Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4114 |
Resumo: | The study of Afrodescendant and indigenous history and culture is mandatory in all Brazilian public and private educational institutions. The research reported in this article sought to explore the ways in which six primary school teachers graphically represented Africa. As a theoretical support, the study was based on references from the movement to renew geography (SANTOS, 1994; 2004; VESENTINI, 2001; 2002), school geography (CALLAI, 2010; CAVALCANTI, 2000; 2002; 2012), as well as on the social subjectivity of teachers (JODELET, 2017; NOVAES, 2013; 2015; 2020; SERPA, 2019). Participants were invited to freely draw up a map of Africa using the Canvas application, and to answer a questionnaire using Google forms. The information produced was systematised and analysed in the light of critical geography and showed mute maps with little information on the continent, the object of the draws. This lack of information on Africa points to the need for greater investment in teacher training in the early years of primary education. |
id |
CUB_87d40788d9e06a9749229775949dd7a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4114 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentesEducação básicaEnsino de geografiaMapas da ÁfricaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe study of Afrodescendant and indigenous history and culture is mandatory in all Brazilian public and private educational institutions. The research reported in this article sought to explore the ways in which six primary school teachers graphically represented Africa. As a theoretical support, the study was based on references from the movement to renew geography (SANTOS, 1994; 2004; VESENTINI, 2001; 2002), school geography (CALLAI, 2010; CAVALCANTI, 2000; 2002; 2012), as well as on the social subjectivity of teachers (JODELET, 2017; NOVAES, 2013; 2015; 2020; SERPA, 2019). Participants were invited to freely draw up a map of Africa using the Canvas application, and to answer a questionnaire using Google forms. The information produced was systematised and analysed in the light of critical geography and showed mute maps with little information on the continent, the object of the draws. This lack of information on Africa points to the need for greater investment in teacher training in the early years of primary education.O estudo da história e da cultura afrodescendente e indígena é obrigatório em todas as instituições de ensino públicas e privadas brasileiras. Considerando que a geografia trabalhada de forma interdisciplinar pode contribuir para a construção de saberes sobre os aportes desses povos à constituição do Brasil, a pesquisa buscou explorar as formas como seis docentes de ensino fundamental representam graficamente o continente África. Como subsídio teórico, o estudo apoiou-se em referências do movimento de renovação da geografia (SANTOS, 1994; 2004; 2004; VESENTINI, 2001; 2002), da geografia escolar (CALLAI, 2005; 2010; 2011; CAVALCANTI, 2000; 2002; 2012), bem como na subjetividade social de docentes (JODELET, 2017; NOVAES, 2013; 2015; 2020; SERPA, 2019). Os participantes foram convidados a elaborar livremente um mapa da África por meio do aplicativo Canvas, e a responder um questionário por meio de aplicativo Google formulários. As informações produzidas foram sistematizadas e analisadas à luz da geografia crítica e evidenciaram mapas mudos, com poucas informações sobre o continente objeto do desenho. Tal ausência de elementos sobre África aponta para a necessidade de maior investimento na formação de docentes nos anos iniciais do ensino fundamental.Universidade Cidade de São PauloBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em EducaçãoUNICIDNovaes, Adelina de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-2028-2837http://lattes.cnpq.br/9753854726358178Silva, Marcos Aurélio Soares da2022-11-04T18:45:12Z2022-11-04T18:45:12Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcos Aurélio Soares da. Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da áfrica elaborados por docentes. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-11-04T18:47:42Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4114Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-11-04T18:47:42Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
title |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
spellingShingle |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes Silva, Marcos Aurélio Soares da Educação básica Ensino de geografia Mapas da África CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
title_full |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
title_fullStr |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
title_full_unstemmed |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
title_sort |
Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da África elaborados por docentes |
author |
Silva, Marcos Aurélio Soares da |
author_facet |
Silva, Marcos Aurélio Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Novaes, Adelina de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2028-2837 http://lattes.cnpq.br/9753854726358178 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Aurélio Soares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Ensino de geografia Mapas da África CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação básica Ensino de geografia Mapas da África CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The study of Afrodescendant and indigenous history and culture is mandatory in all Brazilian public and private educational institutions. The research reported in this article sought to explore the ways in which six primary school teachers graphically represented Africa. As a theoretical support, the study was based on references from the movement to renew geography (SANTOS, 1994; 2004; VESENTINI, 2001; 2002), school geography (CALLAI, 2010; CAVALCANTI, 2000; 2002; 2012), as well as on the social subjectivity of teachers (JODELET, 2017; NOVAES, 2013; 2015; 2020; SERPA, 2019). Participants were invited to freely draw up a map of Africa using the Canvas application, and to answer a questionnaire using Google forms. The information produced was systematised and analysed in the light of critical geography and showed mute maps with little information on the continent, the object of the draws. This lack of information on Africa points to the need for greater investment in teacher training in the early years of primary education. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-26 2022-11-04T18:45:12Z 2022-11-04T18:45:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Marcos Aurélio Soares da. Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da áfrica elaborados por docentes. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4114 |
identifier_str_mv |
SILVA, Marcos Aurélio Soares da. Geografia nos anos iniciais da educação básica: um estudo a partir de mapas da áfrica elaborados por docentes. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação UNICID |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo Brasil Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação UNICID |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311341469990912 |