A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Regis Campos da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/519
Resumo: In this work, we have carried out a review about how the luminescence of Eu3+ is used for structural elucidation, more specifically, analysis of the emission spectra of this ion furnishes information about its chemical environment. We also have accomplished a survey with some undergraduate students by application of a semi-structured questionnaire, to assess the way in which these pupils take ownership of certain concepts involving luminescence, especially that of Eu3+. It was noted that the scientific initiation stage generally provides learners with the language that enables them to debate on various concepts related to the luminescence of Eu3+ and its use for structural elucidation. However, from some students’ answers it was possible to note a mechanical appropriation of concepts, without concern about understanding. There seems to be a difference between making science and understanding science. This is worrisome because making science, in general, is one of the main objectives of the research laboratories where undergraduate students work, but it is not necessarily possible to make them understand the concepts they use in this setting.
id CUB_0865c19cec4502254d012177061433fd
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/519
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científicaEu3 + luminescence for structural clarification: Appropriation and use of concepts and languages by undergraduate studentsQuímica - Európio (Eu³+)Európio (Luminescência) - ConceitosEurópio (Luminescência) - LinguagemEurópio (Luminescência) - Iniciação científicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAIn this work, we have carried out a review about how the luminescence of Eu3+ is used for structural elucidation, more specifically, analysis of the emission spectra of this ion furnishes information about its chemical environment. We also have accomplished a survey with some undergraduate students by application of a semi-structured questionnaire, to assess the way in which these pupils take ownership of certain concepts involving luminescence, especially that of Eu3+. It was noted that the scientific initiation stage generally provides learners with the language that enables them to debate on various concepts related to the luminescence of Eu3+ and its use for structural elucidation. However, from some students’ answers it was possible to note a mechanical appropriation of concepts, without concern about understanding. There seems to be a difference between making science and understanding science. This is worrisome because making science, in general, is one of the main objectives of the research laboratories where undergraduate students work, but it is not necessarily possible to make them understand the concepts they use in this setting.Neste trabalho, foi feita uma revisão sobre a maneira com que a luminescência do Eu3+ é usada para elucidação estrutural, mais especificamente, pela análise dos espectros de emissão deste íon, inferir sobre o seu ambiente químico. Também fizemos uma pesquisa com alguns estudantes de iniciação científica, aplicando um questionário semiestruturado, para se avaliar a maneira com que estes estudantes se apropriam de certos conceitos envolvendo a luminescência, em especial a do Eu3+. Notou-se que a iniciação científica, de uma maneira geral, proporciona ao estudante uma linguagem que o permite dissertar sobre diversos conceitos relacionados com a luminescência do Eu3+ e o seu uso para a elucidação estrutural. Porém, em algumas respostas dos estudantes, observa-se uma apropriação de conceitos de forma mecânica, sem a preocupação de sua compreensão. Constata-se que há uma diferença entre o fazer ciência e o compreender ciência, pois o fazer ciência, que de um modo geral, é um dos principais objetivos dos laboratórios de pesquisa onde os estudantes de iniciação científica trabalham, não necessariamente permite compreender os conceitos por eles utilizados.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANCalefi, Paulo Sergio9537847478859172http://lattes.cnpq.br/9537847478859172Silva, Rodrigo Regis Campos da2020-04-14T17:18:17Z2020-04-14T17:18:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rodrigo Régis Campos. A luminescência do Eu³+ para elucidação estrutural: apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica. Franca, SP, 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2010.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-04-14T17:19:44Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/519Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-04-14T17:19:44Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
Eu3 + luminescence for structural clarification: Appropriation and use of concepts and languages by undergraduate students
title A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
spellingShingle A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
Silva, Rodrigo Regis Campos da
Química - Európio (Eu³+)
Európio (Luminescência) - Conceitos
Európio (Luminescência) - Linguagem
Európio (Luminescência) - Iniciação científica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
title_full A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
title_fullStr A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
title_full_unstemmed A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
title_sort A luminescência do Eu3+ para elucidação estrutural: Apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica
author Silva, Rodrigo Regis Campos da
author_facet Silva, Rodrigo Regis Campos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calefi, Paulo Sergio
9537847478859172
http://lattes.cnpq.br/9537847478859172
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Regis Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Európio (Eu³+)
Európio (Luminescência) - Conceitos
Európio (Luminescência) - Linguagem
Európio (Luminescência) - Iniciação científica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Química - Európio (Eu³+)
Európio (Luminescência) - Conceitos
Európio (Luminescência) - Linguagem
Európio (Luminescência) - Iniciação científica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description In this work, we have carried out a review about how the luminescence of Eu3+ is used for structural elucidation, more specifically, analysis of the emission spectra of this ion furnishes information about its chemical environment. We also have accomplished a survey with some undergraduate students by application of a semi-structured questionnaire, to assess the way in which these pupils take ownership of certain concepts involving luminescence, especially that of Eu3+. It was noted that the scientific initiation stage generally provides learners with the language that enables them to debate on various concepts related to the luminescence of Eu3+ and its use for structural elucidation. However, from some students’ answers it was possible to note a mechanical appropriation of concepts, without concern about understanding. There seems to be a difference between making science and understanding science. This is worrisome because making science, in general, is one of the main objectives of the research laboratories where undergraduate students work, but it is not necessarily possible to make them understand the concepts they use in this setting.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-04-14T17:18:17Z
2020-04-14T17:18:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rodrigo Régis Campos. A luminescência do Eu³+ para elucidação estrutural: apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica. Franca, SP, 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2010.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/519
identifier_str_mv SILVA, Rodrigo Régis Campos. A luminescência do Eu³+ para elucidação estrutural: apropriação e utilização de conceitos e linguagens por estudantes de iniciação científica. Franca, SP, 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2010.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311341216235520