História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823 |
Resumo: | MORAES, Francisco Ronald Feitosa. História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA. 2016. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
id |
UFC-7_ecb3a871fcdc00423ee5b5f1f6ec5ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/20823 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCAHistory of life and teacher training: the supervised internship in Degree Course In Mathematics of Regional University Cariri - URCACurso de licenciatura em matemática – currículoUniversidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em MatemáticaEstágio supervisionadoMathematics educationSupervised internshipMORAES, Francisco Ronald Feitosa. História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA. 2016. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.This research aims to present an analysis of teaching knowledge built during the Supervised Internship - ES Course of Mathematics of the Regional University of Cariri - URCA in Decentralized Campos Sales Unit - UDC from the approach of the stories of life and formation through narratives autobiographical. The ES is divided into four stages, involving observation, participation, and conducting intervention in the courses of the final years of elementary school education and completed high. Thus arose the need to reflect and discuss the historical, theoretical and methodological foundations of the ES in the curriculum of mathematics courses, contextualizing with the new trends in the field of Mathematics teacher training to identify as is the construction of knowledge teachers by the experiences of the ES. For theoretical reflections, use the contributions of Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), Gómez Chacón (2003), Novoa (2010), pepper and Lima (2008), Tardif (2014) Zabalza (2014) and others, and analyze the degree of travel documents in mathematics, stage of the memorial, the observations of the classes held and interviews with scholars of the eighth period selected to participate in this research. The analysis has focused on the memorials produced by a group of four students of the said course, in addition to the reports of practices developed during ES, observing the reported practice by notes in a field diary and the holding of two semi-structured interviews: the first on beliefs and conceptions of the scholars at the beginning of ES discipline, and the second, about their experiences in ES discipline. The data collected in these instruments allow us to declare that, mostly, the four students present beliefs and typical conceptions of a utilitarian view of mathematics, even if the other two types, platonic and the prospect of solving problems, appearing in some way, in actions, speeches or writings of these scholars. In relation to mathematics education, we highlight beliefs and concepts that value educational games and repetition memorization exercises, as well as the influence of this science in the social context, emphasizing that the teacher is key character in the composition of these insights, the value or not the experiences, the knowledge constituted by the students.Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma análise dos saberes docentes construídos durante o Estágio Supervisionado – ES do Curso de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales – UDCS a partir da abordagem das historias de vida e formação, mediante narrativas autobiográficas. O ES é dividido em quatro etapas, envolvendo a observação, participação, regência e intervenção junto às turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio completo. Surge, assim, a necessidade de refletir e discutir os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do ES na matriz curricular do curso de Matemática, contextualizando com as novas tendências na formação do professor da área de Matemática para identificar como ocorre a construção dos saberes docentes mediante as experiências vivenciadas no ES. Para reflexões teóricas, utilizamos as contribuições de Barguil (2014; 2016), Freire (2011a; 2011b), Gómez Chacón (2003), Nóvoa (2010), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2014), Zabalza (2014) e outros, e analisamos os documentos do curso de Licenciatura em Matemática, os memoriais de estágio, as observações das aulas realizadas e as entrevistas com os acadêmicos do oitavo período selecionados para participar desta pesquisa. A análise se debruçou sobre os memoriais produzidos por uma turma de quatro acadêmicos do referido curso, além dos relatos das práticas desenvolvidas durante o ES, da observação da prática relatada mediante anotações em diário de campo, bem como da realização de duas entrevistas semiestruturadas: a primeira, sobre crenças e concepções dos acadêmicos no início da disciplina de ES, e a segunda, sobre suas experiências na disciplina de ES. Os dados colhidos nesses instrumentos nos permitem declarar que, majoritariamente, os quatro estudantes apresentam crenças e concepções típicas de uma visão utilitarista da Matemática, mesmo que os outros dois tipos, platônico e a perspectiva da resolução de problemas, apareçam, de alguma forma, nas ações, falas ou escritos desses acadêmicos. Em relação à Educação Matemática, destacam-se crenças e concepções que valorizam os jogos pedagógicos e a repetição de exercícios de memorização, bem como sobre a influência dessa Ciência no contexto social, enfatizando que o professor é personagem fundamental na composição dessas compreensões, ao valorizar ou não as vivências, os saberes constituídos pelos estudantes.Barguil, Paulo MeirelesMoraes, Francisco Ronald Feitosa2016-11-07T14:08:48Z2016-11-07T14:08:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMoraes, F. R. F.; Barguil, P. M. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-07T14:08:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:46.758155Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA History of life and teacher training: the supervised internship in Degree Course In Mathematics of Regional University Cariri - URCA |
title |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA |
spellingShingle |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA Moraes, Francisco Ronald Feitosa Curso de licenciatura em matemática – currículo Universidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em Matemática Estágio supervisionado Mathematics education Supervised internship |
title_short |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA |
title_full |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA |
title_fullStr |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA |
title_full_unstemmed |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA |
title_sort |
História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA |
author |
Moraes, Francisco Ronald Feitosa |
author_facet |
Moraes, Francisco Ronald Feitosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barguil, Paulo Meireles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Francisco Ronald Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de licenciatura em matemática – currículo Universidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em Matemática Estágio supervisionado Mathematics education Supervised internship |
topic |
Curso de licenciatura em matemática – currículo Universidade Regional do Cariri - Curso de Licenciatura em Matemática Estágio supervisionado Mathematics education Supervised internship |
description |
MORAES, Francisco Ronald Feitosa. História de vida e formação docente: o estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA. 2016. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07T14:08:48Z 2016-11-07T14:08:48Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Moraes, F. R. F.; Barguil, P. M. (2016) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823 |
identifier_str_mv |
Moraes, F. R. F.; Barguil, P. M. (2016) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028942839283712 |