A qualificação profissional e a política nacional de educação permanente em saúde: considerações sobre o Pró-Saúde e o Pet-Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávia Marinho Duarte dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18936
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – Pneps, e a expressão desta proposta no Programa Nacional de Reorientação Profissional (PRÓ-SAÚDE) e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). O objetivo do estudo é analisar a noção de qualificação profissional presente na Pneps, a partir de sua manifestação nos programas (PRÓ e PET SAÚDE). A metodologia se constituiu da análise de fontes primárias e análise de fontes secundárias. Observa-se que a Política Nacional de Educação Permanente foi pensada não apenas como uma vertente pedagógica, mas sim uma política pública que norteará, a partir dos seus pressupostos, todos os programas e ações para formar e qualificar a força de trabalho em saúde. A Pneps e os seus programas de reorientação da formação profissional apontam para a dimensão da gestão como a solução dos entraves apresentados e o cotidiano dos serviços como espaço privilegiado de “aprender a aprender” e de “aprender a ser e a agir” diante das imprevisibilidades do trabalho em saúde. Essa perspectiva enfatiza a problematização como forma de ensino aprendizagem e o desenvolvimento de atributos pessoais e subjetivos como forma de adaptação a realidade instituída. Sem considerar o princípio educativo do trabalho como base da formação, não avançaremos na direção de uma formação qualificada e também comprometida com os princípios e diretrizes do SUS.
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A metodologia se constituiu da análise de fontes primárias e análise de fontes secundárias. Observa-se que a Política Nacional de Educação Permanente foi pensada não apenas como uma vertente pedagógica, mas sim uma política pública que norteará, a partir dos seus pressupostos, todos os programas e ações para formar e qualificar a força de trabalho em saúde. A Pneps e os seus programas de reorientação da formação profissional apontam para a dimensão da gestão como a solução dos entraves apresentados e o cotidiano dos serviços como espaço privilegiado de “aprender a aprender” e de “aprender a ser e a agir” diante das imprevisibilidades do trabalho em saúde. Essa perspectiva enfatiza a problematização como forma de ensino aprendizagem e o desenvolvimento de atributos pessoais e subjetivos como forma de adaptação a realidade instituída. Sem considerar o princípio educativo do trabalho como base da formação, não avançaremos na direção de uma formação qualificada e também comprometida com os princípios e diretrizes do SUS.This dissertation have like theme the National Policy for Permanent Education in the Health - Pneps, and its expression by Profissional Reorientation National Program (PRÓ-SAÚDE) and Program of Education by Work for Health (PET-SAÚDE). The goal of this study is to analyse the professional qualification present in Pneps, from your manifestation in these programs (PRÓ e PET SAÚDE). The methodology concern by analysis of primary sources and secondary sources. I observe that the National Policy for Permanent Education in Health was thought not only like pedagogical opinion, however a public policy that should to guide, from your principles, all programs and actions to former and to qualify the workforce in the health. The Pneps and yours programs of professional training reorientation argues about its dimension of control as the solution of obstacles showed and the daily services like favorite space "to learn to be and to act" face to unpredictabilities of the work in health. This perspective emphasizes the problematization as way of learnership and developing of personal and subjective atributes as way of adaptation to fixed reality. If we don't consider the educational principle like basis of the formation, we don't go up toward qualified formation and engaged too with the principles and directives of SUS.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porQualificação ProfissionalPolítica Nacional de Educação Permanente em SaúdeTrabalhoEducaçãoProfessional QualificationNational Policy Permanent Health EducationJobEducationEducação Profissional em Saúde PúblicaCredenciamentoPolíticas PúblicasEducação ContinuadaA qualificação profissional e a política nacional de educação permanente em saúde: considerações sobre o Pró-Saúde e o Pet-Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2016-05-12Coordenação de Pós-GraduaçãoFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/18936/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALFlavia_Santos_EPSJV_Mestrado_2016.pdfFlavia_Santos_EPSJV_Mestrado_2016.pdfapplication/pdf1056685https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/18936/2/Flavia_Santos_EPSJV_Mestrado_2016.pdfcf5a6d98c534c61f052cda7385be76c9MD52TEXTFlavia_Santos_EPSJV_Mestrado_2016.pdf.txtFlavia_Santos_EPSJV_Mestrado_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain306251https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/18936/3/Flavia_Santos_EPSJV_Mestrado_2016.pdf.txt544ff919321201ee8e1b66c1cc7ab317MD53icict/189362018-10-18 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