A atuação do agente administrativo nas policlínicas da cidade do Recife e a qualidade dos serviços de saúde
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30252 |
Resumo: | A atuação dos agentes administrativos interfere tanto no sucesso como no fracasso do desenvolvimento das ações pelos serviços de saúde, visto que esses profissionais estão envolvidos em inúmeros processos de trabalho, inclusive no atendimento direto à população. Esse estudo teve como objetivo analisar a atuação do Agente Administrativo em relação à qualidade dos serviços de saúde, nas Policlínicas da Cidade do Recife. Estudar esses profissionais inseridos nas atividades operacionais servirá como base para o planejamento e organização dos serviços. O estudo, do tipo descritivo e quantitativo, foi realizado com os agentes administrativos que atuam nas recepções dos ambulatórios, dos serviços de pronto atendimento (SPA), nos serviço de arquivo médico e estatístico (SAME) e nas farmácias. Foram coletados dados primários no período de junho a julho de 2008, por meio de um questionário fechado, já validado para outras categorias profissionais, com a finalidade de avaliar fatores relacionados ao desempenho pessoal e característica profissional: comprometimento, divisão de responsabilidade, comunicação e coordenação externa, criatividade e inovação, eficácia/eficiência/produtividade, ambiente psicológico em geral, tomada de decisão, consciência de qualidade e reconhecimento e recompensa. A amostra final foi do tipo intencional, totalizando 76 sujeitos. Foram observados nesse estudo seis aspectos considerados positivos: o aspecto Eficácia/eficiência/produtividade obteve 86,2 por cento (65 entrevistados), seguido por Reconhecimento e Recompensa, com 80,3 por cento (61 entrevistados), Comprometimento com 79,0 por cento (59 entrevistados), Ambiente Psicológico em geral com 76,7 por cento (58 entrevistados), Divisão de responsabilidade com 65,1 por cento (49 entrevistados) e Criatividade e Inovação com 61,2 por cento (47 entrevistados). Como aspectos a serem desenvolvidos destacam-se a tomada de decisão com 75,3 por cento (55 entrevistados), a consciência de qualidade com 65,8 por cento (48 entrevistados) e a comunicação e coordenação externa com 51,3 por cento (37 entrevistados). A principal conclusão do estudo foi de que a atuação dos agentes administrativos das Policlínicas do município do Recife foi avaliada de forma positiva, no entanto existem alguns fatores que necessitam de investimentos a fim de que se obtenham profissionais com bom desempenho e conseqüentemente sejam oferecidos serviços de qualidade, principalmente com relação à tomada de decisão, consciência de qualidade e comunicação e coordenação externa |
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Villa-Chan, Flávia Moura Leite de SáArruda, Márcia Helena Barreto C. deOliveira, Maria Das Graças Dias MarinhoGurgel, Idê Gomes DantasMedeiros, Kátia Rejane deGurgel, Idê Gomes Dantas2018-11-27T14:20:30Z2018-11-27T14:20:30Z2008VILLA-CHAN, Flávia Moura Leite de Sá; ARRUDA, Márcia Helena Barreto C. de; OLIVEIRA, Maria das Graças Dias Marinho. A atuação do agente administrativo nas policlínicas da cidade do Recife e a qualidade dos serviços de saúde. 2008. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde pública) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2008.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30252A atuação dos agentes administrativos interfere tanto no sucesso como no fracasso do desenvolvimento das ações pelos serviços de saúde, visto que esses profissionais estão envolvidos em inúmeros processos de trabalho, inclusive no atendimento direto à população. Esse estudo teve como objetivo analisar a atuação do Agente Administrativo em relação à qualidade dos serviços de saúde, nas Policlínicas da Cidade do Recife. Estudar esses profissionais inseridos nas atividades operacionais servirá como base para o planejamento e organização dos serviços. O estudo, do tipo descritivo e quantitativo, foi realizado com os agentes administrativos que atuam nas recepções dos ambulatórios, dos serviços de pronto atendimento (SPA), nos serviço de arquivo médico e estatístico (SAME) e nas farmácias. Foram coletados dados primários no período de junho a julho de 2008, por meio de um questionário fechado, já validado para outras categorias profissionais, com a finalidade de avaliar fatores relacionados ao desempenho pessoal e característica profissional: comprometimento, divisão de responsabilidade, comunicação e coordenação externa, criatividade e inovação, eficácia/eficiência/produtividade, ambiente psicológico em geral, tomada de decisão, consciência de qualidade e reconhecimento e recompensa. A amostra final foi do tipo intencional, totalizando 76 sujeitos. Foram observados nesse estudo seis aspectos considerados positivos: o aspecto Eficácia/eficiência/produtividade obteve 86,2 por cento (65 entrevistados), seguido por Reconhecimento e Recompensa, com 80,3 por cento (61 entrevistados), Comprometimento com 79,0 por cento (59 entrevistados), Ambiente Psicológico em geral com 76,7 por cento (58 entrevistados), Divisão de responsabilidade com 65,1 por cento (49 entrevistados) e Criatividade e Inovação com 61,2 por cento (47 entrevistados). Como aspectos a serem desenvolvidos destacam-se a tomada de decisão com 75,3 por cento (55 entrevistados), a consciência de qualidade com 65,8 por cento (48 entrevistados) e a comunicação e coordenação externa com 51,3 por cento (37 entrevistados). A principal conclusão do estudo foi de que a atuação dos agentes administrativos das Policlínicas do município do Recife foi avaliada de forma positiva, no entanto existem alguns fatores que necessitam de investimentos a fim de que se obtenham profissionais com bom desempenho e conseqüentemente sejam oferecidos serviços de qualidade, principalmente com relação à tomada de decisão, consciência de qualidade e comunicação e coordenação externaFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porQualidade de Serviços de SaúdeAgente AdministrativoAvaliação de DesempenhoGestão de Serviços de SaúdeServiços de Média ComplexidadePoliclínicas de SaúdePessoal de saúdeServiços de saúdeGestão em saúdeAvaliação de desempenhoCentros de saúdeA atuação do agente administrativo nas policlínicas da cidade do Recife e a qualidade dos serviços de saúdeThe performance of the administrative agent in the polyclinics of Recife and quality of health servicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2008Departamento de Saúde ColetivaInstituto Aggeu MagalhãesRecife/PEPrograma de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL773.pdfapplication/pdf885466https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30252/1/773.pdfc259a12298bbcff03fbae5a44306a09cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30252/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT773.pdf.txt773.pdf.txtExtracted texttext/plain86918https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30252/3/773.pdf.txt0235077f8e962892c3f7fb1dcb27b788MD53icict/302522018-11-28 02:00:31.494oai:www.arca.fiocruz.br:icict/30252Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-11-28T04:00:31Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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