MOTIVAÇÕES E DECISÃO PARA COMPRA DEFININDO O PERFIL DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE | MOTIVATIONS AND DECISION FOR BUYING DEFINING THE CUSTOMER PROFILE ON E-COMMERCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparetto, Jordana Basso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho, Borella, Lucas de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9236
Resumo: Motivadas pelo aumento do consumo online, as plataformas de vendas virtuais ganharam destaque e cada vez mais públicos consumidores em âmbito mundial. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento do consumidor em compras online e o que o influencia nas decisões de consumo, gerando o perfil do cliente no e-commerce. A pesquisa é descritiva de cunho quantitativo, envolvendo uma amostra de 390 respondentes. Os dados foram analisados por meio de análise estatística multivariada, constituída por análise descritiva, cruzamento de dados, análise de correlação e análise de variância. Os achados mais contundentes estão associados às principais motivações, preço, variedade e qualidade de produtos e pouco esforço/conveniência, para realizar compras pela internet. A tomada de decisão para compra pela internet, um dos constructos do modelo da pesquisa, está vinculada ao fato do público consumidor ter recursos de internet, bem como conhecimento e capacidade para usá-la. O perfil obtido é o de um público consumidor jovem que gasta menos de R$ 500,00 em uma compra e que adquire principalmente passagens aéreas, calçados e eletroeletrônicos. A amostra revelou um público bastante ativo nas compras virtuais e que utiliza esse modelo de consumo em função, principalmente, da comodidade e de vantagens financeiras. Esta pesquisa comprovou que o perfil do consumidor só é estruturado ao final do processo de compra e não a priori, como postulado pela maioria dos estudos. ============================================= DOI: 10.18226/23190639.v9n1.06Jordana Basso Gasparetto, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: jordanagasparetto@hotmail.comMargareth Rodrigues de Carvalho Borella*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: mrcborel@ucs.brLucas de Carvalho Borella, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: lcborella@ucs.br   Submetido: Outubro 2020Aceito: Dezembro 2020*Contato para Correspondência 
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