ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Auriseu; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maia, Mérsia Nogueira, Farias, Moisés Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1417
Resumo: A acessibilidade é um importante mecanismo para promover a inclusão de portadores de necessidades especiais, o que torna uma temática relevante para discussão nos dias atuais. Neste estudo, a ênfase será no ambiente escolar, um espaço fundamental para a formação dos alunos e que deve estar preparado para acolher a todos, inclusive aos que possuem alguma limitação. Neste ambiente facilmente observam-se obstáculos que dificultam a utilização adequada dos diversos espaços existentes. Para isso, é fundamental a adaptação desse edifício e seus equipamentos a fim de proporcionar maior autonomia e independência além de melhorar o bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Inicialmente, com a realização do estudo bibliográfico, objetiva-se analisar, de forma mais abrangente, esses obstáculos arquitetônicos. Posteriormente, pretende-se dar ênfase no âmbito escolar, observando a questão da acessibilidade e a sua influência para a inclusão social dessas pessoas, em uma instituição de ensino do município de Solonópole. Por fim, pretende-se enumerar as principais normas que devem ser aplicadas a fim de trazer melhorias e analisar o cumprimento dessa legislação nessa instituição pesquisada.
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description A acessibilidade é um importante mecanismo para promover a inclusão de portadores de necessidades especiais, o que torna uma temática relevante para discussão nos dias atuais. Neste estudo, a ênfase será no ambiente escolar, um espaço fundamental para a formação dos alunos e que deve estar preparado para acolher a todos, inclusive aos que possuem alguma limitação. Neste ambiente facilmente observam-se obstáculos que dificultam a utilização adequada dos diversos espaços existentes. Para isso, é fundamental a adaptação desse edifício e seus equipamentos a fim de proporcionar maior autonomia e independência além de melhorar o bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Inicialmente, com a realização do estudo bibliográfico, objetiva-se analisar, de forma mais abrangente, esses obstáculos arquitetônicos. Posteriormente, pretende-se dar ênfase no âmbito escolar, observando a questão da acessibilidade e a sua influência para a inclusão social dessas pessoas, em uma instituição de ensino do município de Solonópole. Por fim, pretende-se enumerar as principais normas que devem ser aplicadas a fim de trazer melhorias e analisar o cumprimento dessa legislação nessa instituição pesquisada.
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