Perfil dos consumidores do distrito federal que compram pelo e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabella Maria Ferreira dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Aurilene Timbó de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1094
Resumo: E-commerce is advancing in Brazil and is an important tool to leverage business sales, but for this it is important to know the profile of the customer and what motivates them when they choose a virtual store, so as to better target the products marketed captivating the consumer. This academic work deals with topics such as the emergence of the Internet, concepts of e-commerce, the various modalities of ecommerce according to the parties involved in the transactions, the profile of the Brazilian consumer in general and what makes the customer decide to buy virtually. The research carried out, analyzes the online consumer profile of the Federal District. In order to make this identification possible, data collection was used as a research method in strategic regions, through questionnaires with open and closed questions with a sample of two hundred and seventy-two people. Finally, it is concluded that the virtual consumer of the Federal District is concentrated mainly in the classes C and D, when they choose to buy through e-commerce, they seek the convenience and ease and it is decisive for the finalization of the purchase price lower than those found in a physical store.
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In order to make this identification possible, data collection was used as a research method in strategic regions, through questionnaires with open and closed questions with a sample of two hundred and seventy-two people. Finally, it is concluded that the virtual consumer of the Federal District is concentrated mainly in the classes C and D, when they choose to buy through e-commerce, they seek the convenience and ease and it is decisive for the finalization of the purchase price lower than those found in a physical store.Agência 1O comércio eletrônico está em avanço no Brasil e é uma importante ferramenta para alavancar as vendas do negócio, mas para isso é importante conhecer o perfil do cliente e o que motiva a optar por uma loja virtual, podendo assim direcionar de melhor maneira os produtos comercializados cativando o consumidor. Este trabalho acadêmico aborda temas sobre surgimento da Internet, conceitos do comércio eletrônico, as diversas modalidades de e-commerce de acordo com as partes envolvidas nas transações, perfil do consumidor brasileiro em geral e o que faz o cliente decidir comprar virtualmente. A pesquisa realizada, de caráter descritivo, faz uma análise do perfil dos consumidores online do Distrito Federal. Para que fosse possível realizar essa identificação foi utilizada, como método de pesquisa, a coleta de dados em regiões estratégicas, através de questionários com perguntas abertas e fechadas com uma amostra de duzentas e setenta e duas pessoas. Por fim, conclui-se que o consumidor virtual da região do Distrito Federal encontra-se em grande maioria concentrado nas classes C e D, quando escolhem comprar pelo e-commerce buscam a comodidade e facilidade e é decisivo para a finalização da compra o preço mais baixo dos encontrados em uma loja física.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFAzevedo Junior, Demóstenes Jonatas de9411630475211493http://lattes.cnpq.br/9411630475211493Santos, Isabella Maria Ferreira dosAraújo, Aurilene Timbó de2020-11-16T12:47:11Z2020-11-162020-11-16T12:47:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1094porALBERTIN, Alberto Luiz. Comercio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 6. Ed. São Paulo, Atlas, 2010. ALMEIDA, Raimunda Eunice da Silva; BRENDLE, Vivian; SPINOLA, Noelio Dantaslé. Ecommerce: Evolução, processo de compra, e o desafio da entrega. RDE: Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 16, n. 29, p.138-149, 2014. Disponível em: http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/3251 . Acesso em outubro de 2015. BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. CATALANI, Luciane, André; KISCHINEVSKY, Eduardo Ramos; HEITOR Simão. Ecommerce. 2.ed. Revisada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Ebit a Nielsen Company. Webshoppers 38ª Edição. Disponível em: https://www.ebit.com.br/ . Acesso em: 01 de setembro de 2018. Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo, Atlas, 2002. GUERREIRO, A. S. Análise da Eficiência de Empresas de Comércio Eletrônico usando Técnicas da Análise Envoltória de Dados. 2006. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, RJ, 2006. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª Ed., São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2000. MIRANDA, C.M.C.; ARRUDA, D.M.O. E-produtos e variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: Um estudo com consumidores brasileiros. REAd. Ed. 37, Vol. 10 No. 1, 2004. NAKAMURA, Rodolfo Reijiro. ECommerce na Internet: Fácil de Entender. São Paulo, Érica, 2001. PITWAK, Ana Carolina e FERREIRA, Camila Lopes A utilização do Ecommerce como diferencial das organizações para a conquista de mercado. 2009. Disponível em: http://www.pg.cefetpr.br/incubadora/wpcontent/themes/utfpr-gerec/artigos/14.pdf . Acesso em: 05/09/2018. SEBRAE, Uma breve definição sobre o comércio online, Janeiro de 2016. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/uma-breve-definicao-sobre-ocomercioonline,08cfa5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD . Acesso em: outubro de 2018. SILVA, Leonardo Werner. Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA. Folha de São Paulo. 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