Descrição e avaliação do conhecimento da população sobre a política de regulação econômica de medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Fernanda Maciel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Araújo, Marcus Aurélio Miranda de, Freitas, Paulo do Carmo, Alaver, Rodrigo Thomaz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54233
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou no ano 2000 que um terço da população mundial não tem acesso regular aos medicamentos essenciais, fato este que se deve aos elevados preços e à ausência de capacidade de regulação do mercado farmacêutico. A regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, atualmente realizada por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, tem desenvolvido ferramentas que visam defender o consumidor e aumentar o acesso da população aos medicamentos. Entretanto, ainda não foram realizados estudos que avaliem o conhecimento da população sobre este assunto. Objetivo: O objetivo primário foi avaliar o conhecimento da população frequentadora de drogarias do Plano Piloto e dos funcionários da ANVISA, em relação à regulação de preços de medicamentos. Os objetivos específicos foram avaliar o conhecimento das populações estudadas sobre Preço Máximo ao Consumidor - PMC, sobre o preço diferenciado de medicamentos genéricos, estimar gastos mensais das duas amostras e fazer uma análise comparativa preliminar entre as frequencias obtidas para as duas amostras. Metodologia: O estudo realizado é um estudo transversal descritivo e analítico. Constitui-se na aplicação de questionários distintos para avaliar o conhecimento sobre a regulação de preços de medicamentos e hábitos de consumo para consumidores entrevistados na porta de drogarias e para funcionários da ANVISA. A pesquisa foi realizada por amostragem de acordo com a localização da farmácia e de acordo com a área de lotação do funcionário na ANVISA. Resultados: Foram entrevistados 105 consumidores em drogarias e 140 funcionários da ANVISA. Ao serem questionados sobre a existência de regulação do mercado de medicamentos, 51,43% e 87,14% dos consumidores de drogaria e dos funcionários da ANVISA, respectivamente, declararam existir regulação desses produtos. Com relação ao PMC, o conhecimento foi de 20,00% dos entrevistados em farmácias e 57,86% dos funcionários da ANVISA. Apesar do relativo conhecimento sobre PMC, apenas um dos consumidores entrevistados sabia onde pesquisar o PMC, enquanto, 29 dos funcionários da ANVISA conheciam as fontes de pesquisa. Embora haja pouco conhecimento sobre a regulação de preços, 84,76% dos consumidores entrevistados considerou essa atividade exercida pelo governo como importante. Conclusão: Apesar da população considerar importante que os preços de medicamentos sejam regulados pelo Governo, o conhecimento sobre a regulação é pequeno, inclusive sobre as ferramentas de defesa do consumidor.
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spelling Rebelo, Fernanda MacielAraújo, Marcus Aurélio Miranda deFreitas, Paulo do CarmoAlaver, Rodrigo ThomazOliveira, Alexandre Lemgruber Portugal d’Matos, Carlos Alberto deMachado, Jorge Mesquita HuetOliveira, Alexandre Lemgruber Portugal d’2022-08-02T12:59:10Z2022-08-02T12:59:10Z2009REBELO, Fernanda Maciel et al. Descrição e avaliação do conhecimento da população sobre a política de regulação econômica de medicamentos. 2009. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Vigilância Sanitária)—Diretoria Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2009.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54233A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou no ano 2000 que um terço da população mundial não tem acesso regular aos medicamentos essenciais, fato este que se deve aos elevados preços e à ausência de capacidade de regulação do mercado farmacêutico. A regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, atualmente realizada por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, tem desenvolvido ferramentas que visam defender o consumidor e aumentar o acesso da população aos medicamentos. Entretanto, ainda não foram realizados estudos que avaliem o conhecimento da população sobre este assunto. Objetivo: O objetivo primário foi avaliar o conhecimento da população frequentadora de drogarias do Plano Piloto e dos funcionários da ANVISA, em relação à regulação de preços de medicamentos. Os objetivos específicos foram avaliar o conhecimento das populações estudadas sobre Preço Máximo ao Consumidor - PMC, sobre o preço diferenciado de medicamentos genéricos, estimar gastos mensais das duas amostras e fazer uma análise comparativa preliminar entre as frequencias obtidas para as duas amostras. Metodologia: O estudo realizado é um estudo transversal descritivo e analítico. Constitui-se na aplicação de questionários distintos para avaliar o conhecimento sobre a regulação de preços de medicamentos e hábitos de consumo para consumidores entrevistados na porta de drogarias e para funcionários da ANVISA. A pesquisa foi realizada por amostragem de acordo com a localização da farmácia e de acordo com a área de lotação do funcionário na ANVISA. Resultados: Foram entrevistados 105 consumidores em drogarias e 140 funcionários da ANVISA. Ao serem questionados sobre a existência de regulação do mercado de medicamentos, 51,43% e 87,14% dos consumidores de drogaria e dos funcionários da ANVISA, respectivamente, declararam existir regulação desses produtos. Com relação ao PMC, o conhecimento foi de 20,00% dos entrevistados em farmácias e 57,86% dos funcionários da ANVISA. Apesar do relativo conhecimento sobre PMC, apenas um dos consumidores entrevistados sabia onde pesquisar o PMC, enquanto, 29 dos funcionários da ANVISA conheciam as fontes de pesquisa. Embora haja pouco conhecimento sobre a regulação de preços, 84,76% dos consumidores entrevistados considerou essa atividade exercida pelo governo como importante. Conclusão: Apesar da população considerar importante que os preços de medicamentos sejam regulados pelo Governo, o conhecimento sobre a regulação é pequeno, inclusive sobre as ferramentas de defesa do consumidor.The World Health Organization (WHO) estimated in 2000 that a third part of the world population has not regular access to essential medicines. Fact that this is due to high prices and lack of capacity to regulate the pharmaceutical market. Therefore, the economic regulation of the pharmaceutical sector in Brazil, currently held by a Council that regulate the price of medicines in Brazil – CMED has developed tools aimed at protecting the consumer and increase the access of the population to medicines. However have not been performed studies to assess the knowledge of the people about this. Objective: The primary objective was to evaluate the knowledge of the drugstore consumers from the Pilot Plan Plano Piloto and workers of ANVISA, for the regulation of prices of medicines. The specific objectives were to assess the knowledge of the populations on PMC, different price of generic medicines, estimate monthly expenses of the two samples and a preliminary comparative analysis between the two samples. Methodology: The study developed is a cross descriptive and analytical study. Based in the application of different questionnaires for to assess the knowledge about regulation of prices of medicines and consumption habits of consumers interviewed in the door of the drugstore and workers of ANVISA. The research was conducted by sampling according to the location of the drugstore and in accordance with the area of capacity in the workers of ANVISA. Results: there were interviewed 105 consumers in drugstores and 140 workers of ANVISA. When asked about the existence of market regulation of drugs, 51.43% and 87.14% of drug users and employees of ANVISA, respectively, said there is regulation of these products. About the PMC, the knowledge was 20.00% of respondents in pharmacies and 57.86% of the employees of ANVISA. Despite of the relative knowledge of PMC, only 01 of the respondents knew where consumers search the PMC, and the employees of ANVISA, 29 knew the sources of research. Although the poor knowledge on the regulation of prices, 84.76% of consumers interviewed considered this activity exerted by the government as important. Conclusion: Although the population consider important that the prices of medicines are regulated by the government, the knowledge of the regulation is small, even on the tools of consumer protection.Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.porComercialização de medicamentosLegislação de medicamentosPolítica nacional de medicamentosPreço de medicamentoPreparações farmacêuticasRegulamentação governamentalMaximum price to consumersGeneric drugsRegulation of price of medicinesComercialização de MedicamentosLegislação de MedicamentosPolítica Nacional de MedicamentosPreço de MedicamentoPreparações FarmacêuticasRegulamentação GovernamentalDescrição e avaliação do conhecimento da população sobre a política de regulação econômica de medicamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2009-07-23Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de BrasíliaBrasília/DFPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/54233/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALmarcus_araujo_fiodf_espec_2009.pdfmarcus_araujo_fiodf_espec_2009.pdfTCCapplication/pdf250351https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/54233/2/marcus_araujo_fiodf_espec_2009.pdfd95a342bf52032aa3813f2ce1f61a444MD52Termos_Fernanda Rebelo_Marcus Araujo_Paulo Freitas_Rodrigo Alaver.pdfTermos_Fernanda Rebelo_Marcus Araujo_Paulo Freitas_Rodrigo Alaver.pdfTermos de autorizaçãoapplication/pdf142942https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/54233/3/Termos_Fernanda%20Rebelo_Marcus%20Araujo_Paulo%20Freitas_Rodrigo%20Alaver.pdf90dbb19069f7dd98f875b6560ac0c1d6MD53icict/542332022-08-02 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