As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luíza Mônica Assis da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Galinkin, Ana Lúcia, Almeida, Angela Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855
Resumo: Angela Maria de Oliveira Almeida - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento.
id CRUZ_e74f5c45e5f019d03844f63dfc7be5eb
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/43855
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Silva, Luíza Mônica Assis daGalinkin, Ana LúciaAlmeida, Angela Maria de Oliveira2020-10-07T14:46:47Z2020-10-07T14:46:47Z2013SILVA, Luíza Mônica Assis da; GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveiral. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013.2238-2593https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4385510.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176Angela Maria de Oliveira Almeida - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento.Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam de acordo com a sua condição de consumidores Essas representações dialogam com a representação hegemônica do capitalismo.This article aims at identifying the social representations of social responsibility in the institutional advertising of a Brazilian bank and the speech of its employees and clients. Taking as a reference the social representations theory: representations were identified in institutional TV ads using the semiotic method; a survey was conducted on a sample of 640 employees and 377 student clients. The results show different representations. The one conveyed by the company seeks to legitimize its interests. Employees develop representations of identity in a way that is close to the official discourse. Clients represent according to their status as consumers. These representations are in tune with the hegemonic representation of capitalism.Este artículo tiene como objetivo identificar las representaciones sociales de responsabilidad social en la publicidad institucional de un banco brasileño y en el discurso de sus funcionarios y clientes. Teniendo como referencia la teoría de las representaciones sociales (TRS), identificamos las representaciones en comerciales institucionales para la televisión, por medio del método semiótico y aplicamos una encuesta para una muestra de 640 funcionarios y 377 estudiantes/ clientes. Los resultados muestran distintas representaciones. La vehiculada por la empresa busca legitimar sus objetivos. Los funcionarios elaboran representaciones que identifican y se acercan al discurso oficial. Los clientes se representan de acuerdo con su condición de consumidores. Estas representaciones dialogan con la representación hegemónica del capitalismo.Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-graduação em Comunicação. Brasília, DF, Brasil.Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”. Brasília, DF, Brasil.porUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesOrganizationsCommunicationRepresentações sociaisResponsablidade socialComunicação organizacionalSocial representationsSocial responsibilityOrganizational communicationRepresentaciones socialesResponsabilidad socialComunicación organizacionalOrganizaçõesComunicaçãoAs várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiroThe different sides of the same coin: representations of social responsibility in a Brazilian bankLas varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasileroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALve_Luiza_Silva_etal.pdfve_Luiza_Silva_etal.pdfapplication/pdf3773051https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/2/ve_Luiza_Silva_etal.pdf41fbaac77b467a10c5966754b664f164MD52TEXTve_Luiza_Silva_etal.pdf.txtve_Luiza_Silva_etal.pdf.txtExtracted texttext/plain36976https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/3/ve_Luiza_Silva_etal.pdf.txta4e6a71073f71e583ef353d71482b12cMD53icict/438552020-10-08 02:05:00.471oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-10-08T05:05Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The different sides of the same coin: representations of social responsibility in a Brazilian bank
Las varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasilero
title As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
spellingShingle As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
Silva, Luíza Mônica Assis da
Organizations
Communication
Representações sociais
Responsablidade social
Comunicação organizacional
Social representations
Social responsibility
Organizational communication
Representaciones sociales
Responsabilidad social
Comunicación organizacional
Organizações
Comunicação
title_short As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
title_full As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
title_fullStr As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
title_full_unstemmed As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
title_sort As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
author Silva, Luíza Mônica Assis da
author_facet Silva, Luíza Mônica Assis da
Galinkin, Ana Lúcia
Almeida, Angela Maria de Oliveira
author_role author
author2 Galinkin, Ana Lúcia
Almeida, Angela Maria de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luíza Mônica Assis da
Galinkin, Ana Lúcia
Almeida, Angela Maria de Oliveira
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv Organizations
Communication
topic Organizations
Communication
Representações sociais
Responsablidade social
Comunicação organizacional
Social representations
Social responsibility
Organizational communication
Representaciones sociales
Responsabilidad social
Comunicación organizacional
Organizações
Comunicação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais
Responsablidade social
Comunicação organizacional
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Social representations
Social responsibility
Organizational communication
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv Representaciones sociales
Responsabilidad social
Comunicación organizacional
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Organizações
Comunicação
description Angela Maria de Oliveira Almeida - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T14:46:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T14:46:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luíza Mônica Assis da; GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveiral. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-2593
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176
identifier_str_mv SILVA, Luíza Mônica Assis da; GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveiral. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013.
2238-2593
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/2/ve_Luiza_Silva_etal.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/3/ve_Luiza_Silva_etal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
41fbaac77b467a10c5966754b664f164
a4e6a71073f71e583ef353d71482b12c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009017919766528