Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alioto, Marcelo Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/967
Resumo: Science education in Brazilian Basic Education has presented successively, unsatisfactory performance in external assessments of performance. There is an urgent need for change in this scenario in which does not teach what you must and that discourages the student learning. This work attempts to find ways to insert in the curriculum of Chemistry in the State of São Paulo, problematizing education conceived by Paulo Freire and manipulated by pedagogical moments of Demétrio Delizoicov. To do this, we applied the research in a public school in the city of Sertãozinho-SP, with the theme of cultivation of sugar cane, theme that is part of the daily life of the city, since it is the crop that moves the economy of the region. Search results allow us to conclude that it is possible to work this issue with the practice of Freire, but not without encountering difficulties in their implementation. Keywords: Problematizing Education; Teaching moments; Chemistry Teaching.
id CUB_364675c8af64d1b42efe950c491c807c
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/967
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São PauloContributions of problematizing education to teaching chemistry in a public school in the state of São PauloEducação ProblematizadoraMomentos PedagógicosEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAScience education in Brazilian Basic Education has presented successively, unsatisfactory performance in external assessments of performance. There is an urgent need for change in this scenario in which does not teach what you must and that discourages the student learning. This work attempts to find ways to insert in the curriculum of Chemistry in the State of São Paulo, problematizing education conceived by Paulo Freire and manipulated by pedagogical moments of Demétrio Delizoicov. To do this, we applied the research in a public school in the city of Sertãozinho-SP, with the theme of cultivation of sugar cane, theme that is part of the daily life of the city, since it is the crop that moves the economy of the region. Search results allow us to conclude that it is possible to work this issue with the practice of Freire, but not without encountering difficulties in their implementation. Keywords: Problematizing Education; Teaching moments; Chemistry Teaching.O ensino de Ciências na Educação Básica brasileira tem apresentado sucessivamente, rendimento insatisfatório nas avaliações externas de desempenho. Há necessidade urgente de mudança desse cenário em que não se ensina o que se deve e se desestimula o aprendizado dos alunos. Este trabalho busca encontrar formas de se inserir no currículo oficial de Química do Estado de São Paulo, a educação problematizadora idealizada por Paulo Freire e instrumentalizada pelos momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov. Para isso, aplicou-se a pesquisa em uma escola pública da cidade de Sertãozinho – SP, com a temática da cultura sucroalcooleira, tema que faz parte do cotidiano da cidade, uma vez que se trata da cultura agrícola que movimenta a economia da região. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que é possível trabalhar esse tema com a prática de Freire, mas não sem encontrar dificuldades em sua execução. Palavras-chave: Educação Problematizadora; Momentos Pedagógicos; Ensino de Química.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANReis, Márcio José dos3519284490175859http://lattes.cnpq.br/3519284490175859Heleno, Vladimir Constantino Gomes8691255594471749http://lattes.cnpq.br/8691255594471749Calefi, Paulo Sergio9537847478859172http://lattes.cnpq.br/9537847478859172Alioto, Marcelo Rodrigo2020-08-28T14:31:09Z2020-08-28T14:31:09Z2015-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALIOTO, Marcelo Rodrigo. Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo. Franca, 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-08-28T14:32:19Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/967Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-08-28T14:32:19Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
Contributions of problematizing education to teaching chemistry in a public school in the state of São Paulo
title Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
spellingShingle Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
Alioto, Marcelo Rodrigo
Educação Problematizadora
Momentos Pedagógicos
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
title_full Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
title_fullStr Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
title_sort Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo
author Alioto, Marcelo Rodrigo
author_facet Alioto, Marcelo Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Márcio José dos
3519284490175859
http://lattes.cnpq.br/3519284490175859
Heleno, Vladimir Constantino Gomes
8691255594471749
http://lattes.cnpq.br/8691255594471749
Calefi, Paulo Sergio
9537847478859172
http://lattes.cnpq.br/9537847478859172
dc.contributor.author.fl_str_mv Alioto, Marcelo Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Problematizadora
Momentos Pedagógicos
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Educação Problematizadora
Momentos Pedagógicos
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Science education in Brazilian Basic Education has presented successively, unsatisfactory performance in external assessments of performance. There is an urgent need for change in this scenario in which does not teach what you must and that discourages the student learning. This work attempts to find ways to insert in the curriculum of Chemistry in the State of São Paulo, problematizing education conceived by Paulo Freire and manipulated by pedagogical moments of Demétrio Delizoicov. To do this, we applied the research in a public school in the city of Sertãozinho-SP, with the theme of cultivation of sugar cane, theme that is part of the daily life of the city, since it is the crop that moves the economy of the region. Search results allow us to conclude that it is possible to work this issue with the practice of Freire, but not without encountering difficulties in their implementation. Keywords: Problematizing Education; Teaching moments; Chemistry Teaching.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-13
2020-08-28T14:31:09Z
2020-08-28T14:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALIOTO, Marcelo Rodrigo. Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo. Franca, 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/967
identifier_str_mv ALIOTO, Marcelo Rodrigo. Contribuições da educação problematizadora ao ensino de química em uma escola pública do estado de São Paulo. Franca, 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311334488571904