Assistência médica na rede pública de Cabinda, República de Angola: como melhorar a qualidade a partir da gestão de quadros médicos
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4647 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a assistência médica na rede pública de Cabinda / República de Angola e tem no seu epicentro a pergunta, “como melhorar a qualidade a partir da gestão de quadros médicos”. O estudo parte do pressuposto de que os gestores têm dificuldades para o recrutamento de profissionais para a província e a fixação destes nas suas zonas rurais e conseqüentemente, identificam-se dificuldades da população para ter acesso aos cuidados médicos. O estudo abrange o período compreendido do ano 2001 a 2004 e tem como objetivo estudar o atual quadro de recursos humanos médicos da área pública da Província de Cabinda visando contribuir para o desenho de estratégias de melhorias de acesso e qualidade de assistência médica. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário cujo roteiro buscou responder as questões sobre motivação, produtividade, rotatividade, condições de atendimento e capacidade de resposta no tocante à qualidade. Para análise dos resultados das entrevistas utilizamos métodos de análise qualitativa e ferramentas do planejamento estratégico situacional. Algumas categorias previamente definidas como qualificação (especialização e educação continuada), motivação, condições de atendimento e remuneração nortearam a análise. Constatamos ao longo do estudo que a qualidade da assistência médica em Cabinda é baixa considerando que os usuários, bem como os profissionais, não conseguem satisfazer as suas necessidades.O índice médico/ habitante por exemplo, é extremamente baixo sendo a média de 1 médico para 3.356 habitantes e em algumas localidades não existe nenhum sequer para atender uma comunidade de mais de 35.000 habitantes para além das deficientes condições de trabalho e a pouca motivação dos profissionais. Foi construída uma rede de causalidade, a partir dos resultados dos questionários que aplicamos aos médicos e gestores, e apresentamos propostas de ações para o enfrentamento da situação como por exemplo, o recrutamento e admissão de novos médicos, financiamento de bolsas de estudo e reorganização dos serviços e reestruturação da rede de saúde. O estudo conclui que é necessário aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros grupos profissionais e que a elaboração e implementação de políticas que visam o melhoramento da gestão dos profissionais do setor pode contribuir para o melhoramento da qualidade do atendimento médico na província. |
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Oliveira, Miguel dos Santos deArtmann, Elizabeth2012-09-06T01:11:03Z2012-09-06T01:11:03Z2005OLIVEIRA, Miguel dos Santos de. Assistência Médica na Rede Pública de Cabinda / República de Angola: como melhorar a qualidade a partir da gestão de quadros médicos. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4647Este trabalho apresenta um estudo sobre a assistência médica na rede pública de Cabinda / República de Angola e tem no seu epicentro a pergunta, “como melhorar a qualidade a partir da gestão de quadros médicos”. O estudo parte do pressuposto de que os gestores têm dificuldades para o recrutamento de profissionais para a província e a fixação destes nas suas zonas rurais e conseqüentemente, identificam-se dificuldades da população para ter acesso aos cuidados médicos. O estudo abrange o período compreendido do ano 2001 a 2004 e tem como objetivo estudar o atual quadro de recursos humanos médicos da área pública da Província de Cabinda visando contribuir para o desenho de estratégias de melhorias de acesso e qualidade de assistência médica. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário cujo roteiro buscou responder as questões sobre motivação, produtividade, rotatividade, condições de atendimento e capacidade de resposta no tocante à qualidade. Para análise dos resultados das entrevistas utilizamos métodos de análise qualitativa e ferramentas do planejamento estratégico situacional. Algumas categorias previamente definidas como qualificação (especialização e educação continuada), motivação, condições de atendimento e remuneração nortearam a análise. Constatamos ao longo do estudo que a qualidade da assistência médica em Cabinda é baixa considerando que os usuários, bem como os profissionais, não conseguem satisfazer as suas necessidades.O índice médico/ habitante por exemplo, é extremamente baixo sendo a média de 1 médico para 3.356 habitantes e em algumas localidades não existe nenhum sequer para atender uma comunidade de mais de 35.000 habitantes para além das deficientes condições de trabalho e a pouca motivação dos profissionais. Foi construída uma rede de causalidade, a partir dos resultados dos questionários que aplicamos aos médicos e gestores, e apresentamos propostas de ações para o enfrentamento da situação como por exemplo, o recrutamento e admissão de novos médicos, financiamento de bolsas de estudo e reorganização dos serviços e reestruturação da rede de saúde. O estudo conclui que é necessário aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros grupos profissionais e que a elaboração e implementação de políticas que visam o melhoramento da gestão dos profissionais do setor pode contribuir para o melhoramento da qualidade do atendimento médico na província.This Work presents a study about public health care in Cabinda province, Republic of Angola, and has as its core question, “how to improve quality beginning with the management of medical personnel”. This study start from pressupposition that managers have difficulties in recruiting professionals for the province and assigning them to rural areas and, consequently difficulties are identified in enabling the population`s access to medical care. This study covers the period from 2001 to 2004, and has as its goal to study the current scheme of Cabinda`s public medical human resources, aiming to contribute in designing of strategies to improve both access and health care quality. The research was carried out through a questionnaire that attempted to answer questions on motivation, productivity, rotativity, work conditions and ability to respond qualitatively to health care issues. To analyse the results of the survey, we employed methods of qualitative analysis and tools of strategic situational planning. Some categories previously defined as qualification (specialisation and continuing education), motivation, assistance conditions and remuneration, permeated the analysis. We found out by this study that the quality of health assistance is low considering that health care users as well as medical professionals, can not satisfy their needs. The index doctor/citizen , for example, is extremely low reaching the average of one doctor per every 3.356 citizens, and in some locations there is not a single doctor to atend a community of over 35.000 citizens, beyond the poor work conditions and the weak motivation of the professionals. A network of causality was built from the questionnaire results that we received from doctors and managers, and we have offered proposals to deal with the situation, as for example, recruiting e admission of new doctors, scholarships financing, reorganization of services, and the overall restructuring of Cabinda health care network. This study concludes that further research is needed over this issue in other professional groups and that the designing and implementation of policies that aim to improve the tenure of the professionals in this area, may well contribute to the improvement of quality in the Cabinda province health assistance.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porRecursos Humanos em SaúdeMédicosGestão de Recursos humanosPlanejamento Estratégico SituacionalMotivaçãoHuman Resources for HealthDoctorsManagement of Human ResourcesSituational Strategic PlaningMotivationAssistência MédicaAcesso aos Serviços de SaúdePlanos de Incentivos MédicosÁrea Carente de Assistência MédicaGestão da QualidadeMédicosAssistência médica na rede pública de Cabinda, República de Angola: como melhorar a qualidade a partir da gestão de quadros médicosPublic medical assistance in the Cabinda, Republic of Angola: as improve the quality from the management of medical chartsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4647/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALmiguel_santos_oliveira_ensp_mest_2005.pdfapplication/pdf814993https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4647/2/miguel_santos_oliveira_ensp_mest_2005.pdf7b4816b915ede047a3d98de93fed5c8fMD52TEXT808.pdf.txt808.pdf.txtExtracted texttext/plain301999https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4647/5/808.pdf.txt661ede6f0fbb412ad77ef6220dc4b952MD55THUMBNAIL808.pdf.jpg808.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4647/4/808.pdf.jpg94ef147eecde2072d943543a5d8fe941MD54icict/46472023-01-17 14:23:57.428oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T17:23:57Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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