Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno Junior, Mauro Antônio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508
Resumo: The Problem-Based Learning methodology is presented as a methodological proposal for teaching biology, physic and chemistry which seeks to address the knowledge in an inter-related and contextualized manner able to engage students in an active process of reflection and construction of its own knowledge that can contribute to making decision and resolution of problem. BPA represents today as a global trend in science education with extremely promising results. In this context, after the application of the methodology, the present study aimed to investigate the conceptions of some teachers of biology, physics and chemistry on the PBL. To this end, we proposed a sequence of activities ranging from the presentation of the theoretical foundations to the development of learning situations, covering all stages of teaching based on PBL.The target group was composed of 11 teachers from public schools, largely linked to the Board of Education of Franca who attended voluntarily in a university extension course offered by the department postgraduate of the University of Franca titled Learning based on problems in biology classes, chemistry and physics.
id CUB_8036273684f064e5290c6b762079b420
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/508
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemasInvestigation of concepts of some teachers of biology, physics and chemistry of the problem-based learningAprendizagem Baseada em ProblemasConcepções dos ProfessoresEnsinoCiênciasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThe Problem-Based Learning methodology is presented as a methodological proposal for teaching biology, physic and chemistry which seeks to address the knowledge in an inter-related and contextualized manner able to engage students in an active process of reflection and construction of its own knowledge that can contribute to making decision and resolution of problem. BPA represents today as a global trend in science education with extremely promising results. In this context, after the application of the methodology, the present study aimed to investigate the conceptions of some teachers of biology, physics and chemistry on the PBL. To this end, we proposed a sequence of activities ranging from the presentation of the theoretical foundations to the development of learning situations, covering all stages of teaching based on PBL.The target group was composed of 11 teachers from public schools, largely linked to the Board of Education of Franca who attended voluntarily in a university extension course offered by the department postgraduate of the University of Franca titled Learning based on problems in biology classes, chemistry and physics.A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas se apresenta como uma proposição metodológica para o ensino de Biologia, de Física e de Química, que procura tratar os conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada capaz de envolver os alunos em um processo ativo de reflexão e de construção de seu próprio conhecimento que possam contribuir para tomadas de decisões e resolução de problemas. A ABP destaca-se, atualmente, como uma tendência mundial no ensino de ciências com resultados extremamente promissores. Neste contexto, após a aplicação da metodologia, o presente trabalho teve por objetivo investigar quais as concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a ABP. Para tal, propôs-se uma sequência de atividades que vai desde a apresentação dos fundamentos teóricos até a elaboração de situações de aprendizagens, contemplando todas as etapas de um ensino baseado na ABP. O público alvo foi um grupo de 11 professores da rede pública de ensino, em grande parte, vinculados a Diretoria de Ensino de Franca, que participaram espontaneamente de um curso de extensão universitária oferecido pelo departamento de pós-graduação da Universidade de Franca intitulado A aprendizagem baseada em problemas nas aulas de biologia, física e química.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANCalefi, Paulo Sergio9537847478859172http://lattes.cnpq.br/9537847478859172Moreno Junior, Mauro Antônio2020-04-13T17:45:33Z2020-04-13T17:45:33Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORENO JÚNIOR, Mauro Antônio. Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas. Franca, 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2012.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-04-13T17:55:58Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/508Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-04-13T17:55:58Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
Investigation of concepts of some teachers of biology, physics and chemistry of the problem-based learning
title Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
Moreno Junior, Mauro Antônio
Aprendizagem Baseada em Problemas
Concepções dos Professores
Ensino
Ciências
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
title_full Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
title_sort Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
author Moreno Junior, Mauro Antônio
author_facet Moreno Junior, Mauro Antônio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calefi, Paulo Sergio
9537847478859172
http://lattes.cnpq.br/9537847478859172
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno Junior, Mauro Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Concepções dos Professores
Ensino
Ciências
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Concepções dos Professores
Ensino
Ciências
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description The Problem-Based Learning methodology is presented as a methodological proposal for teaching biology, physic and chemistry which seeks to address the knowledge in an inter-related and contextualized manner able to engage students in an active process of reflection and construction of its own knowledge that can contribute to making decision and resolution of problem. BPA represents today as a global trend in science education with extremely promising results. In this context, after the application of the methodology, the present study aimed to investigate the conceptions of some teachers of biology, physics and chemistry on the PBL. To this end, we proposed a sequence of activities ranging from the presentation of the theoretical foundations to the development of learning situations, covering all stages of teaching based on PBL.The target group was composed of 11 teachers from public schools, largely linked to the Board of Education of Franca who attended voluntarily in a university extension course offered by the department postgraduate of the University of Franca titled Learning based on problems in biology classes, chemistry and physics.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-04-13T17:45:33Z
2020-04-13T17:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORENO JÚNIOR, Mauro Antônio. Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas. Franca, 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2012.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508
identifier_str_mv MORENO JÚNIOR, Mauro Antônio. Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas. Franca, 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2012.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311348997718016