Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduardo Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024
Resumo: The aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre.
id CUB_6ba5dafb70a41da6eda35e0ee2cc8556
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1024
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”Dialogical relations in chapters of the textbook: "Português Linguagens"BakhtinLivro didáticoDiálogoGêneroCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre.Este trabalho tem como objetivo analisar como se dão as relações dialógicas dos enunciados de três capítulos denominados “Diálogos”, um de cada volume, do manual didático “Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática”, para o Ensino Médio, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, a fim de examinar se as propostas de atividades desses capítulos fundamentam-se no pensamento bakhtiniano sobre enunciado, gênero discursivo e dialogismo, bem como verificar se tais exercícios podem favorecer a compreensão e o aprendizado do aluno a respeito dos conteúdos abordados, tendo em vista o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). Elege-se o referido livro didático por ter sido adotado em inúmeras escolas públicas estaduais, nos últimos três anos. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, retomam-se as reflexões sobre Bakhtin (2006, 2011), e os estudos de Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), dentre outros. As análises deixam evidências de que as propostas do livro didático em análise não se apoiam no pensamento bakhtiniano sobre relações dialógicas, enunciado e gênero discursivo. Espera-se que a presente pesquisa seja referência para professores de Língua Portuguesa, educadores de modo geral e pesquisadores que desenvolvem trabalhos nessa área de estudo. Palavras-Chave: Bakhtin; livro didático; diálogo; gênero.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANLudovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/2484816022138902Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini9077609822284701http://lattes.cnpq.br/9077609822284701Pernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Santos, Eduardo Pereira2020-09-01T14:10:47Z2020-09-01T14:10:47Z2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-09-01T14:11:44Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1024Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-09-01T14:11:44Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
Dialogical relations in chapters of the textbook: "Português Linguagens"
title Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
spellingShingle Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
Santos, Eduardo Pereira
Bakhtin
Livro didático
Diálogo
Gênero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
title_full Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
title_fullStr Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
title_full_unstemmed Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
title_sort Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
author Santos, Eduardo Pereira
author_facet Santos, Eduardo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
2484816022138902
http://lattes.cnpq.br/2484816022138902
Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini
9077609822284701
http://lattes.cnpq.br/9077609822284701
Pernambuco, Juscelino
1656882776659459
http://lattes.cnpq.br/1656882776659459
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eduardo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin
Livro didático
Diálogo
Gênero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Bakhtin
Livro didático
Diálogo
Gênero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-30
2020-09-01T14:10:47Z
2020-09-01T14:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024
identifier_str_mv SANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311351127375872