A divulgação científica no Museu de Ciências da Terra: aspectos históricos e dimensões educativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40149 |
Resumo: | O trabalho apresenta um panorama histórico do surgimento do Museu de Ciências da Terra – MCTer no Rio de Janeiro, de sua institucionalização e de seu papel na popularização da Geologia, bem como reflete sobre as estratégias utilizadas para tornar mais eficazes as suas práticas museológicas. A análise da História institucional do Museu é realizada, em boa parte, dentro da perspectiva das trajetórias individuais. O Museu, sob a gestão da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), responsável pelo Serviço Geológico do Brasil, teve grande importância na educação e na divulgação científica das geociências desde 1908, quando foi criado. As Exposições Nacionais no Brasil, realizadas no século XIX e no início do século XX, se constituíram em verdadeiros movimentos de divulgação científica nos quais os estados afirmavam o potencial próprio exibindo seu desenvolvimento tecnológico, econômico, industrial e arquitetônico. A implementação do MCTer ocorreu na Exposição Nacional de 1908, que foi realizada em comemoração ao centenário da abertura dos portos. Conquanto, ao longo do tempo, o Museu pudesse afastar o visitante devido à sua grandiosidade, ele foi se constituindo aos poucos em um espaço público, um lugar de inclusão social por meio da educação geocientífica. As reflexões sobre a divulgação geocientífica no MCTer apontam para a importância da recente implementação do programa de mediação. A mediação possibilitou a melhoria da inclusão nas visitas de pessoas com deficiências por meio de uma linguagem multissensorial e criativa, como por exemplo, a contação de estórias geopaleontológicas nas visitas de pessoas com transtorno cognitivo e/ou psíquico, ou o uso das propriedades organolépticas dos minerais e fósseis, por meio do convite ao toque para aquelas pessoas com deficiência visual. |
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Roitberg, Nathalia WinkelmannCampos, Diogenes de AlmeidaMendes, Marta Ferreira AbdalaDahmouche, Mônica SantosMoreira, Ildeu de Castro2020-02-28T13:44:19Z2020-02-28T13:44:19Z2018ROITBERG, Nathalia Winkelmann. A divulgação científica no Museu de Ciências da Terra: aspectos históricos e dimensões educativas. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40149O trabalho apresenta um panorama histórico do surgimento do Museu de Ciências da Terra – MCTer no Rio de Janeiro, de sua institucionalização e de seu papel na popularização da Geologia, bem como reflete sobre as estratégias utilizadas para tornar mais eficazes as suas práticas museológicas. A análise da História institucional do Museu é realizada, em boa parte, dentro da perspectiva das trajetórias individuais. O Museu, sob a gestão da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), responsável pelo Serviço Geológico do Brasil, teve grande importância na educação e na divulgação científica das geociências desde 1908, quando foi criado. As Exposições Nacionais no Brasil, realizadas no século XIX e no início do século XX, se constituíram em verdadeiros movimentos de divulgação científica nos quais os estados afirmavam o potencial próprio exibindo seu desenvolvimento tecnológico, econômico, industrial e arquitetônico. A implementação do MCTer ocorreu na Exposição Nacional de 1908, que foi realizada em comemoração ao centenário da abertura dos portos. Conquanto, ao longo do tempo, o Museu pudesse afastar o visitante devido à sua grandiosidade, ele foi se constituindo aos poucos em um espaço público, um lugar de inclusão social por meio da educação geocientífica. As reflexões sobre a divulgação geocientífica no MCTer apontam para a importância da recente implementação do programa de mediação. A mediação possibilitou a melhoria da inclusão nas visitas de pessoas com deficiências por meio de uma linguagem multissensorial e criativa, como por exemplo, a contação de estórias geopaleontológicas nas visitas de pessoas com transtorno cognitivo e/ou psíquico, ou o uso das propriedades organolépticas dos minerais e fósseis, por meio do convite ao toque para aquelas pessoas com deficiência visual.This work presents a historical of the emergence of Museum of Earth Sciences - MCTer in Rio de Janeiro and reflections, its institutionalization and its role in the popularization of geology, as well as reflects on the strategies used to make its museological practices more effective. The analysis of the institutional history of the Museum is carried out, to a great extent, within the perspective of the individual trajectories. This Museum, under the management of the Research Company of Mineral Resources (CPRM), responsible for the Brazilian Geological Survey, has been of great importance in the Education and Scientific Divulgation of Geosciences since 1908, when it was created. The National Exhibitions in Brazil have been constituted in real movements of scientific dissemination in the states affirmed their potential by exhibiting their technological, economic, industrial, and architectural development. The implementation of the MCTer took place in the National Exhibition of 1908 in commemoration of the centenary of the opening of the ports although the Museum took away the visitor due to its grandeur, over time, it has truly constituted itself in a public space, a place of social inclusion through geoscientific education. Although, over time, the Museum could alienate the visitor due to its greatness, it was gradually becoming a public space, a place of social inclusion through geoscientific education. The reflections on geoscientific disclosure in MCTer point to the importance of the recent implementation of the mediation program. Mediation made it possible to improve inclusion in the visits of people with disabilities through a multisensory and creative language, such as the counting of geopaleontological short stories during the visits of people with cognitive and/or psychic disorders, or exploring the organoleptic properties of minerals and fossils, through the invitation to the touch to those who have visual deficiency.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porDivulgação CientíficaMCTerGeologiaMediaçãoScience CommunicationMCTerGeosciencesMediationComunicação e Divulgação CientíficaCiências da TerraMuseusA divulgação científica no Museu de Ciências da Terra: aspectos históricos e dimensões educativasThe scientific dissemination in the Museum of Earth Sciences: historical aspects and educational dimensionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40149/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALdissertacao_nathalia_roitberg.pdfdissertacao_nathalia_roitberg.pdfapplication/pdf6376124https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40149/2/dissertacao_nathalia_roitberg.pdfd57bfaa869337d131b679b2ea54fe6d4MD52TEXTdissertacao_nathalia_roitberg.pdf.txtdissertacao_nathalia_roitberg.pdf.txtExtracted texttext/plain353190https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40149/3/dissertacao_nathalia_roitberg.pdf.txtae9c9fd4423f1802e75a171f84cbd0e9MD53icict/401492022-06-23 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