História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Francisco Ronald Feitosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823
Resumo: MORAES, Francisco Ronald Feitosa. História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA. 2016. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
id UFC-7_ecb3a871fcdc00423ee5b5f1f6ec5ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/20823
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCAHistory of life and teacher training: the supervised internship in Degree Course In Mathematics of Regional University Cariri - URCACurso de licenciatura em matemática – currículoUniversidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em MatemáticaEstágio supervisionadoMathematics educationSupervised internshipMORAES, Francisco Ronald Feitosa. História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA. 2016. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.This research aims to present an analysis of teaching knowledge built during the Supervised Internship - ES Course of Mathematics of the Regional University of Cariri - URCA in Decentralized Campos Sales Unit - UDC from the approach of the stories of life and formation through narratives autobiographical. The ES is divided into four stages, involving observation, participation, and conducting intervention in the courses of the final years of elementary school education and completed high. Thus arose the need to reflect and discuss the historical, theoretical and methodological foundations of the ES in the curriculum of mathematics courses, contextualizing with the new trends in the field of Mathematics teacher training to identify as is the construction of knowledge teachers by the experiences of the ES. For theoretical reflections, use the contributions of Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), Gómez Chacón (2003), Novoa (2010), pepper and Lima (2008), Tardif (2014) Zabalza (2014) and others, and analyze the degree of travel documents in mathematics, stage of the memorial, the observations of the classes held and interviews with scholars of the eighth period selected to participate in this research. The analysis has focused on the memorials produced by a group of four students of the said course, in addition to the reports of practices developed during ES, observing the reported practice by notes in a field diary and the holding of two semi-structured interviews: the first on beliefs and conceptions of the scholars at the beginning of ES discipline, and the second, about their experiences in ES discipline. The data collected in these instruments allow us to declare that, mostly, the four students present beliefs and typical conceptions of a utilitarian view of mathematics, even if the other two types, platonic and the prospect of solving problems, appearing in some way, in actions, speeches or writings of these scholars. In relation to mathematics education, we highlight beliefs and concepts that value educational games and repetition memorization exercises, as well as the influence of this science in the social context, emphasizing that the teacher is key character in the composition of these insights, the value or not the experiences, the knowledge constituted by the students.Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma análise dos saberes docentes construídos durante o Estágio Supervisionado – ES do Curso de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales – UDCS a partir da abordagem das historias de vida e formação, mediante narrativas autobiográficas. O ES é dividido em quatro etapas, envolvendo a observação, participação, regência e intervenção junto às turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio completo. Surge, assim, a necessidade de refletir e discutir os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do ES na matriz curricular do curso de Matemática, contextualizando com as novas tendências na formação do professor da área de Matemática para identificar como ocorre a construção dos saberes docentes mediante as experiências vivenciadas no ES. Para reflexões teóricas, utilizamos as contribuições de Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), Gómez Chacón (2003), Nóvoa (2010), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2014), Zabalza (2014) e outros, e analisamos os documentos do curso de Licenciatura em Matemática, os memoriais de estágio, as observações das aulas realizadas e as entrevistas com os acadêmicos do oitavo período selecionados para participar desta pesquisa. A análise se debruçou sobre os memoriais produzidos por uma turma de quatro acadêmicos do referido curso, além dos relatos das práticas desenvolvidas durante o ES, da observação da prática relatada mediante anotações em diário de campo, bem como da realização de duas entrevistas semiestruturadas: a primeira, sobre crenças e concepções dos acadêmicos no início da disciplina de ES, e a segunda, sobre suas experiências na disciplina de ES. Os dados colhidos nesses instrumentos nos permitem declarar que, majoritariamente, os quatro estudantes apresentam crenças e concepções típicas de uma visão utilitarista da Matemática, mesmo que os outros dois tipos, platônico e a perspectiva da resolução de problemas, apareçam, de alguma forma, nas ações, falas ou escritos desses acadêmicos. Em relação à Educação Matemática, destacam-se crenças e concepções que valorizam os jogos pedagógicos e a repetição de exercícios de memorização, bem como sobre a influência dessa Ciência no contexto social, enfatizando que o professor é personagem fundamental na composição dessas compreensões, ao valorizar ou não as vivências, os saberes constituídos pelos estudantes.Barguil, Paulo MeirelesMoraes, Francisco Ronald Feitosa2016-11-07T14:08:48Z2016-11-07T14:08:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMoraes, F. R. F.; Barguil, P. M. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-07T14:08:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:46.758155Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
History of life and teacher training: the supervised internship in Degree Course In Mathematics of Regional University Cariri - URCA
title História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
spellingShingle História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
Moraes, Francisco Ronald Feitosa
Curso de licenciatura em matemática – currículo
Universidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em Matemática
Estágio supervisionado
Mathematics education
Supervised internship
title_short História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
title_full História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
title_fullStr História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
title_full_unstemmed História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
title_sort História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
author Moraes, Francisco Ronald Feitosa
author_facet Moraes, Francisco Ronald Feitosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barguil, Paulo Meireles
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Francisco Ronald Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de licenciatura em matemática – currículo
Universidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em Matemática
Estágio supervisionado
Mathematics education
Supervised internship
topic Curso de licenciatura em matemática – currículo
Universidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em Matemática
Estágio supervisionado
Mathematics education
Supervised internship
description MORAES, Francisco Ronald Feitosa. História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA. 2016. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-07T14:08:48Z
2016-11-07T14:08:48Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moraes, F. R. F.; Barguil, P. M. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823
identifier_str_mv Moraes, F. R. F.; Barguil, P. M. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028942839283712