ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070 |
Resumo: | Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria. |
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ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAISCiências HumanasPsicologia. Redes Sociais. Publicidade.Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de QuixadáOliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de QuixadáBelmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/207010.25190/rec.v6i2.2070Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 40-462357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2070/176http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2070/192/*ref*/ALVES, G. 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Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria. |
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