O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1327 |
Resumo: | A educação física escolar deve proporcionar experiências aos alunos para o seu desenvolvimento integral. As aulas muitas vezes são reduzidas ao ensino de esportes tradicionais, o que limita o repertório de movimentos dos alunos. Dessa forma o presente estudo de revisão objetiva problematizar o atletismo no ambiente escolar e propor possibilidades pedagógicas para seu ensino. Nesta pesquisa propomos tratar o ensino do atletismo na escola, caracterizando-o pelo seu repertório de movimentos que são naturais ao ser humano, como correr, saltar e lançar, o que possibilita maior praticidade em sua aplicação pedagógica, porém essas possibilidades não são consideradas no ambiente educacional. Diante dos dados encontrados, sugerimos que esse esporte seja abordado de forma multidimensional no ambiente escolar contextualizando-o à visão de algumas correntes teóricas. Nessa perspectiva do esporte educacional, o atletismo pode, assim como deve ser trabalhado nas aulas de educação física como instrumento pedagógico de ensino e auxiliar na formação do aluno de forma global. |
id |
Católica_0797314d20c3802a616c9866fa4aeae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1327 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONALCiências SociaisEnsino. Atletismo. Educação física escolar.A educação física escolar deve proporcionar experiências aos alunos para o seu desenvolvimento integral. As aulas muitas vezes são reduzidas ao ensino de esportes tradicionais, o que limita o repertório de movimentos dos alunos. Dessa forma o presente estudo de revisão objetiva problematizar o atletismo no ambiente escolar e propor possibilidades pedagógicas para seu ensino. Nesta pesquisa propomos tratar o ensino do atletismo na escola, caracterizando-o pelo seu repertório de movimentos que são naturais ao ser humano, como correr, saltar e lançar, o que possibilita maior praticidade em sua aplicação pedagógica, porém essas possibilidades não são consideradas no ambiente educacional. Diante dos dados encontrados, sugerimos que esse esporte seja abordado de forma multidimensional no ambiente escolar contextualizando-o à visão de algumas correntes teóricas. Nessa perspectiva do esporte educacional, o atletismo pode, assim como deve ser trabalhado nas aulas de educação física como instrumento pedagógico de ensino e auxiliar na formação do aluno de forma global.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASousa, Leandro Araujo deBrito, Andreyson Calixto de2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/132710.25190/rec.v2i2.1327Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1327/1090/*ref*/BARBIERI, C. Educação pelo esporte: algumas considerações para a realização dos jogos do esporte educacional. Movimento, ano V, n. 11, 1999./*ref*/BRASIL. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010./*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1997. CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009./*ref*/COSTA, G.C. Competição sim e não: maneiras contrastantes de aplicá-las nas aulas de educação física. Cadernos de estudos e pesquisas, 2004. DARIDO, S.C. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2 ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011./*ref*/LOVISOLO, H. Mediação: esporte de rendimento e esporte da escola. Movimento, vol. VII, núm. 15, p. 107-117, 2001./*ref*/MARQUES, C. L. S.; IORA, J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 103-118, 2009./*ref*/MATTHIESEN, S. Q.; CARVALHO, J.; PRADO, S. R.; CEREGATTO, L. Atletismo para crianças e jovens: vivência e conhecimento. Motriz, Rio Claro, v. 14 n. 3, p. 354-360, 2008./*ref*/MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; SILVA, A. C. L. Atletismo na escola. Motriz, Rio Claro, v. 14 n. 1, p.96-104, 2008./*ref*/MOTA E SILVA, E. V.; DARIDO, S. C. O atletismo nos cursos de graduação em educação física. Motriz, Rio Claro, v. 17 n. 3, p. 525-532. 2011./*ref*/PICH, S. O atletismo como objeto de ensino da educação física escolar: primeiras aproximações. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, jan. 2011./*ref*/PINTO, C. A. S. Esporte educacional: uma possibilidade de restauração do esporte. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 17, n. 2, p. 115-122, 2009./*ref*/PRADO, V. M.; MATTHIESEN, S. Q. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 13 n. 2, p.120-127. 2007./*ref*/TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.461Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
title |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL Sousa, Leandro Araujo de Ciências Sociais Ensino. Atletismo. Educação física escolar. |
title_short |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
title_full |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
title_fullStr |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
title_sort |
O ATLETISMO NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
author |
Sousa, Leandro Araujo de |
author_facet |
Sousa, Leandro Araujo de Brito, Andreyson Calixto de |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Andreyson Calixto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Leandro Araujo de Brito, Andreyson Calixto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Ensino. Atletismo. Educação física escolar. |
topic |
Ciências Sociais Ensino. Atletismo. Educação física escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A educação física escolar deve proporcionar experiências aos alunos para o seu desenvolvimento integral. As aulas muitas vezes são reduzidas ao ensino de esportes tradicionais, o que limita o repertório de movimentos dos alunos. Dessa forma o presente estudo de revisão objetiva problematizar o atletismo no ambiente escolar e propor possibilidades pedagógicas para seu ensino. Nesta pesquisa propomos tratar o ensino do atletismo na escola, caracterizando-o pelo seu repertório de movimentos que são naturais ao ser humano, como correr, saltar e lançar, o que possibilita maior praticidade em sua aplicação pedagógica, porém essas possibilidades não são consideradas no ambiente educacional. Diante dos dados encontrados, sugerimos que esse esporte seja abordado de forma multidimensional no ambiente escolar contextualizando-o à visão de algumas correntes teóricas. Nessa perspectiva do esporte educacional, o atletismo pode, assim como deve ser trabalhado nas aulas de educação física como instrumento pedagógico de ensino e auxiliar na formação do aluno de forma global. |
description |
A educação física escolar deve proporcionar experiências aos alunos para o seu desenvolvimento integral. As aulas muitas vezes são reduzidas ao ensino de esportes tradicionais, o que limita o repertório de movimentos dos alunos. Dessa forma o presente estudo de revisão objetiva problematizar o atletismo no ambiente escolar e propor possibilidades pedagógicas para seu ensino. Nesta pesquisa propomos tratar o ensino do atletismo na escola, caracterizando-o pelo seu repertório de movimentos que são naturais ao ser humano, como correr, saltar e lançar, o que possibilita maior praticidade em sua aplicação pedagógica, porém essas possibilidades não são consideradas no ambiente educacional. Diante dos dados encontrados, sugerimos que esse esporte seja abordado de forma multidimensional no ambiente escolar contextualizando-o à visão de algumas correntes teóricas. Nessa perspectiva do esporte educacional, o atletismo pode, assim como deve ser trabalhado nas aulas de educação física como instrumento pedagógico de ensino e auxiliar na formação do aluno de forma global. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1327 10.25190/rec.v2i2.1327 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1327 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v2i2.1327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1327/1090 /*ref*/BARBIERI, C. Educação pelo esporte: algumas considerações para a realização dos jogos do esporte educacional. Movimento, ano V, n. 11, 1999. /*ref*/BRASIL. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. /*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1997. CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009. /*ref*/COSTA, G.C. Competição sim e não: maneiras contrastantes de aplicá-las nas aulas de educação física. Cadernos de estudos e pesquisas, 2004. DARIDO, S.C. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2 ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011. /*ref*/LOVISOLO, H. Mediação: esporte de rendimento e esporte da escola. Movimento, vol. VII, núm. 15, p. 107-117, 2001. /*ref*/MARQUES, C. L. S.; IORA, J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 103-118, 2009. /*ref*/MATTHIESEN, S. Q.; CARVALHO, J.; PRADO, S. R.; CEREGATTO, L. Atletismo para crianças e jovens: vivência e conhecimento. Motriz, Rio Claro, v. 14 n. 3, p. 354-360, 2008. /*ref*/MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; SILVA, A. C. L. Atletismo na escola. Motriz, Rio Claro, v. 14 n. 1, p.96-104, 2008. /*ref*/MOTA E SILVA, E. V.; DARIDO, S. C. O atletismo nos cursos de graduação em educação física. Motriz, Rio Claro, v. 17 n. 3, p. 525-532. 2011. /*ref*/PICH, S. O atletismo como objeto de ensino da educação física escolar: primeiras aproximações. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, jan. 2011. /*ref*/PINTO, C. A. S. Esporte educacional: uma possibilidade de restauração do esporte. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 17, n. 2, p. 115-122, 2009. /*ref*/PRADO, V. M.; MATTHIESEN, S. Q. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 13 n. 2, p.120-127. 2007. /*ref*/TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 2, n. 2 (2013): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v2i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948717053640704 |