ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1417 |
Resumo: | A acessibilidade é um importante mecanismo para promover a inclusão de portadores de necessidades especiais, o que torna uma temática relevante para discussão nos dias atuais. Neste estudo, a ênfase será no ambiente escolar, um espaço fundamental para a formação dos alunos e que deve estar preparado para acolher a todos, inclusive aos que possuem alguma limitação. Neste ambiente facilmente observam-se obstáculos que dificultam a utilização adequada dos diversos espaços existentes. Para isso, é fundamental a adaptação desse edifício e seus equipamentos a fim de proporcionar maior autonomia e independência além de melhorar o bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Inicialmente, com a realização do estudo bibliográfico, objetiva-se analisar, de forma mais abrangente, esses obstáculos arquitetônicos. Posteriormente, pretende-se dar ênfase no âmbito escolar, observando a questão da acessibilidade e a sua influência para a inclusão social dessas pessoas, em uma instituição de ensino do município de Solonópole. Por fim, pretende-se enumerar as principais normas que devem ser aplicadas a fim de trazer melhorias e analisar o cumprimento dessa legislação nessa instituição pesquisada. |
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ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIALCiências SociaisAcessibilidade. Barreiras arquitetônicas. Inclusão social. Deficientes. Escola.A acessibilidade é um importante mecanismo para promover a inclusão de portadores de necessidades especiais, o que torna uma temática relevante para discussão nos dias atuais. Neste estudo, a ênfase será no ambiente escolar, um espaço fundamental para a formação dos alunos e que deve estar preparado para acolher a todos, inclusive aos que possuem alguma limitação. Neste ambiente facilmente observam-se obstáculos que dificultam a utilização adequada dos diversos espaços existentes. Para isso, é fundamental a adaptação desse edifício e seus equipamentos a fim de proporcionar maior autonomia e independência além de melhorar o bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Inicialmente, com a realização do estudo bibliográfico, objetiva-se analisar, de forma mais abrangente, esses obstáculos arquitetônicos. Posteriormente, pretende-se dar ênfase no âmbito escolar, observando a questão da acessibilidade e a sua influência para a inclusão social dessas pessoas, em uma instituição de ensino do município de Solonópole. Por fim, pretende-se enumerar as principais normas que devem ser aplicadas a fim de trazer melhorias e analisar o cumprimento dessa legislação nessa instituição pesquisada.Núcleo de Publicação UNICATÓLICANogueira, Auriseu; Centro Universitário Católica de QuixadáMaia, Mérsia NogueiraFarias, Moisés Rocha2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/141710.25190/rec.v4i2.1417Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1417/1150/*ref*/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. 2004.Segunda edição. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/CORDE/dpdh/corde/ABNT/NBR90503. 1052004.pdf>. Acesso: 05 Abr. 2015./*ref*/BRASIL. Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853/89, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1999./*ref*/BRASIL. Lei n.º 10.098 de 23 de março de 1994. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1994./*ref*/BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1989./*ref*/FIEGENBAUM, Joseane. Acessibilidade no contexto escolar: tornando a inclusão possível. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br_bitstream_handle_10183_33297_000726075>. Acesso em: 02 Abr. 2015./*ref*/MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200008>. Acesso em: 02 Abr. 2015./*ref*/MORAES, Marina Grava de. Acessibilidade e inclusão social em escolas. Bauru, 2007. Disponível em: <http://www.fc.unesp.br_upload_pedagogia_TCC>. Acesso em: 24 Fev. 2015./*ref*/NONATO, Domingos do Nascimento. Acessibilidade arquitetônica como direito humano das pessoas com deficiência. 2011. Disponível em: http://www.cesrei.com.br/ojs/index.php/orbis/article/view/69/69 acesso em: 02 Abr. 2015./*ref*/RIBEIRO, Solange Lucas. Acessibilidade para a inclusão na escola: princípios e práticas. Feira de Santana, 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br:8081/sitientibus/pdf/44/C_evaz_Sitientibus_alvaro_artigos4.pdf>. Acesso em 02 Abr. 2015.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:21.978Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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A acessibilidade é um importante mecanismo para promover a inclusão de portadores de necessidades especiais, o que torna uma temática relevante para discussão nos dias atuais. Neste estudo, a ênfase será no ambiente escolar, um espaço fundamental para a formação dos alunos e que deve estar preparado para acolher a todos, inclusive aos que possuem alguma limitação. Neste ambiente facilmente observam-se obstáculos que dificultam a utilização adequada dos diversos espaços existentes. Para isso, é fundamental a adaptação desse edifício e seus equipamentos a fim de proporcionar maior autonomia e independência além de melhorar o bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Inicialmente, com a realização do estudo bibliográfico, objetiva-se analisar, de forma mais abrangente, esses obstáculos arquitetônicos. Posteriormente, pretende-se dar ênfase no âmbito escolar, observando a questão da acessibilidade e a sua influência para a inclusão social dessas pessoas, em uma instituição de ensino do município de Solonópole. Por fim, pretende-se enumerar as principais normas que devem ser aplicadas a fim de trazer melhorias e analisar o cumprimento dessa legislação nessa instituição pesquisada. |
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A acessibilidade é um importante mecanismo para promover a inclusão de portadores de necessidades especiais, o que torna uma temática relevante para discussão nos dias atuais. Neste estudo, a ênfase será no ambiente escolar, um espaço fundamental para a formação dos alunos e que deve estar preparado para acolher a todos, inclusive aos que possuem alguma limitação. Neste ambiente facilmente observam-se obstáculos que dificultam a utilização adequada dos diversos espaços existentes. Para isso, é fundamental a adaptação desse edifício e seus equipamentos a fim de proporcionar maior autonomia e independência além de melhorar o bem-estar dos portadores de necessidades especiais. Inicialmente, com a realização do estudo bibliográfico, objetiva-se analisar, de forma mais abrangente, esses obstáculos arquitetônicos. Posteriormente, pretende-se dar ênfase no âmbito escolar, observando a questão da acessibilidade e a sua influência para a inclusão social dessas pessoas, em uma instituição de ensino do município de Solonópole. Por fim, pretende-se enumerar as principais normas que devem ser aplicadas a fim de trazer melhorias e analisar o cumprimento dessa legislação nessa instituição pesquisada. |
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