A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013nfg |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. |
id |
UFSM_689174be96d36e71c337f63348939743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18469 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade socialComunicação organizacionalCultura organizacionalResponsabilidade socialOrganizational communicationOrganizational cultureSocial responsibilityComunicación organizacionalResponsabilidad socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006.This study has as a purpose to understand, through a bibliographyc research, the comunication importance as a broadcaster of cultural changings among the audiences from the organizations that adopted the social responsibility in their management everyday, as a practice characterized by the worry about the relations quality to their differents audiences or stakeholders. The incorporation of the social responsibility practice applies cultural and administrative changings to make possible new action ways, behavior and comunication noticed and accepted by the audience as socially responsable. The social responsibility is the material base that unites in regulator ways of the relationship in the society and, by the media, by the social integration process as well as the social construction delegated by the other social fields becames the relation reference point because of a power simbolically exercised by their means and messages.Este estudio tiene como objetivo comprender, a partir de una investigación bibliográfica, la importancia de la comunicación como difusora de cambios culturales entre los públicos de las organizaciones que adotan la responsabilidad social en el cotidiano de su gestión, como prática caracterizada por la preocupación con la calidad de las relaciones para con sus distintos públicos o “stakeholders”. La incorporación de la prática de la responsabilidad social requiere cambios culturales y gerenciales para posibilitar nueva formas de actuación, comportamiento y comunicación notados y aceptos por los públicos como socialmente responsables. La responsabilidad social es la base material que se agrega en formas reguladoras del relacionamiento en sociedad y, através de la mídia, por los procesos de integración social bien como de la construción social delegada por los otros campos sociales pasa a ser el punto de referéncia de las relaciones por causa de un poder ejercido simbolicamente através de sus medios y mensages.Este estudo tem como objetivo compreender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a importância da comunicação como difusora de mudanças culturais entre os públicos das organizações que adotam a responsabilidade social no cotidiano de sua gestão, como prática caracterizada pela preocupação com a qualidade das relações para com seus diferentes públicos ou stakeholders. A incorporação da prática da responsabilidade social requer mudanças culturais e gerenciais de forma a possibilitar novos modos de atuação, comportamentos e comunicação percebidos e aceitos pelos públicos como socialmente responsáveis. A responsabilidade social é a base material que se consubstancia em formas reguladoras do relacionamento em sociedade e, através da mídia, pelos processos de interações sociais bem como da construção social em si delegada pelos outros campos sociais passa a ser o ponto de referência das relações devido a um poder exercido simbolicamente através de seus meios e mensagens.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasFossá, Maria Ivete TrevisanSilva, Marcela Guimarães e2019-10-04T12:23:55Z2019-10-04T12:23:55Z2007-01-192007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469ark:/26339/0013000013nfgporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-10-05T06:03:02Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-10-05T06:03:02Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
title |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
spellingShingle |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social Silva, Marcela Guimarães e Comunicação organizacional Cultura organizacional Responsabilidade social Organizational communication Organizational culture Social responsibility Comunicación organizacional Responsabilidad social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
title_full |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
title_fullStr |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
title_full_unstemmed |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
title_sort |
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social |
author |
Silva, Marcela Guimarães e |
author_facet |
Silva, Marcela Guimarães e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Cultura organizacional Responsabilidade social Organizational communication Organizational culture Social responsibility Comunicación organizacional Responsabilidad social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação organizacional Cultura organizacional Responsabilidade social Organizational communication Organizational culture Social responsibility Comunicación organizacional Responsabilidad social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-19 2007 2019-10-04T12:23:55Z 2019-10-04T12:23:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013nfg |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18469 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013nfg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821326170175569920 |