Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardair, Thelma Lopes Carlos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6957
Resumo: O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista e artista. A pesquisa também explora o estímulo ao debate sobre temas científicos, articulado a outros saberes, voltado a estudantes do ensino fundamental e médio. Dentre os principais objetivos desta tese destacam-se: a) Análise das percepções dos sujeitos pesquisados acerca da imagem do cientista, artista e sobre noções de artes e ciências; b) Desenvolvimento de peça teatral, baseada em dados obtidos por meio de questionários e pesquisa histórica, que consista em estratégia educativa voltada para discussão sobre ciências articulada às artes; c) Análise dos efeitos da peça junto aos participantes da pesquisa. Para tanto, 226 estudantes responderam questionário, categorizados em três grupos, a saber: jovens artistas, jovens cientistas e alunos de escolas públicas. O grupo por nós chamado de “jovens cientistas” é composto por estudantes da “Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio” (EPSJV) e alunos que integram o “Programa de Vocação Científica” (PROVOC). Na presente pesquisa o grupo de “jovens artistas” é composto por estudantes que participam de atividades relacionadas à linguagem teatral em duas instituições, a saber: “Casa das Arte de Laranjeiras” (CAL) e “Colégio Salesiano Santa Rosa”. Um terceiro grupo integrou nosso estudo e compôs-se de estudantes que não estavam vinculados a instituições educativas, programas ou atividades voltadas para o desenvolvimento de aptidões artísticas ou científicas. Este grupo foi formado por alunos da “Escola Estadual Amaro Cavalcanti” e do “Collège Jean Jaures”. Ambas as instituições são públicas. A primeira localiza-se no bairro do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, e a segunda na cidade de Montreuil, na França. As respostas foram interpretadas à luz do método de “análise de conteúdo”, sistematizado por Laurence Bardin (1978). Os fundamentos para a escrita da peça foram, principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir dos 226 questionários. A trama da peça “Toda menina é uma rainha” consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado encontro entre Galileu Galilei e William Shakespeare. Como estudo piloto dos efeitos da peça junto ao público alvo da pesquisa, foram realizados dois encontros nos quais desenvolveu-se jogos teatrais, exercícios de aproximação aos temas explorados na peça e preenchimento de questionários. Culminando com a leitura dramatizada da peça, os referidos encontros possibilitaram a identificação de qualidades e limites do texto como ponto de partida para a discussão sobre ciências.
id CRUZ_d4c140ca055b0faf262340b47cd06369
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/6957
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Gardair, Thelma Lopes CarlosLa Rocque, Lucia Rodriguez deRamos, Luíz FernandoMerísio, Paulo RicardoFerreira, Francisco RomãoModena, Celina MariaSchall, Virgínia Torres2013-09-22T21:12:04Z2013-09-22T21:12:04Z2012https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6957O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista e artista. A pesquisa também explora o estímulo ao debate sobre temas científicos, articulado a outros saberes, voltado a estudantes do ensino fundamental e médio. Dentre os principais objetivos desta tese destacam-se: a) Análise das percepções dos sujeitos pesquisados acerca da imagem do cientista, artista e sobre noções de artes e ciências; b) Desenvolvimento de peça teatral, baseada em dados obtidos por meio de questionários e pesquisa histórica, que consista em estratégia educativa voltada para discussão sobre ciências articulada às artes; c) Análise dos efeitos da peça junto aos participantes da pesquisa. Para tanto, 226 estudantes responderam questionário, categorizados em três grupos, a saber: jovens artistas, jovens cientistas e alunos de escolas públicas. O grupo por nós chamado de “jovens cientistas” é composto por estudantes da “Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio” (EPSJV) e alunos que integram o “Programa de Vocação Científica” (PROVOC). Na presente pesquisa o grupo de “jovens artistas” é composto por estudantes que participam de atividades relacionadas à linguagem teatral em duas instituições, a saber: “Casa das Arte de Laranjeiras” (CAL) e “Colégio Salesiano Santa Rosa”. Um terceiro grupo integrou nosso estudo e compôs-se de estudantes que não estavam vinculados a instituições educativas, programas ou atividades voltadas para o desenvolvimento de aptidões artísticas ou científicas. Este grupo foi formado por alunos da “Escola Estadual Amaro Cavalcanti” e do “Collège Jean Jaures”. Ambas as instituições são públicas. A primeira localiza-se no bairro do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, e a segunda na cidade de Montreuil, na França. As respostas foram interpretadas à luz do método de “análise de conteúdo”, sistematizado por Laurence Bardin (1978). Os fundamentos para a escrita da peça foram, principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir dos 226 questionários. A trama da peça “Toda menina é uma rainha” consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado encontro entre Galileu Galilei e William Shakespeare. Como estudo piloto dos efeitos da peça junto ao público alvo da pesquisa, foram realizados dois encontros nos quais desenvolveu-se jogos teatrais, exercícios de aproximação aos temas explorados na peça e preenchimento de questionários. Culminando com a leitura dramatizada da peça, os referidos encontros possibilitaram a identificação de qualidades e limites do texto como ponto de partida para a discussão sobre ciências.This study examines similarities between science and theaters, its possible relations with science education, and potentiating role of theatrical language in the construction of less stereotyped images of the scientist and artist. The research also explores the stimulus to the debate on scientific issues, articulated to other knowledge, aimed at students in middle and high school. Among the main objectives of this thesis are: a) analysis of perceptions of the subjects interviewed about the image of the scientist, artist and on notions of arts and sciences; b) Development of theatre play, based on data obtained through questionnaires and research historical, consisting of educational strategy aimed at discussion of science to the arts articulated c) Analysis of the effects of the play by the research participants. For that, 226 students answered the questionnaire, categorized into three groups, namely young artists, young scientists and students from public schools. The group that we called "young scientists" is composed by students from the "Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio " (EPSJV) and students who integrate the "Scientific Vocation Program" (PROVOC). In this study the group of "young artists" is composed of students who participate in activities related to theatrical language in two institutions, namely: "Casa das Artes de Laranjeiras" (CAL) and "Colégio Salesiano Santa Rosa." A third group incorporated on our study consisted of students who were not tied to educational institutions, programs or activities for the development of artistic or scientific skills. This group was formed by students of the "Escola Estadual Amaro Cavalcanti" and "Colégio Jean Jaures." Both institutions are public. The first is located in the neighborhood of Largo do Machado, in Rio de Janeiro, and the second in Montreuil, France. The responses were interpreted according to the method of "content analysis", systematized by Laurence Bardin (1978). The fundamentals for writing the play were mainly historical research and data obtained from 226 questionnaires. The plot of the play "Every girl is a queen" is the adventure of two teenagers eager to experience the world and themselves that the picking up in old books, transport to the sixteenth century, in 1582, in England, where they experience everyday time, become friends of the queen and witness an unusual encounter between Galileo Galilei and William Shakespeare. As a pilot study about the effects of the text to the target audience research, two meetings were held in which developed theater games, exercises for approaching the themes explored in the play and answer a questionnaire. Culminating with a dramatized reading of the play, these meetings allowed the identification of strengths and limits of the text as a starting point for discussion about science.L'étude examine les points de convergence entre la science et l’art du th tre, la relation possible du théâtre avec l'enseignement des sciences, et le rôle de potentialisation de la langue théâtrale dans la construction d'images moins stéréotypées du scientifique et de l'artiste. La recherche explore également de nouvelles impulsions du débat sur les questions scientifiques articulées à d'autres connaissances, et elle s'adresse aux élèves de collège et au lycée. Les principaux objectifs de cette thèse sont les suivants: a) l'analyse des perceptions des sujets interrogés sur l'image du savant, de l'artiste et sur les notions d'art et de science ; b) le développement du jeu théâtral, basé sur des données obtenues au moyen de questionnaires et de recherches historiques, jeu élaboré selon la stratégie éducative visant à la discussion articulant science et art c) Analyse des effets de la pièce pour les participants à la recherche. À cette fin, les étudiants ont répondu à 226 questionnaires, répartis en trois groupes, à savoir : les jeunes artistes, les jeunes scientifiques et les étudiants des écoles publiques. Le groupe que nous avons appelé «les jeunes scientifiques est compos d' tudiants de l’ «Escola Poliécnica Joaquim Venancio » (EPSJV) et d’ tudiants inscrits au «Programme Vocation scientifique » (ProVoc). Dans cette étude, le groupe de « jeunes artistes » est composé d'étudiants qui participent à des activités liées à la langue théâtrale dans deux établissements, à savoir: " Colégio Salesiano Santa Rosa" "Casa das Artes de Laranjeiras" (CAL). Un troisième groupe a intégré notre étude, il est constitu d’ tudiants qui n’appartiennent pas des établissements, des programmes ou des activités de spécialisation artistique ou scientifique. Ce groupe est formé par des étudiants de la «Escola Estadual Cavalcanti Amaro » et du « Collège Jean Jaurès ». Les deux institutions sont publiques. Le premier est situé dans le quartier de Largo do Machado, à Rio de Janeiro, et le deuxième dans la ville de Montreuil-sous-bois en France. Les réponses ont été interprétées selon la méthode de «l'analyse de contenu», systématisée par Laurence Bardin (1978). Les raisons motivant l’ criture de la pièce étaient de deux ordres : la recherche essentiellement historique et les données obtenues à partir des 226 questionnaires. L'intrigue de la pièce «Chaque jeune fille est une reine », c'est l'aventure de deux adolescents désireux de découvrir le monde et eux-mêmes. Ils vivent ces aventures à ème partir de recherches dans de vieux livres, et sont transportés au 16 siècle, en 1582, en Angleterre. Ils y découvrent la vie quotidienne, deviennent amis de la reine, et assistent à une rencontre insolite entre Galilée et Shakespeare. Comme étude pilote sur les effets du nombre conjointement à la recherche sur le public ciblé, deux réunions ont été organisées au cours desquelles ont été développés des jeux théâtraux, des exercices pour aborder les thèmes explorés dans le jeu et répondre à un questionnaire. Culminant en une lecture dramatisée de la pièce, ces réunions ont permis l'identification des forces et des limites du texte comme point de départ pour la discussion sur la science.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCiência & teatroEstudantes de ensino básicoPercepção de ciência & arteEnsino de ciênciasShakespeare & GalileuScience & theatrePerception of science & artScience educationShakespeare & GalileoScience & théâtreÉtudiantsPerception de la science et l'artL'enseignement des sciencesShakespeare & GalileoIntegrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.Integrating the perception of students into a creation of a theatre play: an alternative for science education in dialogue with the arts.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2012-06-01Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo CruzInstituto Oswaldo CruzRio de Janeiro/RJPós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALDO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair.pdfDO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair.pdfapplication/pdf13191419https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/1/DO%202008%20-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf6e5b67897f2d8e12a3cbd77a50ba9387MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81914https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/2/license.txt7d48279ffeed55da8dfe2f8e81f3b81fMD52TEXTDO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair.pdf.txtDO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair.pdf.txtExtracted texttext/plain804638https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/5/DO%202008%20-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf.txtffd33bd39fc036c1bc76e6178e762bfbMD55THUMBNAILDO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair.pdf.jpgDO 2008 - Thelma Lopes Carlos Gardair.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1359https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/4/DO%202008%20-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf.jpg86faf639c9a8f125f9d18b6f375730aeMD54icict/69572018-04-06 08:50:35.077oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-04-06T11:50:35Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Integrating the perception of students into a creation of a theatre play: an alternative for science education in dialogue with the arts.
title Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
spellingShingle Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
Gardair, Thelma Lopes Carlos
Ciência & teatro
Estudantes de ensino básico
Percepção de ciência & arte
Ensino de ciências
Shakespeare & Galileu
Science & theatre
Perception of science & art
Science education
Shakespeare & Galileo
Science & théâtre
Étudiants
Perception de la science et l'art
L'enseignement des sciences
Shakespeare & Galileo
title_short Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
title_full Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
title_fullStr Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
title_full_unstemmed Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
title_sort Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes.
author Gardair, Thelma Lopes Carlos
author_facet Gardair, Thelma Lopes Carlos
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv La Rocque, Lucia Rodriguez de
Ramos, Luíz Fernando
Merísio, Paulo Ricardo
Ferreira, Francisco Romão
Modena, Celina Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Gardair, Thelma Lopes Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schall, Virgínia Torres
contributor_str_mv Schall, Virgínia Torres
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência & teatro
Estudantes de ensino básico
Percepção de ciência & arte
Ensino de ciências
Shakespeare & Galileu
topic Ciência & teatro
Estudantes de ensino básico
Percepção de ciência & arte
Ensino de ciências
Shakespeare & Galileu
Science & theatre
Perception of science & art
Science education
Shakespeare & Galileo
Science & théâtre
Étudiants
Perception de la science et l'art
L'enseignement des sciences
Shakespeare & Galileo
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Science & theatre
Perception of science & art
Science education
Shakespeare & Galileo
dc.subject.fr.pt_BR.fl_str_mv Science & théâtre
Étudiants
Perception de la science et l'art
L'enseignement des sciences
Shakespeare & Galileo
description O presente estudo aborda aproximações entre ciências e teatros, suas possíveis relações com a educação em ciências, e o papel potencializador da linguagem teatral na construção de imagens menos estereotipadas do cientista e artista. A pesquisa também explora o estímulo ao debate sobre temas científicos, articulado a outros saberes, voltado a estudantes do ensino fundamental e médio. Dentre os principais objetivos desta tese destacam-se: a) Análise das percepções dos sujeitos pesquisados acerca da imagem do cientista, artista e sobre noções de artes e ciências; b) Desenvolvimento de peça teatral, baseada em dados obtidos por meio de questionários e pesquisa histórica, que consista em estratégia educativa voltada para discussão sobre ciências articulada às artes; c) Análise dos efeitos da peça junto aos participantes da pesquisa. Para tanto, 226 estudantes responderam questionário, categorizados em três grupos, a saber: jovens artistas, jovens cientistas e alunos de escolas públicas. O grupo por nós chamado de “jovens cientistas” é composto por estudantes da “Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio” (EPSJV) e alunos que integram o “Programa de Vocação Científica” (PROVOC). Na presente pesquisa o grupo de “jovens artistas” é composto por estudantes que participam de atividades relacionadas à linguagem teatral em duas instituições, a saber: “Casa das Arte de Laranjeiras” (CAL) e “Colégio Salesiano Santa Rosa”. Um terceiro grupo integrou nosso estudo e compôs-se de estudantes que não estavam vinculados a instituições educativas, programas ou atividades voltadas para o desenvolvimento de aptidões artísticas ou científicas. Este grupo foi formado por alunos da “Escola Estadual Amaro Cavalcanti” e do “Collège Jean Jaures”. Ambas as instituições são públicas. A primeira localiza-se no bairro do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, e a segunda na cidade de Montreuil, na França. As respostas foram interpretadas à luz do método de “análise de conteúdo”, sistematizado por Laurence Bardin (1978). Os fundamentos para a escrita da peça foram, principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir dos 226 questionários. A trama da peça “Toda menina é uma rainha” consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado encontro entre Galileu Galilei e William Shakespeare. Como estudo piloto dos efeitos da peça junto ao público alvo da pesquisa, foram realizados dois encontros nos quais desenvolveu-se jogos teatrais, exercícios de aproximação aos temas explorados na peça e preenchimento de questionários. Culminando com a leitura dramatizada da peça, os referidos encontros possibilitaram a identificação de qualidades e limites do texto como ponto de partida para a discussão sobre ciências.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-22T21:12:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-22T21:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6957
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/1/DO%202008%20-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/2/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/5/DO%202008%20-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6957/4/DO%202008%20-%20Thelma%20Lopes%20Carlos%20Gardair.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e5b67897f2d8e12a3cbd77a50ba9387
7d48279ffeed55da8dfe2f8e81f3b81f
ffd33bd39fc036c1bc76e6178e762bfb
86faf639c9a8f125f9d18b6f375730ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324916827717632