perfil profissional capaz a responder às necessidades de saúde dos usuários na rede de atenção, com ênfase para um cuidado integral e articulado, construído em equipe e que possua resolutividade frente às demandas existentes. |
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Objeto da experiência Implementação do Currículo Integrado do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). Objetivos Relatar experiência da formação médica para o Sistema Único de Saúde a partir da implementação de um currículo integrado. Metodologia Experiência da implementação do primeiro bloco de atividades do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). O planejamento das ações se deu pela mobilização dos docentes em reuniões para qualificação pedagógica seguida de oficinas para desenho das semanas letivas de acordo com temas relacionados a saúde e comunidade: uma abordagem interprofissional, com o uso de metodologias ativas e do Problem Based Learning (PBL) e desenvolvimento de competências para atuação no SUS e na APS. Resultados Foram delineadas oito semanas letivas, duas seguindo o modelo de atividades de acolhimento para trabalho em equipe e autocuidado dos estudantes e seis com estabelecimento de cronograma padrão dividido em: atividades integradas (AI) incluindo a abertura e fechamento de PBL; atividades de laboratório (LH), atividades de campo (AC) e componentes de desenvolvimento pessoal. Para cada semana, foram estabelecidas as competências e os objetivos de aprendizagem relativos ao componente específico. Análise Crítica A partir da implementação da proposta de currículo integrado para a formação médica houve uma aproximação precoce do estudante de medicina a rede de atenção nos diferentes níveis, fomentando uma visão ampliada sobre o SUS e sua inserção numa perspectiva interprofissional. O estabelecimento do aprendizado a partir de pequenos grupos e de metodologias ativas de ensino aprendizagem possibilitaram o desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais desde o início da formação. Conclusões e/ou Recomendações A formação médica para o SUS busca superar as dificuldades identificadas quanto ao perfil profissional capaz a responder às necessidades de saúde dos usuários na rede de atenção, com ênfase para um cuidado integral e articulado, construído em equipe e que possua resolutividade frente às demandas existentes.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.porformação médicacurrículo integradoSUSCurso de Medicina da Universidade Regional do CaririFormação Médica para o Sistema Único de Saúde: Relato de Experiência da Implementação de um Currículo IntegradoAnnalsinfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57521/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALFormação-Médica-para-o-SUS_relato-de-experiência-da-implementação-de-curriculo-integrado_Relato-de-E.pdfFormação-Médica-para-o-SUS_relato-de-experiência-da-implementação-de-curriculo-integrado_Relato-de-E.pdfRelato de 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