ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de Quixadá, Belmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070
Resumo: Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria.
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A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. 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