Espaço lúdico para crianças: requalificação do parque três meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Uillian Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1552
Resumo: This study aims to propose the requalification of Parque Três Meninas through a playful space for children. It was necessary to carry out a study both on the urban and social themes of themes that guide the problem of public spaces. The first part is a bibliographic review that aims to know the positions of the theoreticians regarding the treated themes and, later, the case studies help to understand measures to solve the problem. After these studies, the urban diagnosis of the Administrative Region of Samambaia is found as a way of knowing the difficulties and needs of the population. Finally, based on the studies carried out, guidelines were presented that meet the proposal for a Playful space aimed at coexistence and leisure.
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spelling Espaço lúdico para crianças: requalificação do parque três meninasRequalificação urbanaEspaço lúdicoParque infantil6.04.00.00-5 Arquitetura e UrbanismoThis study aims to propose the requalification of Parque Três Meninas through a playful space for children. It was necessary to carry out a study both on the urban and social themes of themes that guide the problem of public spaces. The first part is a bibliographic review that aims to know the positions of the theoreticians regarding the treated themes and, later, the case studies help to understand measures to solve the problem. After these studies, the urban diagnosis of the Administrative Region of Samambaia is found as a way of knowing the difficulties and needs of the population. Finally, based on the studies carried out, guidelines were presented that meet the proposal for a Playful space aimed at coexistence and leisure.O presente estudo tem por objetivo propor a requalificação do Parque Três Meninas através de um espaço lúdico para crianças. Foi necessário a realização de um estudo tanto na temática urbana e social de temas que norteiam a problemática dos espaços públicos. A primeira parte é uma revisão bibliográfica que visa conhecer os posicionamentos dos teóricos a respeito dos temas tratados e, posteriormente, os estudos de caso ajudam a compreender medidas de solução do problema. Após estes estudos, encontra- se o diagnóstico urbano da Região Administrativa de Samambaia como forma de conhecer as dificuldades e necessidades da população. Por fim, baseado nos estudos realizados foi apresentado diretrizes que atendam a proposta de um espaço Lúdico voltado para convivência e lazer.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de Arquitetura e UrbanismoUDFAl Manne, Salime Amorim0674247329708708http://lattes.cnpq.br/0674247329708708Oliveira, Uillian Soares2021-02-18T13:58:38Z2021-02-182021-02-18T13:58:38Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1552porALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em:<http://www.cdof.com.br/recrea22.htm.> Acesso em: 23 abr. 2018. ALMEIDA, Elvira de. A Criança e a Invenção de seu Espaço. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 5-20, dec. 1992. ISSN 2317-2762. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/posfau/articIe/view/136177/131991>. Acesso em: 23 apr. 2018. ARAÚJO, V. Criança: do reino da necessidade ao reino da liberdade. Vitória: EDUFES, 1996. BORGES, Monna. Diretrizes para projetos de parques infantis públicos. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. CARVALHO, P. Ordenamento e desenvolvimento territorial. [s.I.] Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2012. Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Pesquisas Socioeconômicas. Disponível em: <http://www.codepIan.df.gov.br/component/content/articIe/261- pesquisas-socioeconomicas/319-pdad-2015.htmI>. Acesso em: 24 ago. 2017. Cordeiro - Martin Luther King | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente I Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=5742>. Acesso em: 24 abr. 2018. CORIAT, L. centro. Escritos da Criança. Revista do Centro Lydia Coriat. Porto Alegre, n° 4, 1996. 96p. CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001 DURAN, M. Aprendendo a nadar em ludicidade. São Paulo: Phorte, 2005. FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brincadeira e cultura na Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000. FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação o pré-escolar e cultura: uma pedagogia da educação infantil. São Paulo: Cortez, 1999. FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: ed. Shape, 1992. FILHO, J.G. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. 2. ed. rev. ampl. São Paulo : Escrituras, 2010. 269 p. : il. ; 25 cm. GEHL, Jan. Life BetweenBuildings: UsingPublic Space. Washington: Island Press, 2011. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980. JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Martins Fontes, 2000. KARA-JOSÉ, B. Políticas culturais e negócios urbanos : a instrumentalização da cultura na revaIorização do centro de São Paulo, 19752000. FAPESP, 2007. KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 6. ed. São Paulo:CORTEZ, 1994. LÕBACH, B. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücher, 2000. LUCKESI, Cipriano. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. In: LUCKESI, Cipriano (org.). Ensaios de ludopedagogia. N.1, Salvador UFBA/FACED, 2000. LYNCH, Kevin; CAMARGO, Jefferson Luiz. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997. MOURA, Dulce; et.al. A revitaIização o urbana: contributos para a definição o de um conceito operativo. In: Cidades, Comunidades e Territórios, n.0 12/13, 2006, pp. 13- 32 15. Disponível em <http://hdI.handIe.net/10071/3428>. Acesso em: 08 out. 2017. NETO, Ednaldo Ferreira Silva; PALACIOS, Maria das Graças Lima de Souza. Vitalidade urbana em Jane Jacobs. Salvador, 2012. In: III Seminário Internacional Urbicentros, 2012, Salvador. Anais... Salvador: UFBA/UFPB, 2012. OLIVIER, G.G.F. Lúdico e escola: entre a obrigação e o prazer. In: MARCELLINO, N.C. (Org.). Lúdico, educação e educação fisica. Ijuí: UNIJUÍ, 1999. Parque Cordeiro inaugura playground acessível para crianças com necessidades especiais | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/? p=1944 59>. Acesso em: 24 abr. 2018. PDAD. Pesquisa Distrital por Amostra a Domicílio. Samambaia — DF, 2013. Acesso em: 06 abr.2018 PIAGET. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. PINTO, M. R. Formação e aprendizagem no espas° Iúdico : uma abordagem interdiciplinar. [s.I.] Arte & Ciência, 2003. QUEIRÓS, João. No Centro, à Margem: Sociologia das intervençóes urbanísticas e habitacionais do Estado no centro histórico do Porto. Edições Afrontamento, 2015. SANTIN, Silvino. Educação fisica: da opressão do rendimento à alegria do Iúdico. Porto Alegre: ed. EST/ESEF — UFRGS, 1994. SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca — o Iúdico em diferentes contextos; São Paulo: ed. Vozes; 4a edição, 1999. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999. 171 p. SILVA, Ana Marina Ribeiro - Requalificação urbana : o exemplo da intervenção Polis em Leiria. Coimbra : [s.n.], 2011. SMITH, Neil. A gentrificação generalizada. In: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. Introdução. De volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização" dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006. TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. s.e. 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