A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112 |
Resumo: | ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a formação continuada em serviço de professores da educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua efetivação. O estudo mostra a necessidade de vincular os processos formativos em serviço ao projeto político-pedagógico da unidade escolar, que deve ser o eixo norteador dos tempos e espaços destinados à reflexão e aprimoramento das práticas educativas e dos projetos didáticos da unidade escolar. O texto ressalta a possibilidade de viabilizar a formação no contexto escolar por meio de encontros individuais e de reuniões pedagógicas, que devem ser pensados, organizados e referendados por todos os envolvidos no processo, o que legitima a formação e a consolida como um projeto coletivo.Palavras-chave: Coordenação pedagógica ; Formação continuada;Reuniões pedagógicas.Coordinating education and continuing education in service Abstract This article aims to discuss the continuing education in service of teachers of basic education and the role of coordinator in their teaching effectiveness. The study shows the need of linking the formative processes in service to the political-pedagogical project of the school unit, to be guided by the time and space for reflection and improvement of educational practices and educational projects of the school unit. The text emphasizes the possibility of making the training in the school context through individual and educational meetings, which must be designed, organized and endorsed by all involved in the process, which legitimizes the formation and consolidation as a collective project.Key words: Coordinating education; Continuing education;Pedagogical meetings. |
id |
UNICID_551932f3e996e2fa28dcdb28487133f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/112 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviçoCoordenação pedagógicaFormação continuadaReuniões pedagógicasResumoEste artigo tem como objetivo discutir a formação continuada em serviço de professores da educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua efetivação. O estudo mostra a necessidade de vincular os processos formativos em serviço ao projeto político-pedagógico da unidade escolar, que deve ser o eixo norteador dos tempos e espaços destinados à reflexão e aprimoramento das práticas educativas e dos projetos didáticos da unidade escolar. O texto ressalta a possibilidade de viabilizar a formação no contexto escolar por meio de encontros individuais e de reuniões pedagógicas, que devem ser pensados, organizados e referendados por todos os envolvidos no processo, o que legitima a formação e a consolida como um projeto coletivo.Palavras-chave: Coordenação pedagógica ; Formação continuada;Reuniões pedagógicas.Coordinating education and continuing education in service Abstract This article aims to discuss the continuing education in service of teachers of basic education and the role of coordinator in their teaching effectiveness. The study shows the need of linking the formative processes in service to the political-pedagogical project of the school unit, to be guided by the time and space for reflection and improvement of educational practices and educational projects of the school unit. The text emphasizes the possibility of making the training in the school context through individual and educational meetings, which must be designed, organized and endorsed by all involved in the process, which legitimizes the formation and consolidation as a collective project.Key words: Coordinating education; Continuing education;Pedagogical meetings.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/11210.26843/v5.n2.2012.112.p195 - 211Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 2 (2012): Jul/ Dez 2012; 195 - 2111982-863210.26843/ae.v5.n2.2012reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112/380Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Francisco Carlos2018-07-03T09:04:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/112Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T09:04:43Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
title |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
spellingShingle |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço Franco, Francisco Carlos Coordenação pedagógica Formação continuada Reuniões pedagógicas |
title_short |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
title_full |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
title_fullStr |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
title_full_unstemmed |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
title_sort |
A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço |
author |
Franco, Francisco Carlos |
author_facet |
Franco, Francisco Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Francisco Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica Formação continuada Reuniões pedagógicas |
topic |
Coordenação pedagógica Formação continuada Reuniões pedagógicas |
description |
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a formação continuada em serviço de professores da educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua efetivação. O estudo mostra a necessidade de vincular os processos formativos em serviço ao projeto político-pedagógico da unidade escolar, que deve ser o eixo norteador dos tempos e espaços destinados à reflexão e aprimoramento das práticas educativas e dos projetos didáticos da unidade escolar. O texto ressalta a possibilidade de viabilizar a formação no contexto escolar por meio de encontros individuais e de reuniões pedagógicas, que devem ser pensados, organizados e referendados por todos os envolvidos no processo, o que legitima a formação e a consolida como um projeto coletivo.Palavras-chave: Coordenação pedagógica ; Formação continuada;Reuniões pedagógicas.Coordinating education and continuing education in service Abstract This article aims to discuss the continuing education in service of teachers of basic education and the role of coordinator in their teaching effectiveness. The study shows the need of linking the formative processes in service to the political-pedagogical project of the school unit, to be guided by the time and space for reflection and improvement of educational practices and educational projects of the school unit. The text emphasizes the possibility of making the training in the school context through individual and educational meetings, which must be designed, organized and endorsed by all involved in the process, which legitimizes the formation and consolidation as a collective project.Key words: Coordinating education; Continuing education;Pedagogical meetings. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112 10.26843/v5.n2.2012.112.p195 - 211 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112 |
identifier_str_mv |
10.26843/v5.n2.2012.112.p195 - 211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112/380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Franco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Franco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 2 (2012): Jul/ Dez 2012; 195 - 211 1982-8632 10.26843/ae.v5.n2.2012 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141479006208 |