Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Karolaine da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Suziele Ferreira de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1206
Resumo: The objective of this research was to discuss the profile and the importance of the path faced by some women entrepreneurs who obtained, in addition to success and success in their ventures, the recognition of society and the prominence in the Brazilian media. To support the research, three successful women entrepreneurs were selected according to Endeavor Brasil. Bibliographic and documentary searches were the instrument used to collect the necessary information inherent to entrepreneurial skills and the empowerment of women towards a prominent place in business. The results were structured based on a comparison of the listed skills and the description of the profile of three successful women entrepreneurs. We found in the profile of the three entrepreneurs the ability to act in a unique way. They proved that it is possible for a woman to be behind a big business, either innovating with her courage or with her determination in the pursuit of a dream. When analyzing the comparative in general, we consolidate that as three entrepreneurs they fit in all the competences of the study of McClelland, but in different forms. Their stories of overcoming motivate and create opportunities for innovation and new businesses associated with female entrepreneurship.
id CUB_9c83d1bc586d70c067972e148fcd0328
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1206
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucessoEmpoderamentoEmpreendedorismo FemininoCompetênciasEmpreendedoras6.02.00.00-6 AdministraçãoThe objective of this research was to discuss the profile and the importance of the path faced by some women entrepreneurs who obtained, in addition to success and success in their ventures, the recognition of society and the prominence in the Brazilian media. To support the research, three successful women entrepreneurs were selected according to Endeavor Brasil. Bibliographic and documentary searches were the instrument used to collect the necessary information inherent to entrepreneurial skills and the empowerment of women towards a prominent place in business. The results were structured based on a comparison of the listed skills and the description of the profile of three successful women entrepreneurs. We found in the profile of the three entrepreneurs the ability to act in a unique way. They proved that it is possible for a woman to be behind a big business, either innovating with her courage or with her determination in the pursuit of a dream. When analyzing the comparative in general, we consolidate that as three entrepreneurs they fit in all the competences of the study of McClelland, but in different forms. Their stories of overcoming motivate and create opportunities for innovation and new businesses associated with female entrepreneurship.Nesta pesquisa objetivou-se discutir o perfil e a importância do percurso enfrentado por algumas mulheres empreendedoras que obtiveram além de sucesso e êxito nos seus empreendimentos, o reconhecimento da sociedade e o destaque na mídia Brasileira. Para embasamento da pesquisa foram selecionadas três mulheres empreendedoras de sucesso de acordo com a Endeavor Brasil. As pesquisas bibliográficas e documentais foram o instrumento utilizado para coletar as informações necessárias inerentes às competências empreendedoras e ao empoderamento da mulher rumo a um local de destaque nos negócios. Os resultados foram estruturados com base em um comparativo das competências elencadas e da descrição do perfil de três mulheres empreendedoras de sucesso. Constatamos no perfil das três empreendedoras a capacidade de atuar de forma ímpar. Elas provaram que é possível uma mulher estar por trás de um grande negócio, seja inovando com a sua coragem ou com a sua determinação na busca de realizar um sonho. Ao analisar o comparativo em geral, consolidamos que as três empreendedoras se enquadram em todas as competências do estudo de McClelland, mas de formas distintas. Suas histórias de superação motivam e criam oportunidades para inovação e novos negócios associados ao empreendedorismo feminino.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFBarreto, Alice2844106145183551http://lattes.cnpq.br/2844106145183551Sousa, Karolaine da SilvaAraújo, Suziele Ferreira de2020-12-16T12:59:00Z2020-12-162020-12-16T12:59:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1206porA história de amor que começou na casa dos pais de Sônia, no interior de Santa Catarina, virou negócio e conquista o mundo com a criatividade brasileira. O BRASIL QUE VAI ALÉM, Santa Catarina, . Disponível em: http://www.obrasilquevaialem.com.br/Post/DUDALINA-a-paixo-e-a-histria-de-SniaHess/1. Acesso em: 18 nov. 2018. ASSIS, R. H. A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho. Disponível em: http://www.convibra.org/2009/artigos/140_0.pdf. Acesso em: 29 out. 2018. BELEZA NATURAL. Beleza Natura: Uma Fábrica De Autoestima. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.belezanatural.com.br/institucional/sobre-nos. Acesso em: 11 dez. 2020. BARBOSA, A. A importância da busca de informações. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-busca-de-informacoes/70438/. Acesso em: 14 dez. 2020. COELHO, L. Mulheres e Desigualdades em Portugal: Conquistas, Obstáculos, Contradições e Ameaças. Portugal: CES, 2011. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/encontros/867_Mulheres%20em%20Portugal_conquistas,%20obst%E1culos%20e%20amea%E7as.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020. CUNHA, C. Direitos femininos: uma luta por igualdade e direitos civis. UOL, São Paulo, 2013. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/direitos-femininos-uma-luta-por-igualdade-e-direitos-civis.htm. Acesso em: 14 dez. 2020. Empreendedorismo feminino avança na última década. SEBRAE, São Paulo, 2012. Disponível em: https://sebrae-sp.jusbrasil.com.br/noticias/100511515/empreendedorismo-feminino-avanca-na-ultima-decada. Acesso em: 16 dez. 2020. ENDRES, V. As 10 características de um empreendedor de sucesso, segundo a ONU e SEBRAE. Digai, Santa Catarina, 2015. Disponível em: https://www.digai.com.br/2015/07/10-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso-segundo-onu-e-sebrae/. Acesso em: 14 dez. 2020. ESPÍNDOLA, R. Trilhas de aprendizagem: o guia completo para o seu negócio. Edools, Rio de Janeiro,2017 Disponível em: https://www.edools.com/trilhas-de-aprendizagem/ . Acesso em: . FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza: UEC, 2002. FERRARI, R. O Empoderamento da Mulher. Disponível em: http://www.fap.sc.gov.br/noticias/empoderamento.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. GLOBO. Camisaria Dudalina veste executivas brasileiras e não para de crescer. Globo, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/globonews/noticia/2012/06/camisaria-dudalina-nao-para-de-crescer-desde-que-entrou-no-mercado-feminino.html. Acesso em: 15 dez. 2020. HILSDORF, C. Carreira e sucesso. O que é competência. Artigo. Catho, Brasília,2012. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/o-que-e-competencia/. Acesso em: 15 dez. 2020. HEFFEL, C.; SILVA, V.; LONDERO, J. A construção da autonomia feminina: O empoderamento pelo capital social. XII Conages. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conages/2016/TRABALHO_EV053_MD1_SA8_ID1895_11052016133624.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. LEVY, G. 7 Mulheres empreendedoras que nos inspiram. Endeavor Brasil. São Paulo, 2015. Disponível em: https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/mulheres-empreendedoras/. Acesso em: 15 dez. 2020. MARCOLINO, R. D. Do pequeno comercio a grande indústria. Mundo do Marketing, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/cases/15014/dudalina-do-pequeno-comercio-a-grande-industria.html. Acesso em: 15 dez. 2020. MAGAZINE LUIZA S.A. Relatório Da Administração 2017. Magazine Luiza, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.valor.com.br/sites/default/files/upload_element/26-02_magazine_luiza_balanco_c.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. MERKER, Julia. GPTW: melhores de SC tem 9 de TI. Baguete,Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://www.baguete.com.br/noticias/14/11/2016/gptw-melhores-de-sc-tem-9-de-ti. Acesso em: 15 dez. 2020. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2005. OSÓRIO, J. Empreendedorismo feminino: momento e desafios das mulheres empreendedoras. Disponível em: https://www.mulheresempreendedoras.net.br/empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 15 dez. 2020. PÔNCIO, R. O empreendedor compete. Administradores.com, Paraíba, 2017. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-empreendedor-competente/105141/. Acesso em: 15 dez. 2020. Quem somos. Artigo. EMPRETEC SEBRAE, Minas Gerais, 2018. Disponível em: http://www.empretecsebraeminas.com.br. Acesso em: 15 dez. 2020. RODRIGUES, A. R. E. A mulher no mercado de trabalho e o princípio da não descriminação. Artigo. SEBRAE, 2012. Disponível em: http://www.mundosebrae.com.br/2008/09/oque-e-preciso-para-ser-um-empreendedor-de-sucesso. Acesso em: 05 nov 2015. SPADA, A. Persistência, uma das principais características de comportamento empreendedor. SFORWEB, São Paulo. Disponível em: https://blog.sforweb.com.br/cce-persistencia/. Acesso em: 15 dez. 2020. TAMEIRÃO, N. Empreendedorismo feminino: Negócios que transformam. Samba Tech, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 29 de outubro de 2018. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. p 41 a 43. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-01-29T22:21:01Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1206Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-01-29T22:21:01Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
title Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
spellingShingle Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
Sousa, Karolaine da Silva
Empoderamento
Empreendedorismo Feminino
Competências
Empreendedoras
6.02.00.00-6 Administração
title_short Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
title_full Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
title_fullStr Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
title_full_unstemmed Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
title_sort Empoderamento feminino: perfil e competências da mulher empreendedora de sucesso
author Sousa, Karolaine da Silva
author_facet Sousa, Karolaine da Silva
Araújo, Suziele Ferreira de
author_role author
author2 Araújo, Suziele Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Alice
2844106145183551
http://lattes.cnpq.br/2844106145183551
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Karolaine da Silva
Araújo, Suziele Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento
Empreendedorismo Feminino
Competências
Empreendedoras
6.02.00.00-6 Administração
topic Empoderamento
Empreendedorismo Feminino
Competências
Empreendedoras
6.02.00.00-6 Administração
description The objective of this research was to discuss the profile and the importance of the path faced by some women entrepreneurs who obtained, in addition to success and success in their ventures, the recognition of society and the prominence in the Brazilian media. To support the research, three successful women entrepreneurs were selected according to Endeavor Brasil. Bibliographic and documentary searches were the instrument used to collect the necessary information inherent to entrepreneurial skills and the empowerment of women towards a prominent place in business. The results were structured based on a comparison of the listed skills and the description of the profile of three successful women entrepreneurs. We found in the profile of the three entrepreneurs the ability to act in a unique way. They proved that it is possible for a woman to be behind a big business, either innovating with her courage or with her determination in the pursuit of a dream. When analyzing the comparative in general, we consolidate that as three entrepreneurs they fit in all the competences of the study of McClelland, but in different forms. Their stories of overcoming motivate and create opportunities for innovation and new businesses associated with female entrepreneurship.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-12-16T12:59:00Z
2020-12-16
2020-12-16T12:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1206
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv A história de amor que começou na casa dos pais de Sônia, no interior de Santa Catarina, virou negócio e conquista o mundo com a criatividade brasileira. O BRASIL QUE VAI ALÉM, Santa Catarina, . Disponível em: http://www.obrasilquevaialem.com.br/Post/DUDALINA-a-paixo-e-a-histria-de-SniaHess/1. Acesso em: 18 nov. 2018. ASSIS, R. H. A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho. Disponível em: http://www.convibra.org/2009/artigos/140_0.pdf. Acesso em: 29 out. 2018. BELEZA NATURAL. Beleza Natura: Uma Fábrica De Autoestima. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.belezanatural.com.br/institucional/sobre-nos. Acesso em: 11 dez. 2020. BARBOSA, A. A importância da busca de informações. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-busca-de-informacoes/70438/. Acesso em: 14 dez. 2020. COELHO, L. Mulheres e Desigualdades em Portugal: Conquistas, Obstáculos, Contradições e Ameaças. Portugal: CES, 2011. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/encontros/867_Mulheres%20em%20Portugal_conquistas,%20obst%E1culos%20e%20amea%E7as.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020. CUNHA, C. Direitos femininos: uma luta por igualdade e direitos civis. UOL, São Paulo, 2013. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/direitos-femininos-uma-luta-por-igualdade-e-direitos-civis.htm. Acesso em: 14 dez. 2020. Empreendedorismo feminino avança na última década. SEBRAE, São Paulo, 2012. Disponível em: https://sebrae-sp.jusbrasil.com.br/noticias/100511515/empreendedorismo-feminino-avanca-na-ultima-decada. Acesso em: 16 dez. 2020. ENDRES, V. As 10 características de um empreendedor de sucesso, segundo a ONU e SEBRAE. Digai, Santa Catarina, 2015. Disponível em: https://www.digai.com.br/2015/07/10-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso-segundo-onu-e-sebrae/. Acesso em: 14 dez. 2020. ESPÍNDOLA, R. Trilhas de aprendizagem: o guia completo para o seu negócio. Edools, Rio de Janeiro,2017 Disponível em: https://www.edools.com/trilhas-de-aprendizagem/ . Acesso em: . FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza: UEC, 2002. FERRARI, R. O Empoderamento da Mulher. Disponível em: http://www.fap.sc.gov.br/noticias/empoderamento.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. GLOBO. Camisaria Dudalina veste executivas brasileiras e não para de crescer. Globo, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/globonews/noticia/2012/06/camisaria-dudalina-nao-para-de-crescer-desde-que-entrou-no-mercado-feminino.html. Acesso em: 15 dez. 2020. HILSDORF, C. Carreira e sucesso. O que é competência. Artigo. Catho, Brasília,2012. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/o-que-e-competencia/. Acesso em: 15 dez. 2020. HEFFEL, C.; SILVA, V.; LONDERO, J. A construção da autonomia feminina: O empoderamento pelo capital social. XII Conages. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conages/2016/TRABALHO_EV053_MD1_SA8_ID1895_11052016133624.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. LEVY, G. 7 Mulheres empreendedoras que nos inspiram. Endeavor Brasil. São Paulo, 2015. Disponível em: https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/mulheres-empreendedoras/. Acesso em: 15 dez. 2020. MARCOLINO, R. D. Do pequeno comercio a grande indústria. Mundo do Marketing, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/cases/15014/dudalina-do-pequeno-comercio-a-grande-industria.html. Acesso em: 15 dez. 2020. MAGAZINE LUIZA S.A. Relatório Da Administração 2017. Magazine Luiza, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.valor.com.br/sites/default/files/upload_element/26-02_magazine_luiza_balanco_c.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. MERKER, Julia. GPTW: melhores de SC tem 9 de TI. Baguete,Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://www.baguete.com.br/noticias/14/11/2016/gptw-melhores-de-sc-tem-9-de-ti. Acesso em: 15 dez. 2020. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2005. OSÓRIO, J. Empreendedorismo feminino: momento e desafios das mulheres empreendedoras. Disponível em: https://www.mulheresempreendedoras.net.br/empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 15 dez. 2020. PÔNCIO, R. O empreendedor compete. Administradores.com, Paraíba, 2017. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-empreendedor-competente/105141/. Acesso em: 15 dez. 2020. Quem somos. Artigo. EMPRETEC SEBRAE, Minas Gerais, 2018. Disponível em: http://www.empretecsebraeminas.com.br. Acesso em: 15 dez. 2020. RODRIGUES, A. R. E. A mulher no mercado de trabalho e o princípio da não descriminação. Artigo. SEBRAE, 2012. Disponível em: http://www.mundosebrae.com.br/2008/09/oque-e-preciso-para-ser-um-empreendedor-de-sucesso. Acesso em: 05 nov 2015. SPADA, A. Persistência, uma das principais características de comportamento empreendedor. SFORWEB, São Paulo. Disponível em: https://blog.sforweb.com.br/cce-persistencia/. Acesso em: 15 dez. 2020. TAMEIRÃO, N. Empreendedorismo feminino: Negócios que transformam. Samba Tech, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/empreendedorismo-feminino/. Acesso em: 29 de outubro de 2018. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. p 41 a 43. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração
UDF
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração
UDF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311358872158208