A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Guimarães e
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013nfg
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006.
id UFSM_689174be96d36e71c337f63348939743
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18469
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade socialComunicação organizacionalCultura organizacionalResponsabilidade socialOrganizational communicationOrganizational cultureSocial responsibilityComunicación organizacionalResponsabilidad socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006.This study has as a purpose to understand, through a bibliographyc research, the comunication importance as a broadcaster of cultural changings among the audiences from the organizations that adopted the social responsibility in their management everyday, as a practice characterized by the worry about the relations quality to their differents audiences or stakeholders. The incorporation of the social responsibility practice applies cultural and administrative changings to make possible new action ways, behavior and comunication noticed and accepted by the audience as socially responsable. The social responsibility is the material base that unites in regulator ways of the relationship in the society and, by the media, by the social integration process as well as the social construction delegated by the other social fields becames the relation reference point because of a power simbolically exercised by their means and messages.Este estudio tiene como objetivo comprender, a partir de una investigación bibliográfica, la importancia de la comunicación como difusora de cambios culturales entre los públicos de las organizaciones que adotan la responsabilidad social en el cotidiano de su gestión, como prática caracterizada por la preocupación con la calidad de las relaciones para con sus distintos públicos o “stakeholders”. La incorporación de la prática de la responsabilidad social requiere cambios culturales y gerenciales para posibilitar nueva formas de actuación, comportamiento y comunicación notados y aceptos por los públicos como socialmente responsables. La responsabilidad social es la base material que se agrega en formas reguladoras del relacionamiento en sociedad y, através de la mídia, por los procesos de integración social bien como de la construción social delegada por los otros campos sociales pasa a ser el punto de referéncia de las relaciones por causa de un poder ejercido simbolicamente através de sus medios y mensages.Este estudo tem como objetivo compreender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a importância da comunicação como difusora de mudanças culturais entre os públicos das organizações que adotam a responsabilidade social no cotidiano de sua gestão, como prática caracterizada pela preocupação com a qualidade das relações para com seus diferentes públicos ou stakeholders. A incorporação da prática da responsabilidade social requer mudanças culturais e gerenciais de forma a possibilitar novos modos de atuação, comportamentos e comunicação percebidos e aceitos pelos públicos como socialmente responsáveis. A responsabilidade social é a base material que se consubstancia em formas reguladoras do relacionamento em sociedade e, através da mídia, pelos processos de interações sociais bem como da construção social em si delegada pelos outros campos sociais passa a ser o ponto de referência das relações devido a um poder exercido simbolicamente através de seus meios e mensagens.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasFossá, Maria Ivete TrevisanSilva, Marcela Guimarães e2019-10-04T12:23:55Z2019-10-04T12:23:55Z2007-01-192007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469ark:/26339/0013000013nfgporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-10-05T06:03:02Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-10-05T06:03:02Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
title A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
spellingShingle A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
Silva, Marcela Guimarães e
Comunicação organizacional
Cultura organizacional
Responsabilidade social
Organizational communication
Organizational culture
Social responsibility
Comunicación organizacional
Responsabilidad social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
title_full A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
title_fullStr A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
title_full_unstemmed A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
title_sort A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
author Silva, Marcela Guimarães e
author_facet Silva, Marcela Guimarães e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Cultura organizacional
Responsabilidade social
Organizational communication
Organizational culture
Social responsibility
Comunicación organizacional
Responsabilidad social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação organizacional
Cultura organizacional
Responsabilidade social
Organizational communication
Organizational culture
Social responsibility
Comunicación organizacional
Responsabilidad social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-19
2007
2019-10-04T12:23:55Z
2019-10-04T12:23:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013nfg
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013nfg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821326170175569920