Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1576 |
Resumo: | Education is a fundamental right in the life of every human being, it is the basis not only for the personal growth of each individual, but also for the growth of a nation. Technical and Professional Education, today has gained more political incentive compared to past decades due to professional qualification, thus valuing the workforce, and the salary ceiling of each increase the chance of getting a job. Besides that this type teaching, increases knowledge about the area of activity, activity time of training when compared to graduation and has a more affordable cost. The present work seeks to develop an architectural project of a technical and vocational school that will be implemented in São Sebastião DF, in Crixás neighborhood, through a preliminary study based on theoretical frameworks, design frameworks, terrain analysis and survey in field. So that you can bring a population of São Sebastião, more job opportunities and professional qualification, improving conditions population and the city's economy. |
id |
CUB_8b79bb9d8e96147e37c2e50fc5c425a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1576 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPSEscola Técnica e Profissionalizante6.04.00.00-5 Arquitetura e UrbanismoEducation is a fundamental right in the life of every human being, it is the basis not only for the personal growth of each individual, but also for the growth of a nation. Technical and Professional Education, today has gained more political incentive compared to past decades due to professional qualification, thus valuing the workforce, and the salary ceiling of each increase the chance of getting a job. Besides that this type teaching, increases knowledge about the area of activity, activity time of training when compared to graduation and has a more affordable cost. The present work seeks to develop an architectural project of a technical and vocational school that will be implemented in São Sebastião DF, in Crixás neighborhood, through a preliminary study based on theoretical frameworks, design frameworks, terrain analysis and survey in field. So that you can bring a population of São Sebastião, more job opportunities and professional qualification, improving conditions population and the city's economy.A educação é um direito fundamental na vida de cada ser humano, ela é a base não somente para o crescimento pessoal de cada individuo, mas também para o crescimento de uma nação. A Educação Técnica e Profissional, hoje tem ganhado mais incentivo político se comparado as décadas passadas, devido qualificação profissional, valorizando assim a mão de obra, e o teto salarial de cada individuo, aumentando a chance de se conseguir emprego. Além de que esse tipo de ensino, aumenta o conhecimento sobre a área de atuação ,diminui o tempo de formação quando comparado a graduação e possui um custo mais acessível. O presente trabalho busca desenvolver um projeto arquitetônico de uma escola técnica e profissionalizante que será implantada em São Sebastião DF, no bairro Crixás ,por meio de um estudo preliminar com base nas pesquisas de referenciais teóricos, referenciais projetuais, analise do terreno e levantamento em campo. Para que possa dessa maneira, trazer a população de São Sebastião, mais oportunidades de emprego e qualificação profissional, melhorando as condições de vida da população e a economia da cidade.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de Arquitetura e UrbanismoUDFGarcia, Patrícia Melasso6675472492744029http://lattes.cnpq.br/6675472492744029Lopes, Sabrina Pacheco2021-02-19T17:24:02Z2021-02-192021-02-19T17:24:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1576porADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SÃO SEBASTIÃO. Conheça a RA. Disponível em : < http://www.saosebastiao.df.gov.br/category/sobre-a-ra/conheca-a-ra>. Acesso 17 de Junho de 2020. ARCHIDAILY. Escola Canuanã/ Aleph Zero e Rosenbaum. Disponível em : < https://www.archdaily.com.br/br/906263/projeto-dos-brasileiros-aleph-zero-e-rosenbaum-vence-o-premio internacional-riba-2018> Acesso em 10 de Março de 2020. ARCHIDAILY. Escola Vibeeng/ Arkitema Architects. Disponível em : <https://www.archdaily.com.br/br/802733/escola-vibeeng-arkitema-architects> Acesso em 10 de Março de 2020. ARCHIDAILY. Fundação Bradesco / Shieh Arquitetos Associados. Disponível em : < https://www.archdaily.com.br/br/872135/fundacao-bradescoshieh-arquitetos-associados> Acesso em 10 de Março de 2020. ARQUITETANDO NA NET, Escola De Arte, Design E Comunicação Da Universidade Tecnológica De Nanyang /Estúdio CPG Consultants Pte Ltda. Disponível em: <http://arquitetandonanet.blogspot.com/2010/10/escola-de-arte-design-e-comunicacao-da.html>Acesso em 10 de Março de 2020. BLÜMEL, Patrícia. Arquitetura escolar e sua influência na qualidade de ensino. HABITUS BRASIL.11 mar.2017.Arquitetura. Disponível em: < https://habitusbrasil.com/arquitetura-escolar qualidade-de-ensino> . Acesso em 15 de março de 2020. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF,23 dez. 1996. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 31 maio 2020. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Planalto. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/DOUconstituicao88.pdf> Acesso em: 25 março. 2020. BRUINI, Eliane da Costa. Educação no Brasil.Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm>. Acesso em 17 de junho de 2020. CODEPLAN.PDAD 2018.Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/S%C3%A3o-Sebasti%C3%A3o.pdf> Acesso 17 de Junho de 2020. GEOPORTAL. Mapas Distrito Federal. Disponível em : <https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/mapa/>. Acesso em: 2 maio 2020. LEI COMPLEMENTAR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO DISTRITO FEDERAL. 2019.LC948_2019_Anexo II – Mapa 18A_São Sebastião. Disponível em : < http://www.seduh.df.gov.br/wp conteudo/uploads/2019/01/LC948_2019_Anexo-II-Mapa-18A_S%C3%A3o-Sebasti%C3%A3o.pdf> Acesso em: 2 maio 2020. KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 01 p. KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 12 p. KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 101 p. OLIVEIRA ,Tatiana Henrique Brives De. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO NA REDE FAETEC/RJ. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/ebook/Textos/Tatiana_Henrique_Brives_de_Oliveira.pdf> Acesso em: 18 março 2020. SEDUH.DF .Bairro Crixás Região Administrativa De São Sebastião – Ra Xiv .Disponível em : <http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/apresentacao_gunter.pdf >Acesso em: 2 maio 2020. SEDUH.DF.Parâmetros de Ocupação do Solo.Disponível em: <http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/LUOSFINAL_CCPPTM.pdf> Acesso em: 2 maio 2020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-02-19T17:32:01Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1576Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-02-19T17:32:01Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
title |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
spellingShingle |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS Lopes, Sabrina Pacheco Escola Técnica e Profissionalizante 6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo |
title_short |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
title_full |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
title_fullStr |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
title_full_unstemmed |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
title_sort |
Escola técnica e profissionalizante de São Sebastião - ETEPS |
author |
Lopes, Sabrina Pacheco |
author_facet |
Lopes, Sabrina Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Patrícia Melasso 6675472492744029 http://lattes.cnpq.br/6675472492744029 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Sabrina Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Técnica e Profissionalizante 6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo |
topic |
Escola Técnica e Profissionalizante 6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo |
description |
Education is a fundamental right in the life of every human being, it is the basis not only for the personal growth of each individual, but also for the growth of a nation. Technical and Professional Education, today has gained more political incentive compared to past decades due to professional qualification, thus valuing the workforce, and the salary ceiling of each increase the chance of getting a job. Besides that this type teaching, increases knowledge about the area of activity, activity time of training when compared to graduation and has a more affordable cost. The present work seeks to develop an architectural project of a technical and vocational school that will be implemented in São Sebastião DF, in Crixás neighborhood, through a preliminary study based on theoretical frameworks, design frameworks, terrain analysis and survey in field. So that you can bring a population of São Sebastião, more job opportunities and professional qualification, improving conditions population and the city's economy. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-02-19T17:24:02Z 2021-02-19 2021-02-19T17:24:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1576 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SÃO SEBASTIÃO. Conheça a RA. Disponível em : < http://www.saosebastiao.df.gov.br/category/sobre-a-ra/conheca-a-ra>. Acesso 17 de Junho de 2020. ARCHIDAILY. Escola Canuanã/ Aleph Zero e Rosenbaum. Disponível em : < https://www.archdaily.com.br/br/906263/projeto-dos-brasileiros-aleph-zero-e-rosenbaum-vence-o-premio internacional-riba-2018> Acesso em 10 de Março de 2020. ARCHIDAILY. Escola Vibeeng/ Arkitema Architects. Disponível em : <https://www.archdaily.com.br/br/802733/escola-vibeeng-arkitema-architects> Acesso em 10 de Março de 2020. ARCHIDAILY. Fundação Bradesco / Shieh Arquitetos Associados. Disponível em : < https://www.archdaily.com.br/br/872135/fundacao-bradescoshieh-arquitetos-associados> Acesso em 10 de Março de 2020. ARQUITETANDO NA NET, Escola De Arte, Design E Comunicação Da Universidade Tecnológica De Nanyang /Estúdio CPG Consultants Pte Ltda. Disponível em: <http://arquitetandonanet.blogspot.com/2010/10/escola-de-arte-design-e-comunicacao-da.html>Acesso em 10 de Março de 2020. BLÜMEL, Patrícia. Arquitetura escolar e sua influência na qualidade de ensino. HABITUS BRASIL.11 mar.2017.Arquitetura. Disponível em: < https://habitusbrasil.com/arquitetura-escolar qualidade-de-ensino> . Acesso em 15 de março de 2020. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF,23 dez. 1996. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 31 maio 2020. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Planalto. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/DOUconstituicao88.pdf> Acesso em: 25 março. 2020. BRUINI, Eliane da Costa. Educação no Brasil.Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-no-brasil.htm>. Acesso em 17 de junho de 2020. CODEPLAN.PDAD 2018.Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/S%C3%A3o-Sebasti%C3%A3o.pdf> Acesso 17 de Junho de 2020. GEOPORTAL. Mapas Distrito Federal. Disponível em : <https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/mapa/>. Acesso em: 2 maio 2020. LEI COMPLEMENTAR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO DISTRITO FEDERAL. 2019.LC948_2019_Anexo II – Mapa 18A_São Sebastião. Disponível em : < http://www.seduh.df.gov.br/wp conteudo/uploads/2019/01/LC948_2019_Anexo-II-Mapa-18A_S%C3%A3o-Sebasti%C3%A3o.pdf> Acesso em: 2 maio 2020. KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 01 p. KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 12 p. KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 101 p. OLIVEIRA ,Tatiana Henrique Brives De. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO NA REDE FAETEC/RJ. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/ebook/Textos/Tatiana_Henrique_Brives_de_Oliveira.pdf> Acesso em: 18 março 2020. SEDUH.DF .Bairro Crixás Região Administrativa De São Sebastião – Ra Xiv .Disponível em : <http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/apresentacao_gunter.pdf >Acesso em: 2 maio 2020. SEDUH.DF.Parâmetros de Ocupação do Solo.Disponível em: <http://www.seduh.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/LUOSFINAL_CCPPTM.pdf> Acesso em: 2 maio 2020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal Brasil Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo UDF |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal Brasil Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo UDF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311339091820544 |