Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024 |
Resumo: | The aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre. |
id |
CUB_6ba5dafb70a41da6eda35e0ee2cc8556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1024 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens”Dialogical relations in chapters of the textbook: "Português Linguagens"BakhtinLivro didáticoDiálogoGêneroCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre.Este trabalho tem como objetivo analisar como se dão as relações dialógicas dos enunciados de três capítulos denominados “Diálogos”, um de cada volume, do manual didático “Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática”, para o Ensino Médio, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, a fim de examinar se as propostas de atividades desses capítulos fundamentam-se no pensamento bakhtiniano sobre enunciado, gênero discursivo e dialogismo, bem como verificar se tais exercícios podem favorecer a compreensão e o aprendizado do aluno a respeito dos conteúdos abordados, tendo em vista o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). Elege-se o referido livro didático por ter sido adotado em inúmeras escolas públicas estaduais, nos últimos três anos. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, retomam-se as reflexões sobre Bakhtin (2006, 2011), e os estudos de Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), dentre outros. As análises deixam evidências de que as propostas do livro didático em análise não se apoiam no pensamento bakhtiniano sobre relações dialógicas, enunciado e gênero discursivo. Espera-se que a presente pesquisa seja referência para professores de Língua Portuguesa, educadores de modo geral e pesquisadores que desenvolvem trabalhos nessa área de estudo. Palavras-Chave: Bakhtin; livro didático; diálogo; gênero.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANLudovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/2484816022138902Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini9077609822284701http://lattes.cnpq.br/9077609822284701Pernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Santos, Eduardo Pereira2020-09-01T14:10:47Z2020-09-01T14:10:47Z2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-09-01T14:11:44Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1024Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-09-01T14:11:44Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” Dialogical relations in chapters of the textbook: "Português Linguagens" |
title |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
spellingShingle |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” Santos, Eduardo Pereira Bakhtin Livro didático Diálogo Gênero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
title_full |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
title_fullStr |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
title_full_unstemmed |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
title_sort |
Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
author |
Santos, Eduardo Pereira |
author_facet |
Santos, Eduardo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ludovice, Camila de Araújo Beraldo 2484816022138902 http://lattes.cnpq.br/2484816022138902 Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini 9077609822284701 http://lattes.cnpq.br/9077609822284701 Pernambuco, Juscelino 1656882776659459 http://lattes.cnpq.br/1656882776659459 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eduardo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bakhtin Livro didático Diálogo Gênero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Bakhtin Livro didático Diálogo Gênero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-30 2020-09-01T14:10:47Z 2020-09-01T14:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311351127375872 |