A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marilena Soares Matos dos; Universidade Virtual de Roraima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pequeno, Alice Maria Correia; Escola de Saúde Pública do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2196
Resumo: O presente artigo é o resultado de uma pesquisa sobre a formação continuada ofertada aos professores do Ensino Fundamental nas escolas do município de Boa Vista – Roraima. Trata-se de uma pesquisa-ação, haja vista que existe um vínculo cooperativo entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. O processo de investigação iniciou-se a partir da revisão bibliográfica, e pesquisa de campo e descritiva, através entrevista com questões semiestruturadas, suas experiências e o como essas práticas são impactadas pelos estudos, e formações que ocorrem nas reuniões pedagógicas de retorno, conforme estabelece a Lei Federal nº. 11.738, de 16 de julho de 2008. Neste contexto, foi possível perceber que existe ainda muito a avançar quando se trata de formação em serviço, transformando os retornos de simples repasse de informações para mais um espaço de enriquecimento e reflexões acerca da prática docente.
id Católica_136389dda01fe9ae4554573cbe67c297
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2196
network_acronym_str Católica
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.Formação Continuada. Reuniões Pedagógicas. Ensino Fundamental I.O presente artigo é o resultado de uma pesquisa sobre a formação continuada ofertada aos professores do Ensino Fundamental nas escolas do município de Boa Vista – Roraima. Trata-se de uma pesquisa-ação, haja vista que existe um vínculo cooperativo entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. O processo de investigação iniciou-se a partir da revisão bibliográfica, e pesquisa de campo e descritiva, através entrevista com questões semiestruturadas, suas experiências e o como essas práticas são impactadas pelos estudos, e formações que ocorrem nas reuniões pedagógicas de retorno, conforme estabelece a Lei Federal nº. 11.738, de 16 de julho de 2008. Neste contexto, foi possível perceber que existe ainda muito a avançar quando se trata de formação em serviço, transformando os retornos de simples repasse de informações para mais um espaço de enriquecimento e reflexões acerca da prática docente.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASantos, Marilena Soares Matos dos; Universidade Virtual de RoraimaPequeno, Alice Maria Correia; Escola de Saúde Pública do Ceará2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/219610.25190/rec.v7i1.2196Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 6-132357-848310.25190/rec.v7i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2196/pdf/*ref*/AGUIAR, M. da C. C. de. Implicações da formação continuada para a construção da identidade profissional. 29ª Reunião da ANPEd, 2006./*ref*/BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 04 abr. 2018./*ref*/BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996./*ref*/______. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer n. 7, de 4 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jul. 2010./*ref*/______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 04 abr. 2018./*ref*/______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de agosto de 1971./*ref*/DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Ed. Atlas, 1995./*ref*/FERREIRA JR., A.; BITTAR, M. A Ditadura Militar e a Proletarização dos Professores. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 97, p. 1159-1179, set./dez. 2006./*ref*/FREIRE, M. A Formação Permanente. In: FREIRE, P. Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991./*ref*/GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 2008./*ref*/GONÇALVES, E. P. Conversando sobre iniciação a pesquisa científica. 3. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora Alternativa, 2004./*ref*/MINAYO, M. C. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, São Paulo: Ed. Abrasco, 1996./*ref*/OLIVEIRA, D. A. A Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente. In: SOUZA, J. V. A. de (Org.). Formação de professores para a educação básica: 10 anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2008./*ref*/ROSA, M. I. de F. P. dos S.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003./*ref*/SANMARTÍ, N. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009. SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul./set. 2010./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012./*ref*/VIEIRA, Alessandra Bandeira et al. FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Revista Expressão Católica, [s.l.], v. 5, n. 1, p.135-140, 30 ago. 2017. Expressao Catolica. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v5i1.1479.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:21.609Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
title A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
Santos, Marilena Soares Matos dos; Universidade Virtual de Roraima
Formação Continuada. Reuniões Pedagógicas. Ensino Fundamental I.
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NOS RETORNOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM BOA VISTA - RR.
author Santos, Marilena Soares Matos dos; Universidade Virtual de Roraima
author_facet Santos, Marilena Soares Matos dos; Universidade Virtual de Roraima
Pequeno, Alice Maria Correia; Escola de Saúde Pública do Ceará
author_role author
author2 Pequeno, Alice Maria Correia; Escola de Saúde Pública do Ceará
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marilena Soares Matos dos; Universidade Virtual de Roraima
Pequeno, Alice Maria Correia; Escola de Saúde Pública do Ceará
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Reuniões Pedagógicas. Ensino Fundamental I.
topic Formação Continuada. Reuniões Pedagógicas. Ensino Fundamental I.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo é o resultado de uma pesquisa sobre a formação continuada ofertada aos professores do Ensino Fundamental nas escolas do município de Boa Vista – Roraima. Trata-se de uma pesquisa-ação, haja vista que existe um vínculo cooperativo entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. O processo de investigação iniciou-se a partir da revisão bibliográfica, e pesquisa de campo e descritiva, através entrevista com questões semiestruturadas, suas experiências e o como essas práticas são impactadas pelos estudos, e formações que ocorrem nas reuniões pedagógicas de retorno, conforme estabelece a Lei Federal nº. 11.738, de 16 de julho de 2008. Neste contexto, foi possível perceber que existe ainda muito a avançar quando se trata de formação em serviço, transformando os retornos de simples repasse de informações para mais um espaço de enriquecimento e reflexões acerca da prática docente.
description O presente artigo é o resultado de uma pesquisa sobre a formação continuada ofertada aos professores do Ensino Fundamental nas escolas do município de Boa Vista – Roraima. Trata-se de uma pesquisa-ação, haja vista que existe um vínculo cooperativo entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. O processo de investigação iniciou-se a partir da revisão bibliográfica, e pesquisa de campo e descritiva, através entrevista com questões semiestruturadas, suas experiências e o como essas práticas são impactadas pelos estudos, e formações que ocorrem nas reuniões pedagógicas de retorno, conforme estabelece a Lei Federal nº. 11.738, de 16 de julho de 2008. Neste contexto, foi possível perceber que existe ainda muito a avançar quando se trata de formação em serviço, transformando os retornos de simples repasse de informações para mais um espaço de enriquecimento e reflexões acerca da prática docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2196
10.25190/rec.v7i1.2196
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2196
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i1.2196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2196/pdf
/*ref*/AGUIAR, M. da C. C. de. Implicações da formação continuada para a construção da identidade profissional. 29ª Reunião da ANPEd, 2006.
/*ref*/BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 04 abr. 2018.
/*ref*/BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
/*ref*/______. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer n. 7, de 4 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jul. 2010.
/*ref*/______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 04 abr. 2018.
/*ref*/______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de agosto de 1971.
/*ref*/DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Ed. Atlas, 1995.
/*ref*/FERREIRA JR., A.; BITTAR, M. A Ditadura Militar e a Proletarização dos Professores. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 97, p. 1159-1179, set./dez. 2006.
/*ref*/FREIRE, M. A Formação Permanente. In: FREIRE, P. Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
/*ref*/GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 2008.
/*ref*/GONÇALVES, E. P. Conversando sobre iniciação a pesquisa científica. 3. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
/*ref*/IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora Alternativa, 2004.
/*ref*/MINAYO, M. C. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, São Paulo: Ed. Abrasco, 1996.
/*ref*/OLIVEIRA, D. A. A Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente. In: SOUZA, J. V. A. de (Org.). Formação de professores para a educação básica: 10 anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
/*ref*/ROSA, M. I. de F. P. dos S.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003.
/*ref*/SANMARTÍ, N. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009. SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul./set. 2010.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
/*ref*/VIEIRA, Alessandra Bandeira et al. FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Revista Expressão Católica, [s.l.], v. 5, n. 1, p.135-140, 30 ago. 2017. Expressao Catolica. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v5i1.1479.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 1 (2018): Revista Expressão Católica; 6-13
2357-8483
10.25190/rec.v7i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1665948716552421376