Do luto à luta: estresse psicológico nos genitores de crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thamara Gleyce Bila do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2021
Resumo: The birth of a child is a time preceded by many families. When the diagnosis of autism is given, the idealization of the perfect child within social standards is lost. Given this, the news of the presence of autism in children causes impacts on the family. The present study evaluated the level of psychological stress in parents who underwent the diagnosis of autism, through an online, descriptive and quantitative field research. 42 parents participated, being 07 fathers and 35 mothers, selected through the non-probabilistic technique for convenience. Inclusion criteria were adopted: that the parents are over 18 years old, residing in Brazil, with a child diagnosed with autism at least 1 year old. And those who do not complete the online form in full are excluded. As for the instruments, a sociodemographic questionnaire, Perceived Stress Scale (PSS-14; LUFT et al., 2007) and the Quality of Life Assessment Instrument (WHOQOL-bref) were used. From the results of this study, it can be concluded that the diagnosis of a child with autism influences the psycho-emotional factors of the parents and demands a significant reorganization in the family routine. The relationship between the variables studied contributes to the development of appropriate strategies, in order to provide basic support to improve the quality of life for the whole family.
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As for the instruments, a sociodemographic questionnaire, Perceived Stress Scale (PSS-14; LUFT et al., 2007) and the Quality of Life Assessment Instrument (WHOQOL-bref) were used. From the results of this study, it can be concluded that the diagnosis of a child with autism influences the psycho-emotional factors of the parents and demands a significant reorganization in the family routine. The relationship between the variables studied contributes to the development of appropriate strategies, in order to provide basic support to improve the quality of life for the whole family.O nascimento de uma criança é um momento precedido por muitas famílias. Quando o diagnóstico de autismo é dado se perde a idealização do filho perfeito dentro dos padrões sociais. Diante disso, a notícia da presença do autismo na criança ocasiona impactos na família. O presente estudo avaliou o nível de estresse psicológico nos genitores que passaram pelo o diagnóstico de autismo, por meio de uma pesquisa de campo online, descritiva e quantitativa. Participaram 42 genitores, sendo 07 pais e 35 mães, selecionados por meio da técnica não probabilística por cotas. Foram adotados como critérios de inclusão: que os genitores sejam maiores de 18 anos, residentes no Brasil, com criança diagnosticada com autismo a pelo menos 1ano. E excluídos aqueles que não preencherem o formulário online de forma integral. Quanto aos instrumentos, foram utilizados: um questionário sociodemográfico, Escala de Estresse Percebido (PSS-14; LUFT et al., 2007) e o Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL-bref). A partir dos resultados deste estudo, pode-se concluir que o diagnóstico de um filho com autismo influencia nos fatores psicoemocionais dos genitores e demanda uma reorganização significativa na rotina familiar. A relação entre as variáveis estudadas contribui para o desenvolvimento de estratégias adequadas, a fim de que seja proporcionado um suporte básico para melhorar a qualidade de vida de toda a família.Centro Universitário de João PessoaBrasilUNIPÊBenevides, Sandra Helena Mousinhohttp://lattes.cnpq.br/7485976380203248Nascimento, Thamara Gleyce Bila do2021-04-29T11:51:50Z2021-04-302021-04-29T11:51:50Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Thamara Gleyce Bila Do. Do luto à luta: estresse psicológico nos genitores de crianças com autismo. 2020. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2021porAMARAL, Kátia Carvalho et al. Estresse e percepção de suporte familiar em mães de crianças com autismo, 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2013. Andrade, A.; Teodoro, M. Família e autismo: uma revisão da literatura. Contextos Clínicos, 5(2), 133-142, 2012. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, nº12, 13 jun. 2013, p. 59. Seção 2. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/reso466.pdf. Acesso em: 15 de mai. 2020. DSM-V - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. EBERT, M.; LORENZINI, E.; SILVA, E. F. Mães de crianças com transtorno autístico: percepções e trajetórias. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 49-55, 2015. Fávero, M. A. B.; Santos, M. A. Autismo infantil e estresse familiar: Uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005. FARIAS, J. M. S.; HENRIQUE, T. M. Transtorno Do Espectro Do Autismo E Estresse Familiar: uma revisão bibliográfica sistemática integrativa. 2016. 26f Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, Maceió, 2016. FIAMENGHI, Jr. G. A.; MESSA, A. A. Pais, filhos e deficiência: estudo sobre as relações familiares. Revista Psicologia Ciência e Profissão, v. 27 (2), 2007. FONSECA, Maria Elisa Granchi. O diagnóstico do espectro do autismo – TEA. Bauru, 2015. Disponível em: http://www.feapaesp.org.br/material_download/283_O%20diagn%C3%B3stico%20dos%20tr anstornos%20do%20espectro%20do%20autismo%20(1).pdf. Acesso em: 07 abr. 2020. Hasting, R. et al. Systems analysis of stress and positive perceptions in mothers and fathers of pre-school children with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 2005. Kinrys, G.; Wygant, L. E. Transtornos de ansiedade em mulheres: Gênero influencia o tratamento? Rev. Brasileira de Psiquiatria, 27,43-50, 2005. KNOBEL, M. Psicoterapia breve. São Paulo: EPU, 1986. LOCATELLI, P. B.; SANTOS, M. F. R. AUTISMO: Proposta de Intervenção. Rev. Transformar. Rio de Janeiro, n.8, 2016. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/63. Acesso em: 09 abr. 2020. MONTE, L. C. P.; PINTO, A. A. FAMÍLIA E AUTISMO: Psicodinâmica Familiar diante do Transtorno e Desenvolvimento Global na Infância. Revista Estação Científica. Juiz de Fora, n. 14, julho/dezembro, 2015. Disponível em: https://portal.estacio.br/docs%5Crevista_estacao_cientifica/02-14.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020. ONZI, F. Z.; GOMES, R. F. Transtorno do espectro autista: A Importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Univates. Lajeado, v. 12, n. 3, p. 188-199, 2015. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/979/967. Acesso em: 10 abr. 2020. PINTO, R. N. M. et. al. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Rev. Gaúcha Enferm. vol.37 n.3 Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 14472016000300413&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 abr. 2020. REDDY, V.; MARKOVA, G.; WALLOT, S. Anticipatory adjustments to being picked up in infancy. PLoS ONE. Reino Unido, v. 8, n. 6, p. 1-9, 2013. SARDÁ Jr., J. J.; LEGAL, E. J.; JABLONSKI Jr, Sérgio J. Estresse: conceitos, métodos, medidas e possibilidades de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. Shu, B. C; Lung, F. W; Chan, Y. Y. The mental health in mothers with autistic children: A case-control study in southern Taiwan. Kaohsiung Journal Medicine Science, 16, 308-314, 2000. SOUZA J. C. et al. Atuação do Psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil. Revista Psicologia Ciência e Profissão, v. 24 (2), 2004. SOUZA, P. P. M.; ALVES, P. P. Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Ado Fávero, M. A. B.; Santos, M. A. Autismo infantil e estresse familiar: Uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005. lescente, v. 5, n. 1, p. 223-230, 2014. SPROVIERI, M. H. S.; ASSUMPCAO JR, F. B. Dinâmica familiar de crianças autistas. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online], vol.59, n.2A, p.230-237, 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-09-15T17:44:53Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2021Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-09-15T17:44:53Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
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