As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855 |
Resumo: | Angela Maria de Oliveira Almeida - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento. |
id |
CRUZ_e74f5c45e5f019d03844f63dfc7be5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/43855 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Silva, Luíza Mônica Assis daGalinkin, Ana LúciaAlmeida, Angela Maria de Oliveira2020-10-07T14:46:47Z2020-10-07T14:46:47Z2013SILVA, Luíza Mônica Assis da; GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveiral. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013.2238-2593https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4385510.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176Angela Maria de Oliveira Almeida - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento.Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam de acordo com a sua condição de consumidores Essas representações dialogam com a representação hegemônica do capitalismo.This article aims at identifying the social representations of social responsibility in the institutional advertising of a Brazilian bank and the speech of its employees and clients. Taking as a reference the social representations theory: representations were identified in institutional TV ads using the semiotic method; a survey was conducted on a sample of 640 employees and 377 student clients. The results show different representations. The one conveyed by the company seeks to legitimize its interests. Employees develop representations of identity in a way that is close to the official discourse. Clients represent according to their status as consumers. These representations are in tune with the hegemonic representation of capitalism.Este artículo tiene como objetivo identificar las representaciones sociales de responsabilidad social en la publicidad institucional de un banco brasileño y en el discurso de sus funcionarios y clientes. Teniendo como referencia la teoría de las representaciones sociales (TRS), identificamos las representaciones en comerciales institucionales para la televisión, por medio del método semiótico y aplicamos una encuesta para una muestra de 640 funcionarios y 377 estudiantes/ clientes. Los resultados muestran distintas representaciones. La vehiculada por la empresa busca legitimar sus objetivos. Los funcionarios elaboran representaciones que identifican y se acercan al discurso oficial. Los clientes se representan de acuerdo con su condición de consumidores. Estas representaciones dialogan con la representación hegemónica del capitalismo.Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-graduação em Comunicação. Brasília, DF, Brasil.Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”. Brasília, DF, Brasil.porUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e ArtesOrganizationsCommunicationRepresentações sociaisResponsablidade socialComunicação organizacionalSocial representationsSocial responsibilityOrganizational communicationRepresentaciones socialesResponsabilidad socialComunicación organizacionalOrganizaçõesComunicaçãoAs várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiroThe different sides of the same coin: representations of social responsibility in a Brazilian bankLas varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasileroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALve_Luiza_Silva_etal.pdfve_Luiza_Silva_etal.pdfapplication/pdf3773051https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/2/ve_Luiza_Silva_etal.pdf41fbaac77b467a10c5966754b664f164MD52TEXTve_Luiza_Silva_etal.pdf.txtve_Luiza_Silva_etal.pdf.txtExtracted texttext/plain36976https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/3/ve_Luiza_Silva_etal.pdf.txta4e6a71073f71e583ef353d71482b12cMD53icict/438552020-10-08 02:05:00.471oai:www.arca.fiocruz.br:icict/43855Q0VTU8ODTyBOw4NPIEVYQ0xVU0lWQSBERSBESVJFSVRPUyBBVVRPUkFJUwoKQW8gYWNlaXRhciBvcyBURVJNT1MgZSBDT05EScOHw5VFUyBkZXN0YSBDRVNTw4NPLCBvIEFVVE9SIGUvb3UgVElUVUxBUiBkZSBkaXJlaXRvcwphdXRvcmFpcyBzb2JyZSBhIE9CUkEgZGUgcXVlIHRyYXRhIGVzdGUgZG9jdW1lbnRvOgoKKDEpIENFREUgZSBUUkFOU0ZFUkUsIHRvdGFsIGUgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgw6AgRklPQ1JVWiAtIEZVTkRBw4fDg08gT1NXQUxETyBDUlVaLCBlbQpjYXLDoXRlciBwZXJtYW5lbnRlLCBpcnJldm9nw6F2ZWwgZSBOw4NPIEVYQ0xVU0lWTywgdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgcGF0cmltb25pYWlzIE7Dg08KQ09NRVJDSUFJUyBkZSB1dGlsaXphw6fDo28gZGEgT0JSQSBhcnTDrXN0aWNhIGUvb3UgY2llbnTDrWZpY2EgaW5kaWNhZGEgYWNpbWEsIGluY2x1c2l2ZSBvcyBkaXJlaXRvcwpkZSB2b3ogZSBpbWFnZW0gdmluY3VsYWRvcyDDoCBPQlJBLCBkdXJhbnRlIHRvZG8gbyBwcmF6byBkZSBkdXJhw6fDo28gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBlbQpxdWFscXVlciBpZGlvbWEgZSBlbSB0b2RvcyBvcyBwYcOtc2VzOwoKKDIpIEFDRUlUQSBxdWUgYSBjZXNzw6NvIHRvdGFsIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBwZXJtYW5lbnRlIGUgaXJyZXZvZ8OhdmVsIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcwpwYXRyaW1vbmlhaXMgbsOjbyBjb21lcmNpYWlzIGRlIHV0aWxpemHDp8OjbyBkZSBxdWUgdHJhdGEgZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gaW5jbHVpLCBleGVtcGxpZmljYXRpdmFtZW50ZSwKb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBww7pibGljYSBkYSBPQlJBLCBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IHZlw61jdWxvLAppbmNsdXNpdmUgZW0gUmVwb3NpdMOzcmlvcyBEaWdpdGFpcywgYmVtIGNvbW8gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcmVwcm9kdcOnw6NvLCBleGliacOnw6NvLCBleGVjdcOnw6NvLApkZWNsYW1hw6fDo28sIHJlY2l0YcOnw6NvLCBleHBvc2nDp8OjbywgYXJxdWl2YW1lbnRvLCBpbmNsdXPDo28gZW0gYmFuY28gZGUgZGFkb3MsIHByZXNlcnZhw6fDo28sIGRpZnVzw6NvLApkaXN0cmlidWnDp8OjbywgZGl2dWxnYcOnw6NvLCBlbXByw6lzdGltbywgdHJhZHXDp8OjbywgZHVibGFnZW0sIGxlZ2VuZGFnZW0sIGluY2x1c8OjbyBlbSBub3ZhcyBvYnJhcyBvdQpjb2xldMOibmVhcywgcmV1dGlsaXphw6fDo28sIGVkacOnw6NvLCBwcm9kdcOnw6NvIGRlIG1hdGVyaWFsIGRpZMOhdGljbyBlIGN1cnNvcyBvdSBxdWFscXVlciBmb3JtYSBkZQp1dGlsaXphw6fDo28gbsOjbyBjb21lcmNpYWw7CgooMykgUkVDT05IRUNFIHF1ZSBhIGNlc3PDo28gYXF1aSBlc3BlY2lmaWNhZGEgY29uY2VkZSDDoCBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTyBPU1dBTERPCkNSVVogbyBkaXJlaXRvIGRlIGF1dG9yaXphciBxdWFscXVlciBwZXNzb2Eg4oCTIGbDrXNpY2Egb3UganVyw61kaWNhLCBww7pibGljYSBvdSBwcml2YWRhLCBuYWNpb25hbCBvdQplc3RyYW5nZWlyYSDigJMgYSBhY2Vzc2FyIGUgdXRpbGl6YXIgYW1wbGFtZW50ZSBhIE9CUkEsIHNlbSBleGNsdXNpdmlkYWRlLCBwYXJhIHF1YWlzcXVlcgpmaW5hbGlkYWRlcyBuw6NvIGNvbWVyY2lhaXM7CgooNCkgREVDTEFSQSBxdWUgYSBvYnJhIMOpIGNyaWHDp8OjbyBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSDDqSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGFxdWkgY2VkaWRvcyBlIGF1dG9yaXphZG9zLApyZXNwb25zYWJpbGl6YW5kby1zZSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIHBlbG8gY29udGXDumRvIGUgb3V0cm9zIGVsZW1lbnRvcyBxdWUgZmF6ZW0gcGFydGUgZGEgT0JSQSwKaW5jbHVzaXZlIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHZveiBlIGltYWdlbSB2aW5jdWxhZG9zIMOgIE9CUkEsIG9icmlnYW5kby1zZSBhIGluZGVuaXphciB0ZXJjZWlyb3MgcG9yCmRhbm9zLCBiZW0gY29tbyBpbmRlbml6YXIgZSByZXNzYXJjaXIgYSBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTyBPU1dBTERPIENSVVogZGUKZXZlbnR1YWlzIGRlc3Blc2FzIHF1ZSB2aWVyZW0gYSBzdXBvcnRhciwgZW0gcmF6w6NvIGRlIHF1YWxxdWVyIG9mZW5zYSBhIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91CmRpcmVpdG9zIGRlIHZveiBvdSBpbWFnZW0sIHByaW5jaXBhbG1lbnRlIG5vIHF1ZSBkaXogcmVzcGVpdG8gYSBwbMOhZ2lvIGUgdmlvbGHDp8O1ZXMgZGUgZGlyZWl0b3M7CgooNSkgQUZJUk1BIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgUG9sw610aWNhIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0byBkYSBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTwpPU1dBTERPIENSVVogZSBhcyBkaXJldHJpemVzIHBhcmEgbyBmdW5jaW9uYW1lbnRvIGRvIHJlcG9zaXTDs3JpbyBpbnN0aXR1Y2lvbmFsIEFSQ0EuCgpBIFBvbMOtdGljYSBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRlIEFjZXNzbyBBYmVydG8gZGEgRklPQ1JVWiAtIEZVTkRBw4fDg08gT1NXQUxETyBDUlVaIHJlc2VydmEKZXhjbHVzaXZhbWVudGUgYW8gQVVUT1Igb3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGUgb3MgdXNvcyBjb21lcmNpYWlzIHNvYnJlIGFzIG9icmFzIGRlIHN1YSBhdXRvcmlhCmUvb3UgdGl0dWxhcmlkYWRlLCBzZW5kbyBvcyB0ZXJjZWlyb3MgdXN1w6FyaW9zIHJlc3BvbnPDoXZlaXMgcGVsYSBhdHJpYnVpw6fDo28gZGUgYXV0b3JpYSBlIG1hbnV0ZW7Dp8OjbwpkYSBpbnRlZ3JpZGFkZSBkYSBPQlJBIGVtIHF1YWxxdWVyIHV0aWxpemHDp8Ojby4KCkEgUG9sw610aWNhIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0byBkYSBGSU9DUlVaIC0gRlVOREHDh8ODTyBPU1dBTERPIENSVVoKcmVzcGVpdGEgb3MgY29udHJhdG9zIGUgYWNvcmRvcyBwcmVleGlzdGVudGVzIGRvcyBBdXRvcmVzIGNvbSB0ZXJjZWlyb3MsIGNhYmVuZG8gYW9zIEF1dG9yZXMKaW5mb3JtYXIgw6AgSW5zdGl0dWnDp8OjbyBhcyBjb25kacOnw7VlcyBlIG91dHJhcyByZXN0cmnDp8O1ZXMgaW1wb3N0YXMgcG9yIGVzdGVzIGluc3RydW1lbnRvcy4KRepositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-10-08T05:05Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The different sides of the same coin: representations of social responsibility in a Brazilian bank Las varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasilero |
title |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
spellingShingle |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro Silva, Luíza Mônica Assis da Organizations Communication Representações sociais Responsablidade social Comunicação organizacional Social representations Social responsibility Organizational communication Representaciones sociales Responsabilidad social Comunicación organizacional Organizações Comunicação |
title_short |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
title_full |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
title_fullStr |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
title_full_unstemmed |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
title_sort |
As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro |
author |
Silva, Luíza Mônica Assis da |
author_facet |
Silva, Luíza Mônica Assis da Galinkin, Ana Lúcia Almeida, Angela Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Galinkin, Ana Lúcia Almeida, Angela Maria de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luíza Mônica Assis da Galinkin, Ana Lúcia Almeida, Angela Maria de Oliveira |
dc.subject.mesh.pt_BR.fl_str_mv |
Organizations Communication |
topic |
Organizations Communication Representações sociais Responsablidade social Comunicação organizacional Social representations Social responsibility Organizational communication Representaciones sociales Responsabilidad social Comunicación organizacional Organizações Comunicação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Representações sociais Responsablidade social Comunicação organizacional |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Social representations Social responsibility Organizational communication |
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv |
Representaciones sociales Responsabilidad social Comunicación organizacional |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Organizações Comunicação |
description |
Angela Maria de Oliveira Almeida - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-07T14:46:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-07T14:46:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Luíza Mônica Assis da; GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveiral. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-2593 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luíza Mônica Assis da; GALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveiral. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013. 2238-2593 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/2/ve_Luiza_Silva_etal.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43855/3/ve_Luiza_Silva_etal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a560609d32a3863062d77ff32785d58 41fbaac77b467a10c5966754b664f164 a4e6a71073f71e583ef353d71482b12c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009017919766528 |