A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Francisco Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112
Resumo: ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a formação continuada em serviço de professores da educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua efetivação. O estudo mostra a necessidade de vincular os processos formativos em serviço ao projeto político-pedagógico da unidade escolar, que deve ser o eixo norteador dos tempos e espaços destinados à reflexão e aprimoramento das práticas educativas e dos projetos didáticos da unidade escolar. O texto ressalta a possibilidade de viabilizar a formação no contexto escolar por meio de encontros individuais e de reuniões pedagógicas, que devem ser pensados, organizados e referendados por todos os envolvidos no processo, o que legitima a formação e a consolida como um projeto coletivo.Palavras-chave: Coordenação pedagógica ; Formação continuada;Reuniões pedagógicas.Coordinating education and continuing education in service Abstract This article aims to discuss the continuing education in service of teachers of basic education and the role of coordinator in their teaching effectiveness. The study shows the need of linking the formative processes in service to the political-pedagogical project of the school unit, to be guided by the time and space for reflection and improvement of educational practices and educational projects of the school unit. The text emphasizes the possibility of making the training in the school context through individual and educational meetings, which must be designed, organized and endorsed by all involved in the process, which legitimizes the formation and consolidation as a collective project.Key words: Coordinating education; Continuing education;Pedagogical meetings.
id UNICID_551932f3e996e2fa28dcdb28487133f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/112
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviçoCoordenação pedagógicaFormação continuadaReuniões pedagógicasResumoEste artigo tem como objetivo discutir a formação continuada em serviço de professores da educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua efetivação. O estudo mostra a necessidade de vincular os processos formativos em serviço ao projeto político-pedagógico da unidade escolar, que deve ser o eixo norteador dos tempos e espaços destinados à reflexão e aprimoramento das práticas educativas e dos projetos didáticos da unidade escolar. O texto ressalta a possibilidade de viabilizar a formação no contexto escolar por meio de encontros individuais e de reuniões pedagógicas, que devem ser pensados, organizados e referendados por todos os envolvidos no processo, o que legitima a formação e a consolida como um projeto coletivo.Palavras-chave: Coordenação pedagógica ; Formação continuada;Reuniões pedagógicas.Coordinating education and continuing education in service Abstract This article aims to discuss the continuing education in service of teachers of basic education and the role of coordinator in their teaching effectiveness. The study shows the need of linking the formative processes in service to the political-pedagogical project of the school unit, to be guided by the time and space for reflection and improvement of educational practices and educational projects of the school unit. The text emphasizes the possibility of making the training in the school context through individual and educational meetings, which must be designed, organized and endorsed by all involved in the process, which legitimizes the formation and consolidation as a collective project.Key words: Coordinating education; Continuing education;Pedagogical meetings.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/11210.26843/v5.n2.2012.112.p195 - 211Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 2 (2012): Jul/ Dez 2012; 195 - 2111982-863210.26843/ae.v5.n2.2012reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112/380Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Francisco Carlos2018-07-03T09:04:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/112Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T09:04:43Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
title A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
spellingShingle A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
Franco, Francisco Carlos
Coordenação pedagógica
Formação continuada
Reuniões pedagógicas
title_short A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
title_full A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
title_fullStr A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
title_sort A coordenação pedagógica e a formaçâo continuada em serviço
author Franco, Francisco Carlos
author_facet Franco, Francisco Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Francisco Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Formação continuada
Reuniões pedagógicas
topic Coordenação pedagógica
Formação continuada
Reuniões pedagógicas
description ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a formação continuada em serviço de professores da educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua efetivação. O estudo mostra a necessidade de vincular os processos formativos em serviço ao projeto político-pedagógico da unidade escolar, que deve ser o eixo norteador dos tempos e espaços destinados à reflexão e aprimoramento das práticas educativas e dos projetos didáticos da unidade escolar. O texto ressalta a possibilidade de viabilizar a formação no contexto escolar por meio de encontros individuais e de reuniões pedagógicas, que devem ser pensados, organizados e referendados por todos os envolvidos no processo, o que legitima a formação e a consolida como um projeto coletivo.Palavras-chave: Coordenação pedagógica ; Formação continuada;Reuniões pedagógicas.Coordinating education and continuing education in service Abstract This article aims to discuss the continuing education in service of teachers of basic education and the role of coordinator in their teaching effectiveness. The study shows the need of linking the formative processes in service to the political-pedagogical project of the school unit, to be guided by the time and space for reflection and improvement of educational practices and educational projects of the school unit. The text emphasizes the possibility of making the training in the school context through individual and educational meetings, which must be designed, organized and endorsed by all involved in the process, which legitimizes the formation and consolidation as a collective project.Key words: Coordinating education; Continuing education;Pedagogical meetings.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112
10.26843/v5.n2.2012.112.p195 - 211
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112
identifier_str_mv 10.26843/v5.n2.2012.112.p195 - 211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/112/380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Franco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Franco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 2 (2012): Jul/ Dez 2012; 195 - 211
1982-8632
10.26843/ae.v5.n2.2012
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141479006208