A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gerla Myrcea Lima da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2895087586350464
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5517
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as contribuições e potencialidades das abordagens didáticas da simulação virtual e da prática experimental problematizadora na Química como princípio formativo, no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi “Os Estados Físicos da Matéria”. Utilizou-se como ferramenta computacional a simulação virtual PhET Estados da Matéria (1.10) da Universidade do Colorado, por apresentar caráter lúdico, interativo, dinâmico e por tornar possível a visualização em tempo real do movimento e interação das partículas. Para a prática experimental realizou-se a mudança de estado físico da naftalina, sendo desenvolvida pelos alunos e mediada pelo professor, levando-os ao processo de desenvolvimento da curiosidade, investigação e descoberta. Cada ferramenta apresentou-se com característica peculiar e com qualidades variadas, despertando o interesse e motivação dos alunos. Utilizou-se a proposta metodológica adaptada com base na abordagem de Paulo Freire, o qual consiste em dividir a atividade educativa em três momentos pedagógicos (3MP), a saber: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de oficina com 3h/aulas semanais de 50 minutos cada, totalizando 13 encontros, numa turma de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual de Manaus. Assumiu-se a pesquisa-ação como norteadora das atividades realizadas. Entendemos a pesquisa como qualitativa e descritiva. Os dados foram obtidos através de observação, questionários e entrevista e tratados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a abordagem utilizada é promissora, pois promoveu de maneira significativa a reconstrução dos conhecimentos com desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos.
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spelling A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadoraSimulação VirtualExperimentação ProblematizadoraQuímica - Ensino e AprendizagemVirtual SimulationExperimentationCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAO presente trabalho objetivou analisar as contribuições e potencialidades das abordagens didáticas da simulação virtual e da prática experimental problematizadora na Química como princípio formativo, no Ensino Médio. O conteúdo abordado foi “Os Estados Físicos da Matéria”. Utilizou-se como ferramenta computacional a simulação virtual PhET Estados da Matéria (1.10) da Universidade do Colorado, por apresentar caráter lúdico, interativo, dinâmico e por tornar possível a visualização em tempo real do movimento e interação das partículas. Para a prática experimental realizou-se a mudança de estado físico da naftalina, sendo desenvolvida pelos alunos e mediada pelo professor, levando-os ao processo de desenvolvimento da curiosidade, investigação e descoberta. Cada ferramenta apresentou-se com característica peculiar e com qualidades variadas, despertando o interesse e motivação dos alunos. Utilizou-se a proposta metodológica adaptada com base na abordagem de Paulo Freire, o qual consiste em dividir a atividade educativa em três momentos pedagógicos (3MP), a saber: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de oficina com 3h/aulas semanais de 50 minutos cada, totalizando 13 encontros, numa turma de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual de Manaus. Assumiu-se a pesquisa-ação como norteadora das atividades realizadas. Entendemos a pesquisa como qualitativa e descritiva. Os dados foram obtidos através de observação, questionários e entrevista e tratados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a abordagem utilizada é promissora, pois promoveu de maneira significativa a reconstrução dos conhecimentos com desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos.The research aimed to analyse the contributions and potentialities of the didactic approaches of virtual simulation and experimental practical for questions in the chemistry as formative principle, on high school. The content addressed was “The Physical States of Material”. It was employed how a computer tool the virtual simulation states of material PhET (1.10) from Colorado University, because it presents ludic, interactive, dynamic features and it makes possible the visualization , on real time, of the motion and interation particles. For the experiment it was held the naphtalene physical state change, developed by the students, and oriented by the theacher, Who conducted the students to develop the curiosity, investigation and Discovery. Each tool presented a peculiar feature and different qualities, arousing the interest and motivation of the students. It was used the methodological proposal adapted based on the Paulo Freires’s approach whom consists to divide the educational activities in three pedagogical moments (3MP), to know: Inicial problematization, the arrangement of the knowledge and the knowledge application. The development of the study hás ensued by workshop, in a space of time in 3h/weekly class during 13 meetings, in a first year class on the state public high school from Manaus. We tool on the research-action how guiding of the activities that were fulfilled. We perceived the research was qualitative and descriptive. The data were obtained by observation, questionaire appointments and the data were processed according to content analysis. The results show that the used approach is promising because it promoted significantly, the reconstruction of knowledge developing the student’s cognitive skills.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaSouza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Moraes, Maria de Fátima Castro Amorim deBrito, Luiz Carlos Cerquinho deSilva, Gerla Myrcea Lima dahttp://lattes.cnpq.br/28950875863504642017-02-17T13:15:05Z2016-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gerla Myrcea Lima da. A pesquisa no ensino de química: a abordagem didática da simulação virtual e da experimentação problematizadora. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5517porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T12:23:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T12:23:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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