Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508 |
Resumo: | The Problem-Based Learning methodology is presented as a methodological proposal for teaching biology, physic and chemistry which seeks to address the knowledge in an inter-related and contextualized manner able to engage students in an active process of reflection and construction of its own knowledge that can contribute to making decision and resolution of problem. BPA represents today as a global trend in science education with extremely promising results. In this context, after the application of the methodology, the present study aimed to investigate the conceptions of some teachers of biology, physics and chemistry on the PBL. To this end, we proposed a sequence of activities ranging from the presentation of the theoretical foundations to the development of learning situations, covering all stages of teaching based on PBL.The target group was composed of 11 teachers from public schools, largely linked to the Board of Education of Franca who attended voluntarily in a university extension course offered by the department postgraduate of the University of Franca titled Learning based on problems in biology classes, chemistry and physics. |
id |
CUB_8036273684f064e5290c6b762079b420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/508 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemasInvestigation of concepts of some teachers of biology, physics and chemistry of the problem-based learningAprendizagem Baseada em ProblemasConcepções dos ProfessoresEnsinoCiênciasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThe Problem-Based Learning methodology is presented as a methodological proposal for teaching biology, physic and chemistry which seeks to address the knowledge in an inter-related and contextualized manner able to engage students in an active process of reflection and construction of its own knowledge that can contribute to making decision and resolution of problem. BPA represents today as a global trend in science education with extremely promising results. In this context, after the application of the methodology, the present study aimed to investigate the conceptions of some teachers of biology, physics and chemistry on the PBL. To this end, we proposed a sequence of activities ranging from the presentation of the theoretical foundations to the development of learning situations, covering all stages of teaching based on PBL.The target group was composed of 11 teachers from public schools, largely linked to the Board of Education of Franca who attended voluntarily in a university extension course offered by the department postgraduate of the University of Franca titled Learning based on problems in biology classes, chemistry and physics.A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas se apresenta como uma proposição metodológica para o ensino de Biologia, de Física e de Química, que procura tratar os conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada capaz de envolver os alunos em um processo ativo de reflexão e de construção de seu próprio conhecimento que possam contribuir para tomadas de decisões e resolução de problemas. A ABP destaca-se, atualmente, como uma tendência mundial no ensino de ciências com resultados extremamente promissores. Neste contexto, após a aplicação da metodologia, o presente trabalho teve por objetivo investigar quais as concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a ABP. Para tal, propôs-se uma sequência de atividades que vai desde a apresentação dos fundamentos teóricos até a elaboração de situações de aprendizagens, contemplando todas as etapas de um ensino baseado na ABP. O público alvo foi um grupo de 11 professores da rede pública de ensino, em grande parte, vinculados a Diretoria de Ensino de Franca, que participaram espontaneamente de um curso de extensão universitária oferecido pelo departamento de pós-graduação da Universidade de Franca intitulado A aprendizagem baseada em problemas nas aulas de biologia, física e química.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANCalefi, Paulo Sergio9537847478859172http://lattes.cnpq.br/9537847478859172Moreno Junior, Mauro Antônio2020-04-13T17:45:33Z2020-04-13T17:45:33Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORENO JÚNIOR, Mauro Antônio. Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas. Franca, 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2012.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-04-13T17:55:58Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/508Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-04-13T17:55:58Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas Investigation of concepts of some teachers of biology, physics and chemistry of the problem-based learning |
title |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas |
spellingShingle |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas Moreno Junior, Mauro Antônio Aprendizagem Baseada em Problemas Concepções dos Professores Ensino Ciências CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas |
title_full |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas |
title_fullStr |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas |
title_full_unstemmed |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas |
title_sort |
Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas |
author |
Moreno Junior, Mauro Antônio |
author_facet |
Moreno Junior, Mauro Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Calefi, Paulo Sergio 9537847478859172 http://lattes.cnpq.br/9537847478859172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno Junior, Mauro Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Concepções dos Professores Ensino Ciências CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Concepções dos Professores Ensino Ciências CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
The Problem-Based Learning methodology is presented as a methodological proposal for teaching biology, physic and chemistry which seeks to address the knowledge in an inter-related and contextualized manner able to engage students in an active process of reflection and construction of its own knowledge that can contribute to making decision and resolution of problem. BPA represents today as a global trend in science education with extremely promising results. In this context, after the application of the methodology, the present study aimed to investigate the conceptions of some teachers of biology, physics and chemistry on the PBL. To this end, we proposed a sequence of activities ranging from the presentation of the theoretical foundations to the development of learning situations, covering all stages of teaching based on PBL.The target group was composed of 11 teachers from public schools, largely linked to the Board of Education of Franca who attended voluntarily in a university extension course offered by the department postgraduate of the University of Franca titled Learning based on problems in biology classes, chemistry and physics. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-04-13T17:45:33Z 2020-04-13T17:45:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORENO JÚNIOR, Mauro Antônio. Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas. Franca, 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2012. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508 |
identifier_str_mv |
MORENO JÚNIOR, Mauro Antônio. Investigação das concepções de alguns professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas. Franca, 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2012. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311348997718016 |