A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS SOB ÓTICA DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE PIERRE BOURDIEU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germinatti, Fernando Tadeu; Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), Pós graduado em Sociologia e ensino de sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR ) , Pós graduado em História Social pela Universidade Cândido Mendes( UCAM) e Graduando em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Tatiane Pereira de; Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Rio Preto ( UNIRP), graduação em Gestão Educacional pela mesma Universidade, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCAR) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP), Carneiro, Cleide; Universidade Estadual do Ceará - UECE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2117
Resumo: A educação no século XXI apresenta-se como um tema de muitos debates entre educadores, sociólogos, jornalistas e pedagogos, as discussões efetuam-se principalmente no que concerne a preocupação de “ajustar” a educação aos dias atuais, tendo em vista a problemática da evasão escolar e da desigualdade do ensino ofertado de acordo com a posição social do jovem. Este artigo utiliza o método de pesquisa qualitativo, tendo como base a pesquisa e análise teórica da violência simbólica, conforme o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o estudo busca compreender de que forma a evasão escolar e a desigualdade educacional se apresentam no Brasil.
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spelling A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS SOB ÓTICA DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE PIERRE BOURDIEUEducação. Desigualdades Educacionais. Sociedade.A educação no século XXI apresenta-se como um tema de muitos debates entre educadores, sociólogos, jornalistas e pedagogos, as discussões efetuam-se principalmente no que concerne a preocupação de “ajustar” a educação aos dias atuais, tendo em vista a problemática da evasão escolar e da desigualdade do ensino ofertado de acordo com a posição social do jovem. Este artigo utiliza o método de pesquisa qualitativo, tendo como base a pesquisa e análise teórica da violência simbólica, conforme o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o estudo busca compreender de que forma a evasão escolar e a desigualdade educacional se apresentam no Brasil.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAGerminatti, Fernando Tadeu; Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), Pós graduado em Sociologia e ensino de sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR ) , Pós graduado em História Social pela Universidade Cândido Mendes( UCAM) e Graduando em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER)Souza, Tatiane Pereira de; Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Rio Preto ( UNIRP), graduação em Gestão Educacional pela mesma Universidade, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCAR) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP)Carneiro, Cleide; Universidade Estadual do Ceará - UECE2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/211710.25190/rec.v6i1.2117Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 3-102357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2117/pdf/*ref*/BAGGI, C. 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Germinatti, Fernando Tadeu; Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), Pós graduado em Sociologia e ensino de sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR ) , Pós graduado em História Social pela Universidade Cândido Mendes( UCAM) e Graduando em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER)
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Souza, Tatiane Pereira de; Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Rio Preto ( UNIRP), graduação em Gestão Educacional pela mesma Universidade, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCAR) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP)
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Souza, Tatiane Pereira de; Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Rio Preto ( UNIRP), graduação em Gestão Educacional pela mesma Universidade, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCAR) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP)
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